A Honda acaba de desembarcar no país com uma nova opção para o consumidor de motocicletas de alta cilindrada. Derivada do conceito V4, apresentado no Intermot Bike Show 2008, na Alemanha, a VFR 1200F oferece um bom pacote de design e tecnologia por R$ 69,9 mil.
A começar pelo motor de construção compacta e leve que permitiu baixar a altura do assento em 815 mm, o sistema de transmissão com dupla embreagem e a carenagem de dupla camada.
O motor que equipa a VRF 1200F é um 4 cilindros em V a 76º, de 1.237 cm³ com potência de 172,7 cavalos a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgfm a 8.250 rpm. Segundo o fabricante, o propulsor entrega cerca de 90% do torque já na faixa dos 4.000 rpm.
A transmissão com dupla embreagem (DCT - Dual Clutch Transmission), semelhante às instaladas nos carros da Honda, permite mudar as marchas nos modos automático (AT) e manual (MT). No modo manual, as trocas seqüenciais são feitas por meio de botões “+” e “-” no punho esquerdo. Não o há manete da embreagem.
O acionamento da transmissão é eletrônico com embreagens independentes para as mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e pares (2ª, 4ª e 6ª). Com isso a marcha seguinte ou anterior está sempre engatada pelo segundo conjunto. O sistema possibilita mudanças mais rápidas e sem trancos.
O motociclista pode escolher três modos de funcionamento, controlados no punho direito: “D” para uma condução econômica, “S” para uma pegada mais esportiva e o modo MT (manual) de seis velocidades.
Esse tipo de transmissão ainda permite ao motociclista modificar o comportamento da moto. Na estrada o modo esportivo aumenta o giro do motor nas trocas de marcha e permite ultrapassagens e retomadas com mais energia e segurança. O modo automático garante um rodar suave, ideal para viagens longas e com estrada livre.
O design da VFR 1200F, além do visual moderno, tem como destaque a carenagem de dupla camada (Dual Layer), que contribui para a aerodinâmica e esconde as fixações. O desenho do tanque, apesar de volumoso, encaixa bem nas pernas e na cintura do motociclista, deixando a pilotagem menos cansativa.
O painel de instrumentos apresenta todas as informações importantes para o piloto com conta-giros analógico, display com velocímetro e indicadores de combustível, temperatura, consumo e de marcha. O escape com desenho triangular e os piscas nos retrovisores também têm o seu apelo.
Se o motor VRF 1200F tem energia de sobra, o sistema de frenagem não fica para trás e mostram eficiência. O freio dianteiro tem discos de 320 mm com pinças de seis pistões. Na traseira atua um conjunto de pistão duplo e disco de 276 mm. O sistema funciona com ABS Combined que controla a distribuição da força de frenagem nas duas rodas.
Para as paradas em aclives e declives um providencial freio de estacionamento também pode ser acionado no punho esquerdo.
A suspensão telescópica dianteira e a traseira monobraço em alumínio têm calibragem adequada para o porte da VRF 1200F. O funcionamento da transmissão por eixo cardã também contribui para um bom acerto entre tecnologia, equilíbrio e segurança.
Para atender aos anseios do consumidor de uma legítima sport touring, a nova estradeira da Honda possui pontos de fixação que permitem a instalação de bauletos laterais (opcionais) e a necessária bag de ferramentas sob o assento pode ser acessada por uma fechadura próxima da lanterna.
FICHA TÉCNICA
Motor 1236,7 cm³, OHC, 4 cilindros em V, refrigeração líquida
Potência máxima 172,7 cv a 10.000 rpm
Torque máximo 13,2 kgfm a 8.750 rpm
Diâmetro X Curso 81,0 x 60,0 mm
Sistema de alimentação Injeção Eletrônica PGM-FI
Relação de compressão 12,0 : 1
Sistema de partida Elétrico
Transmissão 6 velocidades, engrenadas automaticamente ou manualmente
Embreagem Multidisco em banho de óleo
Lubrificação Forçada, por bomba trocoidal
Ignição Eletrônica
Capacidade do tanque 18,5 litros (6,4 litros de reserva)
Óleo do motor 4,9 litros (3,6 litros para troca)
Chassi Diamond frame (Alumínio)
Suspensão dianteira Garfo telescópico
Suspensão traseira Pro-Link
Freio dianteiro A disco, com 320 mm de diâmetro e pinças de seis pistões
Freio traseiro A disco, com 276 mm de diâmetro e pistão duplo
Pneu dianteiro 120/70ZR 17M/C (58W)
Pneu traseiro 190/55ZR 17M/C (75W)
Dimensões (c x l x a) 2244 x 740 x 1222 mm
Distância entre-eixos 1545 mm
Altura mínima do solo 128 mm
Altura do assento 815 mm
Peso seco 264 kg
Cor vermelha metálica e preta metálica
Preço sugerido R$ 69,9 mil
O Campeonato Mundial de Motocross Freestyle - X-Fighters World Tour 2011 voltará a ter uma etapa no Brasil. Depois de o Rio de Janeiro ter realizado uma das etapas no Sambódromo, em 2008, agora é a vez de Brasília sediar o torneio no dia 28 de maio, com uma estrutura montada em frente à Esplanada dos Ministérios.
“Nenhum campeonato nessa modalidade em todo o mundo consagra tanto seu vencedor como o X-Fighters”, afirma o atual campeão, o americano Nate Adams.
Para o mundial de 2011 Adams terá que enfrentar rivais de peso como o australiano Robbie Maddison, o neozelandês Levi Sherwood, o norueguês Andre Villa e o espanhol Dany Torres, nomes que já estão confirmados para a disputa dessa temporada. Mais informações no site www.redbullxfighters.com.
Calendário
Dubai, 15/04
Brasília, 28/05
Roma, 24/06
Madri, 15/07
Varsóvia, 6/08
Austrália, 17/09
Depois de apresentada no Salão de Milão no ano passado, a Aprilia Dorsoduro 1200 chega ao mercado europeu. O novo modelo amplia a família Dorsoduro com um motor de maior capacidade, juntando-se a Dorsoduro 750. A nova Supermoto da marca italiana é cheia de tecnologia, mas tem no desempenho seu principal apelo.
Mapa de gerenciamento do motor, — Sport, Touring e Rain — freios ABS e controle de tração são colocados a disposição do interessado nesta Aprilia. Toda essa tecnologia embarcada vem pra ajudar o piloto a domar o propulsor de 1200 cm³, dois cilindros em V, quatro válvulas por cilindro, DOHC e refrigeração líquida. Essas características entregam ao condutor desta máquina italiana 130 cavalos de potência máxima a 8.700 rpm e um torque máximo de 11.7 kgfm a 7.200 rpm. Tudo, claro, alimentado por injeção eletrônica de combustível.
Classificada como Maximotard pela Aprilia, a nova Dorsoduro 1200 traz um dos maiores motores da categoria. Entretanto, o quadro de treliça em aço tubular é leve e ágil, segundo a marca, e com isso a pilotagem se torna mais fácil e divertida.
Muito torque em baixas rotações e ainda esportividade para altas velocidades finais são as principais características dos dois cilindros em “V” que estão no coração da Dorsoduro 1200. E para não perder o controle de tanta potência, pinças radiais de freios da grife Brembo são responsáveis por parar esta motocicleta.
Ciclística
A Aprilia trouxe soluções aplicadas em competição para a ciclística na nova Dorsoduro 1200. Já citado, o quadro é muito resistente e ágil e foi desenvolvido no Mundial de Supermoto. O amortecedor traseiro desta Aprilia é fixado lateralmente, liberando espaço para os dois escapamentos posicionados sob o banco.
Nas suspensões, especificações de superesportivas. A dianteira traz garfo invertido Sachs (upside-down) com tubos de 43 mm de diâmetro com ajuste na pré carga da mola – o curso é de 160 mm. Já o monoamortecedor traseiro, localizado lateralmente, tem 155 mm de curso.
Os freios são da marca Brembo. Na frente, dois discos flutuantes de 320 mm e pinça de quatro pistões. Na traseira, um disco simples de 240 mm mordido por um pistão único. Lembrando que a Aprilia disponibiliza uma versão com sistema ABS, que pode ser desligado no punho por aqueles que queiram pilotar mais esportivamente, bem no estilo supermotard.
O painel de instruções é completo. Traz conta-giros analógico, uma tela de cristal líquido com velocímetro digital e um computador de bordo com informações detalhadas. O guidão é bem leve. Feito em alumínio, combina com o estilo e a ciclística dessa Maximotard de 1200cc.
Briga de gigantes
A concorrência deste segmento fica mais disputada a cada dia. A Ducati há algum tempo disponibiliza a Hypemotard 1100. Ela tem motor de dois cilindros dispostos em “L”, refrigerado a ar, alimentado por injeção eletrônica, gerando 90 cv de potência a 7.750 rpm e torque máximo de 10.5 kgfm a 4.750 rpm. Há também no mercado a recém lançada KTM 990 SM T ABS, que possui motor DOHC, quatro tempos, dois cilindros em “V” e refrigeração líquida. E para brigar de frente com suas concorrentes chegou a Aprilia Dorsoduro 1200. Disponível nas cores branca e preta, a nova Dorsoduro tem preço público sugerido de 12.490 euros (cerca de R$ 30.000).
Fotos: Divulgação
A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) divulgou o balanço do mês de fevereiro do setor de duas rodas. Segundo os dados da instituição, o mercado segue estável, com resultados superiores aos obtidos em 2010.
Em fevereiro, foram comercializadas 165.248 unidades no mercado interno, resultado semelhante ao do mês de janeiro. No comparativo com fevereiro de 2010, quando foram comercializadas 116.262 motocicletas, houve avanço significativo, de 42,1%.
Já nos números de produção, houve uma retração. O mês de fevereiro registrou 171.132 unidades fabricadas, o que representa queda de 5,1% contra janeiro de 2011. Em compensação, houve uma alta de 39,8% ante fevereiro de 2010. "Devemos continuar avançando em relação a 2010, com a projeção de 10% de crescimento no término do ano", afirma Jaime Matsui, presidente da Abraciclo.
A Honda está relançando um sucesso dos anos 90, a Honda CBR 600 F. Após sair de linha em 2006, o modelo volta apostando na durabilidade, conforto e desempenho. De acordo com a fabricante japonesa, o desenho do modelo 2011 da CBR 600 F foi criado para durar anos, sem perder sua elegância e modernidade.
Com design renovado, graças à casa italiana de design da Honda, o modelo 2011 carrega o motor de quatro cilindros em linha de 599cc e 100cv da Hornet atual, assim como seu chassi de alumínio. Além disso, possui o C-ABS (Combined Anti-Block Brake System) com uma pinça de três pistões na dianteira, e suspensões, traseira e dianteira, reguláveis.
A Honda diz que a CBR 600 F 2011 oferece níveis de desempenho de uma “quase superesportiva” em um pacote útil, fácil de pilotar e mais barato.











