Estávamos no meio da semana e a Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited já estava na garagem da editora. Infelizmente, eu só viajaria no sábado pela manhã e então teria que levá-la para casa na sexta-feira, justo no horário de pico, passando pelas duas marginais e com o trânsito carregado.
Nem preciso dizer o quão difícil foi estar em meio a um trânsito desses com uma motocicleta tão grande e pesada quanto a Electra Glide e, apesar de ter levado o dobro do tempo que levaria normalmente para chegar em casa, ao meu lado estava um espaçoso baú, que me deixou livre da mochila, e um CD com muito rock’n roll que acabei levando também na viagem.
Na estrada, pude conferir todo o conforto dessa motocicleta dotada de um poderoso sistema de áudio Harman/Kardon com quatro alto-falantes, piloto automático, manoplas aquecidas, assento duplo com encosto para o garupa e espaçosos baús que fazem parte do clássico design da Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited.
Herança e Tradição
O coração dessa clássica motocicleta segue a tradição dos motores refrigerados a ar, um V-Twin de 1690 cm3 de seis marchas com torque de 13,9 kgf.m a 3500 rpm que proporciona uma boa resposta nas acelerações e um ótimo torque em baixa rotação, o que traz bastante suavidade e maior economia nas viagens.
A carenagem “asa de morcego” foi concebida pelo Chefe de Design Willie G. Davidson e nos remete a essência das motocicletas Grand American Touring da década de 60. Na Electra Glide, a estilosa carenagem “asa de morcego” possui para-brisa integrado que ajuda na proteção aerodinâmica e te livra daqueles mosquitos grudados na viseira do capacete e na jaqueta.
Cada lateral da carenagem “asa de morcego” possui um quebra-vento, que pode ser ajustado manualmente. Item simples, mas que oferece um bom conforto ao piloto naqueles dias mais quentes. Mas, se o dia estiver frio basta fechar o quebra-vento e ligar as manoplas aquecidas e escolher um dos seis níveis de intensidade.
Tecnologia
Para a viagem ficar ainda melhor, a H-D Electra Glide possui a tecnologia de controle eletrônico do acelerador, o famoso piloto automático, que é acionado por meio de um botão localizado no painel e mais outro botão localizado no punho direito. Após acionado, o piloto automático imediatamente se desliga caso você acelere mais, reduza a velocidade ou toque nos freios.
Por falar em freios, dotados do sistema antibloqueio (ABS) de série, a Electra Glide conta com freios da marca Brembo. Com pinças de 4 pistões, na dianteira está um disco duplo, enquanto na traseira há um disco simples que, em conjunto, permitem realizar boas frenagens.
Se o seu celular ficar sem bateria e você precisar recarregá-lo, no baú há disponível uma fonte de alimentação de 12V que permitirá realizar essa tarefa com grande facilidade, caso queira instalar ou utilizar outros acessórios que necessitem de mais energia, há também um conector elétrico com potência suficiente para isso.
Além destes itens, a Electra Glide possui outros itens tecnológicos que estão fora de nosso campo de visão, como o H-D Smart Security System. Este sistema de segurança é oferecido como acessório de fábrica e, permite o bloqueio automático da motocicleta sem que você precise apertar qualquer botão. Esse sistema ativa e desativa as funções de segurança da motocicleta conforme sua proximidade com a moto.
Conforto e praticidade
Se formos definir a H-D Electra Glide em uma só palavra, esta palavra seria conforto. Piloto e garupa se sentem como no sofá de casa e o piloto ainda fica bem acomodado com a plataforma integral para os pés. Além disso, a alavanca de câmbio heel-toe lhe dá opção de troca de marchas com o calcanhar e seus calçados podem ficar livres das marcas do câmbio.
A H-D Electra Glide possui sistema de áudio Harman/Kardon com quatro alto-falantes capazes de emitir um som incrível e mesmo em movimento pode ser ouvido com perfeição tanto pelo piloto quanto pelo garupa. Mantendo o estilo clássico, o sistema de áudio possui radio AM/FM e CD Player com suporte para MP3. O garupa também tem acesso ao sistema de áudio através de botões localizados nas laterais do assento.
Além de possuir entradas para intercomunicadores – acessório vendido a parte - o sistema de áudio se ajusta a velocidade da motocicleta. Quando diminuímos a velocidade ou estamos parados o volume do som diminui, mas basta retomarmos a velocidade para o volume automaticamente aumentar, esta praticidade evita que tenhamos que ficar ajustando o volume sempre que estivermos em baixa velocidade ou parados no semáforo.
Os Saddlebags e o Tour-Pak - nome dado pela perca aos bauletos laterais e ao top case – oferem uma grande comodidade em qualquer viagem, já que comporta a bagagem de um casal com facilidade. Pequenos itens como CD’s e dinheiro para os pedágios, ainda podem ser guardados no “porta-luvas”, são dois, um de cada lado da moto localizados entre o mata-cachorro.
Desfecho
Sem dúvida, o habit natural da Harley-Davidson Electra Glide Ultra Limited é a estrada. Seu estilo clássico aliado a itens modernos como o sistema de áudio, o sistema de freios ABS e o piloto automático fazem dessa motocicleta uma verdadeira touring.
O banco duplo com apoio do garupa e o grande espaço oferecido para bagagens revelam todo o conforto oferecido pela Electra Glide Ultra Limited. Além disso, seu preço público sugerido a partir de R$ 68.400 é um ótimo atrativo para os motociclistas que buscam grandes aventuras.
O jornalista usou no teste, jaqueta Race Tech e calça e botas HLX Racing (www.hlxracing.com.br)
Ficha Técnica
Motor Twin Cam 103, com dois cilindros em “V” e refrigeração a ar
Capacidade 1.690 cm³
Câmbio Seis velocidades
Potência máxima ND
Torque máximo 13,9 kgf.m a 3.500 rpm
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 117 mm de curso
Suspensão traseira Amortecimento bichoque, ajustável a ar, com 76 mm de curso
Freio dianteiro Disco duplo com pinça fixa de quatro pistões
Freio traseiro Disco simples com pinça de fixa de quatro pistões
Pneu dianteiro 130/80 - 18
Pneu traseiro 180/65 - 16
Comprimento total 2.525 mm
Largura total 965 mm
Entre-eixos 1.635 mm
Altura do assento (descarregada) 745 mm
Altura mínima do solo 130 mm
Peso (em ordem de marcha) 413 kg
Tanque de combustível 22,7 l
Cores Vivid Black, Big Blue Pearl/Vivid Black, Ember Red Glo/Merlot, Midnight Pearl/Brilliant Silver Pearl
Preço a partir de R$ 68.400
Fotos: Kelli Menezes
Recem apresentada no Salão de Colônia, na Alemanha, a Kawasaki Z-800 chamou a atenção de todos com o seu o novo propulsor de quatro cilindros que passou a ter 806 cilindradas e 113 cavalos de potência.
Novas fotos desta máquina foram divulgadas pela montadora que comemora quarenta anos da sua linha Z. O lançamento estará disponível nas cores preta, laranja e branca, além do tradicional verde Kawasaki.
A novidade a princípio só estará à venda para o público europeu, não tendo previsão para sua chegada aqui no Brasil.
Fotos: Divulgação
Nascida a partir de uma parceria entre a brasileira Dafra e marca taiwanesa SYM (Sanyang Industry), a Next 250 chegou às concessionárias em meados de abril. Essa naked de 250 cc é o segundo projeto da Dafra em parceria com a marca taiwanesa. O primeiro modelo resultado dessa aliança comercial foi a scooter Citycom 300i.
Para brigar com a concorrência, a Dafra apostou em alguns diferenciais presentes no modelo Next 250 como: conjunto de freios a disco de série com flexíveis em malha de aço, escapamento de inox, indicador de marcha, câmbio com seis marchas e principalmente no preço atraente. Seu preço de R$ 10.190 é o menor entre as concorrentes da mesma categoria, Yamaha Fazer R$ 11.279 e Honda CB 300R R$ 11.690.
Por causa dessas e outras qualidades a Dafra Next 250 vem conquistando cada vez mais espaço no mercado. Segundo Vanor Henriques Neto, gerente da concessionária Scooterplace, “a Next 250 é um dos modelos mais vendidos pela loja, pois é um produto novo com preço agressivo e de qualidade. Seus itens de fábrica como regulagens do manete de freio, escapamento em inox e aeroquip são pontos interessantes. Vendemos cerca de 12 unidades por mês”, ressalta.
Para o motociclista Jerri Barbosa da Silva, proprietário de uma Dafra Next 250 há cinco meses, o principal motivo da escolha pelo modelo foi o atraente design e o preço, segundo ele “um dos mais baratos”. Ex-proprietário de uma Honda Fan 125, Silva já rodou mais de 7000 quilômetros com a motocicleta e se diz satisfeito com a escolha.
Em uma viagem, Silva perdeu a garantia da motocicleta ao ultrapassou o limite de quilometragem especificada para realizar uma das revisões obrigatórias e, com um problema no velocímetro e no hodômetro que pararam de funcionar, o proprietário da Next 250 não pode realizar o conserto gratuito.
Questionado sobre algum ponto negativo, Silva afirma ter dificuldades para encontrar peças de reposição. Com a pastilha do freio traseiro totalmente gasta, Silva não encontrou a peça de reposição em nenhuma das cinco diferentes concessionárias da marca.
Sucessora da Z750 é apresentada oficialmente no Intermot 2012
A grande atração do estande da Kawasaki é a nova Z800. Evolução da nossa conhecida Z750, o novo modelo foi profundamente reformulado tanto na estética quanto na mecânica. De acordo com a marca japonesa, o incremento na cilindrada trouxe mais potência — passou de 106 cv para 113 cv — e torque, que saltou de 8,0 para 8,5 kgf.m. O design preservou a ousadia e esportividade que consagraram a Z750, mas agora com um apelo muito mais moderno e, na opinião dos presentes em Colônia, muito bonito. Além da motorização, chassi, suspensões e freios foram revistos.
Outros modelos que fizeram sua estreia em Colônia, mas sem tanta badalação foram a supersport Ninja 636 e a Ninja 300. A nova “seiscentos” também seguiu a receita de aumentar a cilindrada para ganhar potência. Agora são 131 cv a 13 500 rpm.
Em relação à pequena esportiva, curiosamente a Kawasaki expôs apenas a versão 300 cm³ em Colônia, deixando a 250 cm³ de fora da mostra alemã.
Outros modelos como a imponente Touring VN 1700 Voyager Custom, a família Versys e a clássica W800 também foram expostos. Esta última, aliás, rival direta da Triumph Boneville, foi apresentada em uma elegante série limitada “Special Edition”.
Confira esse vídeo produzido pela Kawasaki australiana da Z800.
A marca italiana mostrou a nova Multistrada, além de uma edição especial da Monster
A italiana Ducati mostrou no Salão de Colônia, na Alemanha, a nova Multistrada MTS 1200. Além da suspensão eletrônica e dos retoques visuais, como na frente e na dianteira e novas luzes de led, a família Multistrada, até então composta pelas versões standard, touring e Pikes Peak, ganhou mais uma integrante: a Granturismo.
O evento também marcou o lançamento da edição de 20 anos de aniversário da linha Monster, modelo apresentado pela primeira vez em 1992, aqui mesmo em Colônia. "Esse modelo redefiniu os parâmetros do segmento naked", disse Claudio Domenicali, diretor geral da Ducati. Por fim, a marca apresentou novas cores
para a Diavel e as superbike 1199 Panigale e 848 EVO Corse.
Os executivos aproveitaram a oportunidade para dizer que a marca entra em uma nova era ao fazer parte do grupo Volkswagen e que estão muito otimistas quanto ao futuro da Ducati.











