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TOP 5 VÍDEOS COM O CHINA DO IBMM

Para comemorar o Dia do Professor, separamos 5 vídeos do grande mestre e parceiro, Rogério Otani, o China. Venha conferir!

Hoje, dia 15 de Outubro, é comemorado o Dia dos Professores no Brasil.

A data está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinada por D. Pedro I. No qual, ficava estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar, as famosas “Escolas de Primeiras Letras”, como eram conhecidas na época.

Mas, a comemoração da data só começou 120 anos depois, em 1947 com a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor", que foi transformada no projeto de Lei Estadual nº 174.

Para parabenizar o grande professor e parceiro Rogério Otani, o famoso China do IBMM, separamos 5 vídeos para você assistir e aprender tudo sobre motocicletas, através da didática clara e de fácil entendimento do China.

1) O mais recente



2) O mais assistido



3) Um dos mais comentados



4) Um dos com mais "likes"



5) Um dos primeiros vídeos- China IBMM e MOTO.com.br



Parabéns a todos os professores que transmitem o seu conhecimento e dedicam a vida para construir um mundo melhor.

BMW F 750 GS 40 ANOS! UMA OPÇÃO LEGAL?

Está pensando em comprar uma GS mas está em dúvida sobre qual modelo? 750 ou 850? Esse texto pode te ajudar!

BMW F750 GS 40 anos

A linha GS da alemã BMW completou 40 anos e, em Abril deste ano de 2021 foi feito o lançamento desses modelos comemorativos.

Na matéria de agora, falaremos da moto especificamente, pois ela gera curiosidade por alguns detalhes.

PORQUE ESCOLHER UMA BMW 750 GS E NÃO UMA 850 GS?
A BMW F 750 GS tem uma apelo mais “comportado”. O objetivo dessa moto, apesar de receber um GS, é voltado mais para um uso on road mas… com o DNA off road. Por exemplo:

"Gosto da marca, gosto do modelo, mas não tenho intenções de ir para as estradas de terra."

"Quero uma moto com um apelo off road para enfrentar o “off road urbano”, que são as valetas, ruas esburacadas, asfalto de péssima qualidade, alagamentos, não preciso de um motorzão mais nervoso para esse uso."

"Procuro uma moto que tenha uma suspensão boa para poupar minha coluna, não seja tão alta a ponto de me deixar inseguro, com um visual mais aventureiro, boa tecnologia e que percorra o trânsito com mais facilidade."

"E tem mais, se tiver uma viagem nos meus planos posso me programar tranquilamente para usá-la, pois sei que me atenderá tranquilamente. Mesmo querendo ou precisando pegar um terrinha, sei que tenho a segurança e ciclística de uma GS para chegar a uma cachoeira e também ao local para fotografar uma bela paisagem, enfim, basicamente isso.

Uma outra ótica seria: "Quero ir para as estradas de terra mas não tenho experiência, vou começar com a 750, pois me sinto mais seguro."

- Ela tem quantos modos de pilotagem?

Ela vem com dois modo de pilotagem, ROAD e RAIN, e só! Mais uma característica da proposta da moto mais urbana e estrada.

- Se eu for viajar, ela vai tranquilamente?

Sim, te leva tranquilamente onde quiser ir, mas se for fazer viagens longas, talvez seja uma boa idéia colocar uma bolha mais alta, irá te proporcionar mais conforto na estrada. Mas, por outro lado, na cidade e no off road, a bolha não tem serventia nenhuma, e todo vento é bem vindo nesse pais onde chagamos a 40 graus, portanto acho que a bolha foi acertada para a proposta da moto, desvia o vento na medida certa e não incomoda nas velocidades permitidas.

Enquanto testava peguei estrada e alguns minutos de chuva, nessa hora o pensamento é natural que, se tivesse uma bolha maior ajudaria mas, para isso existem roupas de chuva. Quanto ao vento, particularmente até os 110/120, não me incomodou, até porque estava calor e o vento era super bem vindo. Se fosse andar acima dessa velocidade, ou tivesse uma viagem longa eu simplesmente trocaria a bolha e estaria tudo resolvido. Simples assim.

Escuto muita gente dizer que chegou cansado de viagem e culpar a bolha pequena ou na falta dela, mas, andar a 140, 150km/h constantemente exige mais do condutor mesmo.

Esse motor permite velocidades cruzeiro tranquilas e, se precisar de mais , ele tem para oferecer, afinal é uma 750, não estamos falando de moto pequena. Portanto, pare de “viajar" e comece a viajar!

A F 750 GS é uma evolução da F 700 GS, que foi lançada em 2008, ou seja, ela já tem uma história de apaixonados pelo modelo por vários motivos. Custo menor, mais baixa, mais fácil de pilotar no dia a dia e por aí vai.

Outro ponto que gera curiosidade é sobre o motor, que é o mesmo bi-cilíndrico usado na 850 com algumas alterações na eletrônica que a deixa mais “tranquila" quanto a irmã mais aventureira. Ela vem com 77 cv a 7500 rpm, mais que suficiente para o uso que descrevemos acima.

Os faróis foram testados a noite e com chuva, atendem bem no quesito amplitude e são fortes, na medida! As setas desligando sozinhas após alguns segundos também ajudam e, o aquecimento de manoplas… esse poderia ser dispensado… muito conforto para minha pessoa.

O painel é um capítulo a parte, ops, um livro a parte! Isso não é negativo, pelo contrário, são tantas informações e comandos que demora para entender, as vezes até, devolvemos a motos sem entender alguma coisa. E não é uma característica da BMW não, são a maioria! Nós que cada dia estamos com uma moto diferente, chega a dar curto circuito no Tico e Teco! Mas, é questão de tempo para adaptar. Mas o reset do odômetro parcial…que saudades do botãozinho no painel que apertava, segurava 3 segundos e puft! 0km! Mas, a tecnologia chegou para ficar, então vamos nos adaptando também!

A falta do cavalete pode ser sentida para alguns mais ativos na manutenção, mas, no período de teste não fez falta, até porque, essas motos não param sujas na mão da maioria dos proprietários, sempre estão limpinhas e lubrificadas. Em viagem um bom spray lubrificante resolve.

O que leva essa moto são pneus mais on road sem câmaras e rodas de liga leve 19” na dianteira e 17” na traseira e com indicação de pressão dos pneus no painel.

Na terra, ela se comporta bem para um passeio , mas se começar a se empolgar, vai sentir falta de uma suspensão mais firme e algumas proteções a mais, pelo menos o psicológico estará mais tranquilo. Ponto positivo é poder desligar o controle de tração!

O sistema MRC é o controle dinâmico do freio motor, que, em casos de frenagens mais bruscas onde o piloto trava a mão no acelerador, o sistema corta essa aceleração, impedindo que a moto continue a empurrar quando o objetivo é parar.

A tecnologia dos modelos da BMW já são conhecidas e sempre esperamos por inovações, esse modelo está dentro do padrão!

Com um app instalado em seu smartphone, você consegue guardar todas as informações da moto como quilometragem, autonomia, próxima revisão, consumo, enfim…além disso pode criar rotas e importar um arquivo gpx, ver por onde passou com muitas informações, e por aí vai, muita coisa mesmo! Muita tecnologia!

Portanto, se teu objetivo é comprar uma BMW para rodar na cidade e rodovias mas, se precisar ou querer pegar uma terrinha, manter o pé mais perto do chão, pilotar curtindo o roteiro, ter uma moto bonita, segura e com tecnologia, essa pode ser uma boa opção!

Para quem gosta de ficha técnica, aí vai:

O motor é Bicilíndrico em linha 4 tempos, 8 válvulas, 853 cc, 77cv a 7500 rpm, 8,5kgf.m a 6000 rpm, injeção eletrônica, refrigeração líquida e movido a gasolina!

Transmissão por corrente, câmbio de 6 velocidades, embreagem Multidisco banhada a óleo, 15 litros no tanque sendo 3,5 de reserva.

Suspensão dianteira e traseira de 170mm com opção de kit de rebaixamento, transformando em 150mm. Essa suspensão que sustenta os 227 kg da moto e mais, se necessários, 213 kg de carga máxima.

Mede 2.255mm de comprimento por 922mm de largura e, 1.225mm de altura. O assento está com 815mm do chão e o entre eixos 1.559mm

Depois desse volume de informações, esperamos ter ajudado de alguma maneira pois essa moto, o modelo 40 anos, se encontra disponível nas concessionárias, não sei até quando, até porque, só se faz 40 anos uma vez!

POR QUE SEGURO DE MOTO É TÃO CARO?

Essa é uma pergunta que todos se perguntam, no texto abaixo tentamos ajudar...

Vivemos uma realidade que nos assusta cada vez mais. Nós podemos ter, mas não podemos desfrutar de muitas coisas que temos.

Exemplos não faltam e quando viajamos para fora do país, a nossa realidade se torna mais assustadora!

Por mais que estejamos acostumados, uma vez fora do Brasil, ficamos até desconfortáveis ao sentar num café com mesas nas calçadas e abrimos um notebook e colocamos o celular em cima da mesa. Ou quando paramos a moto em um lugar na rua e não colocamos trava, ou deixamos o capacete no banco, enfim, leva um tempo para acostumarmos com essa tranquilidade e segurança. Mas o legal é que existe graças a muitos motivos.

Com essa experiência vivida, os comparativos são automáticos com a nossa realidade, e as perguntas começam a surgir automaticamente;

Porque tenho que colocar trava no meu estepe?
Porque não posso passar em determinado local com minha moto?
Porque tenho que colocar a moto no estacionamento tendo vaga na rua?

E muitos questionamentos surgem em cascata…inevitável e triste, pois chegamos a conclusão que somos reféns da insegurança.

Óbvio que todo lugar tem problemas, mas a realidade do Brasil é absurdamente preocupante!

O mototurismo é um nicho que poderia ser explorado internacionalmente, temos um país continental repleto de lugares incríveis para serem conhecidos, mas a insegurança reina e ao mesmo tempo, leva esse turista para longe.

Todas as manchetes policiais de jornais "não sensacionalistas” colaboram por encarecer e dificultar nossa vida, imaginem os outros! Desde o cachorro, a grade, o portão eletrônico, o porteiro, as câmeras, a segurança privada, a cerca elétrica, o insulfilme, as travas, alarmes, vacinas (marcação de partes da moto) e muitas outras coisas mais encarecem a nossa vida para tentar trazer mais tranquilidade.

No caso das motos especificamente existem alguns pontos a serem mencionados que, mesmo com todos aparatos de segurança existentes para tentar coibir o furto, ainda temos o roubo, que coloca em risco além de nossos bens, nossas vidas!

Tanto o furto como o roubo de motos tem alguns objetivos que vou citar:

1- Comércio de peças usadas;
Sem distinção de cilindradas, o comércio de peças usadas alimenta da mais simples a mais potente, muitas vezes sob “encomenda”. A moto desaparece em horas e suas peças viajam por todo o país.

2- Vídeos destruindo as motos;
A internet está repleta de vídeos com os criminosos destruindo o motor da moto na frente das câmeras e essas imagens circulam o mundo, alguns até incendeiam o veículo por puro prazer.

3- Uso em ações criminosas;
Muitas motos são usadas para roubar/furtar outras motos em todo território nacional, além de cometer outros tipos de crimes, como pedestres caminhando com bolsa e celular.

4- Usar livremente em ambientes que a criminalidade domina.
Não são poucos os vídeos de aglomerações com shows, onde aparecem imagens de motos circulando com pessoas sem capacete e de "cara limpa”, em lugares improváveis.

Por outro lado, temos as condutas

O perfil do usuário de motos esportivas e naked, por exemplo, em sua maioria usam para andar em velocidades que não são compatíveis com rodovias e sim, com autódromos. A exposição destes e de terceiros ao risco é muito maior que uma pessoa com motos custom por exemplo, que fazem uso mais ponderado, com velocidades bem mais baixas e compatíveis com os limites regulamentados. Obviamente existem exceções.

As motos Touring são voltadas para viagens que podem ser menores e frequentes, maiores e mais intervaladas, ou ainda, tudo junto e misturado. Se pensarmos no Brasil, as estradas não são as melhores e, nem todas as marcas têm representantes em todos os lugares, tornando um problema na moto, além de um problema para o proprietário, outro problema para a seguradora.

As motos usadas para entregas estão espalhadas no país inteiro e seguem em ritmo frenético para entregar e retirar de tudo em busca do sustento da família. Isso faz com que o desgaste aconteça muito rápido, e os riscos de acidente para quem as pilota é muito maior, gerando custos de manutenção que muitas vezes não condiz com a rentabilidade do proprietário. Elas são em sua maioria motos de até 250cc, que circulam em maior volume no país.

Big Trails como o nome diz, é para tudo! Expedições com asfalto, terra, buraco, areia, enfim, as chances de quedas, apesar de em ritmo bem mais lento, são maiores, pelo menos seguindo o uso para qual foi criada. Apesar de muitos não a usarem dessa forma, não dá para discriminar ou restringir, elas têm um valor alto e suas peças não são diferentes.

Baseado nesses fatos, chegamos a conclusão dos ítens citados anteriormente:

1- Comércio de peças: em todas categorias existe esse mercado clandestino de peças sem procedência, ou procedência duvidosa;

2- Vídeos destruindo as motos: Os estilos naked, esportivas e big trails estão na preferência;

3- Uso em outros crimes: Creio não se encaixar o estilo custom pelo fato de não serem rápidas e ágeis, no mais, os outros estilos são usados;

4- Uso em ambientes sem fiscalização: Esse desfile de motos roubadas, ostentando o “poder” são mais efetivos com as motos maiores de marcas premium, apesar das pequenas estarem presentes também, mas não chamam atenção como as grandes;

A infinidade de equipamentos para minimizar o furto das motos é a prova de que a incidência é grande, e consequentemente a insegurança também, pois existem vários produtos para isso. Mostramos alguns deles neste vídeo, assista:



Sabemos por exemplo que, quando estamos no começo do nosso trajeto, ou no final, a falta de atenção nos torna mais vulneráveis a acidentes e roubos, portanto, vamos ficar mais atentos para correr menos riscos!

Outro ponto que colabora com a alta do seguro são as tentativas de fraude. Não lembramos que existe um alto índice de tentativas para levar vantagem sobre o seguro, e isso coloca o proprietário como criminoso. Seja pelo preço de venda do veículo estar muito abaixo do mercado, por ter algum problema mecânico caro para resolver, não importa, as tentativas do “golpe do seguro” não são poucas e cobram seu preço.

Com essas informações todas, quando decidimos comprar uma motocicleta, seja ela qual for, além do preço que pagamos, já embutimos o valor do seguro, afinal, queremos ficar mais tranquilos. Mas normalmente, ficamos assustados com o valor do seguro e esquecemos que estamos dividindo esses riscos todos que comentamos com a seguradora. A seguradora, por sua vez, não faz filantropia, ela vive de lucros. Ela vende a tranquilidade de você recuperar o valor do seu bem, mas…somos motociclistas, e temos paixão pelos nossos bens! Enfrentamos várias situações juntos e queremos ele de volta! É aí que surge mais uma opção para aumentar a chance de recuperar nossa moto. A Ituran oferece seguro com rastreador!

O rastreador é amplamente usado em carros e caminhões com sucesso, com altos índices de recuperação. Lembrem-se, para a seguradora não é interessante pagar o valor do bem, elas querem recuperar o seu veículo, é mais viável economicamente!

Nas motos, não é diferente, ao saber que sua moto está sendo rastreada, mesmo desligada, aumenta a segurança dos dois, proprietário e seguradora. Isso pode ajudar o preço do seguro baixar, além disso, a Ituran oferece algumas opções a mais de tranquilidade, como: limitar a área de circulação, poder acompanhar no app, receber notificações se ultrapassar área demarcada, entre outras vantagens.

Eu já tive uma moto furtada de dentro da minha garagem, no interior de São Paulo. Não tinha seguro e muito menos rastreador, se tivesse muito provavelmente não teria ficado no prejuízo.

Hoje temos opção, e a ideia do rastreador é real, até os próprios bandidos roubam as motos e deixam elas paradas em um lugar qualquer para saber se está sendo rastreada ou não, ou seja, se tiver rastreador, sua chance de recuperá-la aumenta bastante!

Enfim, creio que na capital, devido ao maior número de incidência de furto/roubo, os seguros tenham que ser mais caros mesmo, pois apresentam maior risco. Além disso entra a análise do perfil do usuário, idade, qual uso faz da moto, se tem garagem, se tem rastreador, se vai ao trabalho, e por aí vai, tudo isso para calcular quem corre mais ou menos risco. Obviamente que, quem corre mais risco, vai pagar mais.

Ah, estava quase esquecendo, além desses seguros todos, não esqueça de se manter seguro, o máximo que puder. Fizemos uma live com essas dicas, vou deixar o vídeo para você assistir logo aí embaixo, veja qual se encaixa à sua realidade, evite correr riscos desnecessários. Tente não reagir ao assalto, é perigoso! Além disso, fique sempre alerta por onde você está andando com sua motocicleta. Mas não esqueça de fazer um seguro e instalar um rastreador, não impede que aconteça, mas vai dificultar a vida dos bandidos e tende a baixar o valor do seu seguro.

YAMAHA MT-10 2022: MAIS FORTE E PODEROSA

A Yamaha acaba de atualizar para a linha 2022 a mais poderosa da linha MT, a MT-1. Lançada em 2016, a supernaked é baseada na esportiva R1

Para a linha 2022, a Yamaha repaginou o motor da MT-10, com pistões de alumínio forjados, bielas de aço e cilindros com novos revestimentos, que ajudaram a aumentar a eficiência do motor e agora conta com 164 cavalos a 11.500 rpm e 11,4 kgfm de torque a 9.000 rpm., são 6 cavalos a mais que o modelo anterior.



A injeção de combustível foi modificada para ajudar no aumento do torque na faixa intermediária, de 4000 a 8000 rpm, enquanto os sistemas de admissão e escapamento foram ajustados para mais potência.

Para estimular o piloto, a Yamaha trabalhou na sinfonia do motor com a adoção de um novo escapamento de titânio. Além disso, recebeu um par de grades com “amplificador acústico” de cada lado do tanque para direcionar o ruído.

O motor de 998 cilindradas é instalado no chassi do tipo Deltabox, tecnologia derivada da R1. A suspensão dianteira tem garfo da KYB invertido e ajustável, além de um novo cilindro Brembo para o freio dianteiro.

A Yamaha MT-10 2022 também recebeu o sensor inercial de seis eixos derivado da Yamaha R1. A naked oferece de série controle de tração, controle de deslizamento, gerenciamento de freio motor e controle de empinada. Como também, possibilita ao piloto escolher entre 4 modos de pilotagem e para evitar problemas, ela é equipada com um limitador de velocidade.

Além disso, a naked é equipada com controle de cruzeiro, quickshifter bidirecional, pneus Bridgestone S22, embreagem de assistência deslizante e até um novo selim mais confortável. O painel TFT é colorido de 4,2 polegadas.

Confirmando a assinatura da família MT, a Yamaha MT-10 ganhou um novo “rosto” raivoso completo com olhos (faróis), sobrancelhas (luzes diurnas) e nariz (parte da carenagem).

Agora, a MT-10 está atualizada como o restante da família: MT-03, MT-07 e MT-09. Infelizmente,ainda não foi divulgado o preço da mais forte e rebelde da família MT, mas ela deve chegar aos concessionários da marca no início de 2022 na Europa. Para o Brasil, não tem previsão de lançamento.

(Fonte: Equipe MOTO.com.br Por Thiago Dantas) - 16/11/2021
Presidente da Volkswagen alerta que mudança lenta para carro elétrico pode custar 30 mil empregos

O presidente-executivo da Volkswagen, Herbert Diess, afirmou ao conselho de administração em setembro que a companhia poderá reduzir 30 mil empregos de seu quadro de pessoal se a companhia for muito lenta na transição para os veículos elétricos, disseram duas fontes com conhecimento do assunto nesta quarta-feira.

A competição de novos entrantes no mercado alemão, como a norte-americana Tesla, tem pressionado a Volkswagen a acelerar sua transformação, disse Diess na ocasião.

A Tesla pretende produzir 500 mil carros por ano na Alemanha com 12 mil funcionários, enquanto a Volkswagen tem 25 mil funcionários na fábrica em Wolfsburg para produzir 700 mil.

Um porta-voz da Volkswagen confirmou a posição de Diess de que a presença da Tesla e outras empresas na Alemanha aumentou a urgência da transição do grupo alemão para os veículos elétricos, mas negou que projeções específicas tenham sido feitas sobre quantos empregos poderiam ser perdidos no processo.

"Não há dúvida de que temos que resolver a competitividade de nossa fábrica em Wolfsburg à luz dos novos entrantes no mercado", disse o porta-voz da Volkswagen Michael Manske. Ele se referiu à Tesla e novas montadoras chinesas se posicionando na Europa.

"A Tesla está definindo novos padrões de produtividade e escala em Grunheide", disse ele, em referência à fábrica da montadora norte-americana que está sendo construída próximo de Berlim. A unidade, no seu pico, vai produzir 5 mil a 10 mil carros por semana, mais do que o dobro da produção de veículos elétricos da Alemanha em 2020.

"Um debate está acontecendo e já há muitas boas ideias. Não há cenários concluídos", disse Manske.

Um porta-voz da entidade sindical da Volkswagen afirmou que apesar de a empresa não comentar se Diess fez a afirmação sobre as perdas de empregos, "uma redução de 30 mil postos de trabalho é absurda e não tem fundamento".

Outro porta-voz sindical na região da Baixa-Saxônia, segunda maior acionista da Volkswagen, disse que tais cortes "estão fora de questão".

Os carros elétricos têm menos componentes que os de motor a combustão e por isso precisam de menos trabalhadores para serem produzidos. Segundo uma estimativa, 100 mil empregos na indústria automotiva alemã podem ser perdidos até 2025 como resultado da eletrificação do setor.

A fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, a maior do mundo, com mais de 50 mil funcionários, atualmente não produz veículos elétricos, mas a companhia planeja produzir um sedã movido a bateria nela a partir de 2026.

(Fonte: Ilona Wissenbach Reuters) - 17/10/2021
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O Portal da General Osório foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua General Osório (boca das motos) no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de Motociclismo.