Em função do bom momento da economia, os emplacamentos do setor automotivo (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários) cresceram 10,14% na comparação do acumulado de janeiro a agosto de 2010 com o mesmo período do ano passado, saltando de 3.096.591 unidades para 3.410.604.
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o resultado de agosto de 2010, quando foram emplacadas 482.379 unidades, evoluiu 4,50% em relação a julho, quando o setor emplacou 461.604 unidades. Nos primeiros oito meses de 2010, todos os segmentos apresentaram alta.
No setor de duas rodas, por exemplo, o volume de vendas de motos aumentou 8,76% na comparação entre os períodos, saltando de 1.046.011 unidades para 1.137.631 unidades. O desempenho também foi positivo de julho para agosto. Os emplacamentos do segmento cresceram 7,17%, passando de 147.916 unidades para 158.518 unidades.
Primeira motocicleta produzida na fábrica da Honda em Manaus (AM) exclusivamente para o uso off-road, a CRF 230F já está disponível nas concessionárias da marca em sua versão 2011. Agora o modelo conta com novos grafismos e combinação de cores.
O para-lama traseiro agora é branco, seguindo a tendência dos modelos da família CRF de maior cilindrada, e o guidão ganhou a cor preta. Os grafismos da carenagem lateral também foram renovados, aumentando o apelo esportivo do modelo. A cor do assento apresenta nova tonalidade de vermelho e a mola da suspensão traseira recebe a cor preta.
A CRF 230F está equipada com motor OHC (Over Head Camshaft), de 223 cm³, monocilíndrico, quatro tempos e arrefecido a ar, que gera potência máxima de 19,3 cv a 8.000 rpm e torque de 1,92 kgf.m a 6.500 rpm. A CRF 230F 2011 tem preço público sugerido de R$ 10.530 e garantia de três meses, sem limite de quilometragem.
Na última segunda feira, dia 30 de agosto, a Metzeler fez o lançamento nacional do seu novo pneu superesportivo, o Sportec M5 Interact, num evento para a mídia especializada e pilotos no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Segundo a empresa, este novo composto irá redefinir o segmento Supersport, pois busca a melhor performance em variadas condições de uso.
O pneu
Dentro da estrutura da cintura de aço a 0° do pneu há cinco zonas de tensão, que fornecem níveis de aderência sob medida, excelente dirigibilidade e estabilidade em cada ângulo de inclinação e condições de pilotagem (foto 1). As cinco zonas de tensão bem definidas em todo o contorno do pneu são obtidas pelo ajuste individual de 120 cordas de aço, separadas umas das outras por frações de milímetros.
A estrutura foi especialmente projetada para aumentar a flexibilidade do pneu e área de contato com o solo. O novo padrão da banda de rodagem é resultado de uma vasta série de testes para alcançar alta eficiência tanto no seco (estabilidade) quanto em condições de chuva (drenagem), os sulcos da banda de rodagem em forma de “PI” (foto 2) interagem com toda estrutura (sobretudo com a cintura de aço a 0°) para equilibrar propriedades elásticas e otimizar a pressão da área de contato com o solo, o quê ajuda a aumentar a vida útil do pneu.
O novo design de sulco do Sportec M5 Interact interage com a alta tensão da cintura de aço e melhora a flexibilidade do pneu em retas, aumentando a área de contato com o solo em 10%, para diminuir a derrapagem e aumentar o rendimento quilométrico. Ao mesmo tempo, as “pernas” do desenho do “PI” garantem o aumento da área de contato com o solo em todos os ângulos de inclinação, onde as cinturas de aço nos ombros estão sob baixa tensão.
Para entender melhor as cinco zonas de tensão da tecnologia Interact veja a foto 3 e leia a explicação abaixo:
Zona 3, Centro (área vermelha): Alta tensão da cintura de aço no centro do pneu reduz o movimento do composto para garantir a durabilidade e a estabilidade em ala velocidade.
Zonas 2 e 4 (áreas amarelas): Baixa tensão da cintura de aço nas proximidades dos ombros proporciona maior flexibilidade e alta absorção de energia, aumentando a temperatura do composto para melhor aderência.
Zonas 3 e 5 (áreas verdes): A maior tensão da cintura de aço na região do ombro proporciona maior uniformidade de pressão na área de contato com o solo em altos ângulos de inclinação quando o pneu for submetido a forças maiores. A trajetória final é mais precisa e consistente seja sob forte frenagem ou em potência máxima.
Além de tudo isso, o novo Sportec M5 oferece uma confirmação visual do nível máximo de uso do pneu (foto 4). O motociclista pode verificar qual das marcas dos cinco estágios teve contato com o solo no primeiro período de vida útil do pneu. Os cinco indicadores de ângulos de inclinação estão localizados no ombro do calçado traseiro, local que tangencia a superfície da estrada em ângulos de aproximadamente 25°, 30°, 35°, 40° e 45° (dependendo do peso do veículo e pressão do pneu).
Na prática
Ao pilotar num circuito como o de Interlagos, que tem diversas curvas para a esquerda e para a direita, é exigido muito dos ombros de ambos os lados do pneu. No dia do lançamento oficial, a Metzeler, com o auxilio da MotoSchool e do piloto de motovelocidade Bruno Corano, disponibilizou uma série de motocicletas equipadas com o novo Sportec M5 Interact para que a mídia especializada pudessem sentir toda essa tecnologia.
O dia estava quente e a borracha pôde trabalhar em alta temperatura, o que aumentou o “grip” do composto. Considerando essas condições, verificamos que a motocicleta permanecia grudada ao chão mesmo nas situações de frenagem em inclinação. O pneu se comportou muito bem nas saídas de curva e em alta velocidade se mostrou extremamente estável.
A capacidade de produzir diferentes zonas de aderência ao longo da superfície do pneu não tem valor significativo apenas no mundo das competições. Ela pode proporcionar performance diversificada e consistente para a utilização na estrada, tornando a pilotagem fácil, intuitiva e divertida.
Disponibilidade
O Sportec M5 Interact da Metzeler já está homologado para a maioria das motos esportivas e nakeds mais modernas. Atualmente disponível na medida dianteira: 120/70ZR17; assim como em quatro medidas traseiras: 160/60ZR17, 180/55ZR17, 190/50ZR17 e 190/55ZR17, e deve gradualmente substituir seu predecessor, o Sportec M3.
Fotos: Idário Café
A fim de conquistar a quarta vitória na temporada, o piloto da Repsol Honda Daniel Pedrosa marcou o melhor tempo nos treinos classificatórios e largará da pole postion no Grande Prêmio de Misano, amanhã.
Numa eletrizante última volta, Pedrosa mergulhou abaixo da casa do 1min34 – o único piloto que fez isso – com o melhor tempo de 1min33s948 para se firmar na primeira posição do grid de largada pela quarta vez no ano.
Atrás dele sairá o líder do campeonato Jorge Lorenzo, que com dez minutos para o fim do treino tomou a liderança. Entretanto, o piloto da Fiat Yamaha acabou 0s308 do compatriota espanhol. Lorenzo mantém o recorde de começar todas as provas da temporada da primeira fila.
O piloto da Ducati, Casey Stoner, completou a primeira fila e largará da terceira posição. Stoner conquistou a liderança com 20 minutos de treino, mas caiu logo depois na curva quatro. O australiano voltou para a pista, melhorou seu tempo, mas acabou quase meio segundo atrás de Pedrosa.
O herói local, Valentino Rossi, encabeça a segunda fila. O atual campeão mundial marcou o quarto melhor tempo com sua Fiat Yamaha M1, enquanto que Ben Spies foi o melhor piloto satélite e colocou sua Monster Yamaha Tech 3 na quinta posição. Randy de Puniet, piloto da LCR Honda, largará da sexta posição.
Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3), Andrea Dovizioso (Repsol Honda) e a dupla da San Carlo Honda Gresini, Marco Simoncelli e Marco Melandri, completaram os dez melhores.
A décima segunda rodada do campeonato Mundial de Motovelocidade acontecerá neste fim de semana, no circuito de Misano, na República de San Marino. O canal de TV por assinatura SporTV transmitirá as provas das três categorias ao vivo, a partir das 6hs da manhã.
Resultado:
1) Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min33s948
2) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min34s256
3) Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 1min34s397
4) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min34s470
5) Ben Spies (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 1min34s472
6) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min34s751
7) Colin Edwards (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 1min34s782
8) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 1min34s826
9) Marco Simoncelli (ITA/San Carlo Honda Gresini), 1min34s934
10) Marco Melandri (ITA/San Carlo Honda Gresini), 1min35s018
11) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min35s096s
12) Hector Barbera (ESP/Paginas Amarillas Aspar), 1min35s259
13) Hiroshi Aoyama (JAP/Interwetten Honda), 1min35s286
14) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 1min35s303
15) Aleix Espargaro (ESP/Pramac Ducati) 1min35s438
16) Alvaro Bautista (ESP/Rizla Suzuki), 1min35s629
17) Mika Kallio (FIN/Pramac Ducati), 1min35s724
Valentino Rossi fez duras críticas ao circuito americano
Reduzir Normal Aumentar Imprimir Em sétimo no grid para o GP de Indianápolis, neste domingo, o italiano Valentino Rossi creditou a má colocação às más condições do circuito. Graças às irregularidades, o piloto da Yamaha caiu duas vezes neste sábado, uma no treino livre e outra no classificatório.
"Não sei quando foi a última vez que eu cai duas vezes no mesmo dia, mas com certeza faz muito tempo, lá nos anos 90. Esse circuito está muito irregular e eu realmente acho que algo deve ser feito em algumas partes para melhorá-lo", criticou. "Por sorte, estou bem, nada dói e isso é o mais importante", acrescentou.
Rossi afirmou que a queda veio no pior momento, quando estava com pneus macios e em voltas rápidas, mas sem tempo de tentar novamente. "Trabalhamos muito para tentar recuperar o sentimento que havíamos perdido e conseguimos algumas melhoras. Poderia ter sido pior, então podemos ficar felizes com o resultado", admitiu.
Largando logo atrás do australiano Casey Stoner, da Ducati, e do espanhol Dani Pedrosa, da Honda, o italiano acredita que o início da prova pode ser divertido. "Acho que será um dia muito interessante, porque eu, Pedrosa e Stoner estamos atrás da primeira fila, o que não é comum", explicou.
O GP de Indianápolis será realizado domingo, às 16h (de Brasília).