O XIX Congresso Fenabrave realizado entre os dias 12 e 14 de setembro em Brasília (DF) reuniu “pesos pesados” do cenário econômico e político, entre eles,
Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, os jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Alexandre Garcia, o ex-ministro Maílson da Nóbrega, além de Roberto
Egydio Setúbal, presidente do Banco Itaú Unibanco. Em mais de 30 palestras, o Brasil foi “passado a limpo”. Os workshops e painéis de debate atraíram mais de
duas mil pessoas ao Planalto Central para discutirem um tema macro: “Construir o futuro é desafio do presente!”.
Como cantou o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil no show de abertura do congresso, “andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar”... E essa mensagem
parece que contagiou os empresários que discutiram claramente sugestões para o crescimento do setor automobilístico.
Sérgio Reze, presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), destacou que a superação da crise econômica no Brasil não
ocorreu por um “passe de mágica”, já que várias estruturas empresariais estavam preparadas para enfrentar as dificuldades. “Os concessionários mostraram ter
bases sólidas e conseguiram controlar duas áreas expostas ao risco – o caixa e os custos”, argumentou Reze. Porém, Reze disse que os segmentos de duas rodas
e de caminhões ainda não se recuperaram da crise mundial.
Duas Rodas
Neste universo repleto de pessoas interessadas pelos negócios do setor de distribuição de veículos, o segmento de duas rodas pôde participar do congresso com
a realização de uma mesa redonda e de um workshop. No comando dos debates Cícero Lima, editor da revista Duas rodas, e Luis Abad Neto, representante da
Kasinski, que apresentou palestra com o tema “Uma idéia de sucesso!”. Em ambos os casos, o auditório estava lotado.
Todos os participantes da mesa argumentaram que a falta de crédito para o setor é o maior entrave para a retomada do crescimento. Porém, com contenção de
custos, criatividade, capacitação profissional e uma maior fidelização com a financeira e com o cliente e, consequentemente, a ampliação do crédito, os
participantes acreditam que o mercado deve retomar gradativamente o crescimento.
Para Antonio Figueiredo Neto, concessionário Honda, não faltam clientes visitando as revendas. “O que falta é crédito, já que o mercado de baixas cilindradas
representa praticamente 90% das vendas”, conta o empresário, dizendo que há muita reprovação nas fichas cadastrais dos consumidores.
Para Isa Correa, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e representante do Grupo Izzo (importador oficial da marca Harley-Davidson),
além da organização operacional, o que falta é uma maior criatividade por parte do concessionário. Segundo ela é preciso oferecer uma maior atenção ao cliente e
ter um pós-venda eficiente. “O mercado está reagindo, porém temos que fidelizar nosso consumidor”, conta Isa Correa.
Segundo o jornalista Cicero Lima, quando concessionários, lideranças políticas e econômicas se reúnem para discutir os problemas e apontar soluções os
resultados são animadores. “Acredito que a solução do nosso Brasil está nas mãos dos empreendedores e não em decretos assinados por quem conhece pouco
do nosso setor", explica o moderador da mesa redonda “Como ajustar a concessionária à nova realidade do mercado de motos”.
Em seu workshop, Luis Abad traçou um panorama global da produção de motos e deu muitas dicas aos espectadores. “O empresário que ter sucesso neste
mercado deve ser engajado, comprometido com seu negócio”, disse o executivo.
Abad, representante da Kasinski, disse que os concessionários hoje não vendem motos, mas sim financiamento (CDC ou consórcios). “Só um lembrete, no nosso
segmento credibilidade é fundamental”, conclui Abad.
Honda e Dafra no Congresso
Ao final da abertura do XIX Congresso Fenabrave foi divulgado o resultado da pesquisa de 2009, feita entre concessionários de todas as associações filiadas à
entidade, sobre as marcas mais desejadas em quatro segmentos do setor. No setor de duas rodas , a Honda foi a escolhida.
Paralelamente ao congresso, a entidade organiza a Expofenabrave, que este ano reuniu mais de 40 expositores. Destaque para a Dafra. A montadora levou toda
sua linha de motocicletas, com destaque para o CUB Zig e também para o novo scooter Smart, que fez sua primeira aparição em público.
* O jornalista viajou a convite da Fenabrave.
Está chegando a hora de acelerar pela sexta etapa do Arena Cross, marcada para o dia 26 de setembro em São José do Rio Preto (SP). O evento será o penúltimo
round antes da grande decisão de quem serão os campeões da temporada 2009. Portanto, os 80 pilotos participantes das cinco categorias (Pro, Júnior, 85cc, 65cc e
50cc) farão de tudo para vencer e somar pontos importantes na competição. Os treinos e as provas estão marcados para às 13h e 19h, respectivamente. Os
ingressos valem dois quilos de arroz ou de feijão, que serão doados ao Fundo Social da cidade.
Esta é a primeira vez que São José do Rio Preto, a 450 quilômetros da capital paulista, recebe uma etapa do Arena Cross. O evento, realizado à noite com show de
luzes, fogos e locução profissional, reúne a elite do motocross brasileiro em pegas de tirar o fôlego. Na maior cidade do Noroeste paulista, a pista está sendo
montada na Represa Municipal, ao lado do Palácio das Águas.
Na principal categoria do campeonato, a Pro, o piloto goiano da Honda Wellington Garcia, atual campeão brasileiro de motocross das classes MX1 e MX2, segue na
liderança com 137 pontos, 25 a mais que o catarinense Pipo Castro, da equipe 2B Racing, que está em segundo lugar. “Espero conseguir avançar no campeonato
nesta etapa, meu objetivo é ganhar mais pontos e chegar próximo do prêmio”, diz o piloto, referindo-se ao carro zero quilômetro que será entregue ao campeão da
Pro.
Mesmo com essa diferença, a competição encontra-se indefinida, já que a categoria possui duas baterias numa mesma etapa, as quais contabilizam o mesmo
número de pontos. Em terceiro, está o mineiro Swian Zanoni com 109 pontos. “Tanto o Pipo quanto o Swian são fortes, mas quero fechar logo esse campeonato”,
completa Wellington.
Na categoria Júnior, o piloto paulista Hector Assunção também está com uma boa vantagem. Ele segue na competição com 93 pontos, 21 a mais que Gustavo
Takahashi, o segundo colocado, com 72 pontos. Porém, ele promete administrar, já que a competição está na fase decisiva. “Hoje só estou pensando no título do
campeonato, então vou tomar cuidado com a largada e administrar uma boa colocação durante a prova”, conta Hector.
Na categoria 85cc, o primeiro colocado é Everaldo Filho (Honda), com 80 pontos, seguido por Endrews Armstrong (Dunas/ General Motors) e por Matheus
Corguinha (Beijoca Lingerie), ambos com 68 pontos.
Na categoria 65cc, o líder da competição é Pepê Bueno (Castello Works/Brasil Racing), que está com 84 pontos. O segundo colocado é Wilger Francisco (Escola
Criativa), com 67 pontos, e Gustavo Pessoa (ASW/Brasil Racing/Honda) está em terceiro, com 63 pontos.
Já na 50cc, Enzo Lopes (Freeday/Kaman Honda) segue em primeiro, com 80 pontos, segu ido de Guilherme Grasse (GPC Veículos – 57 pontos) e Guilherme Torres
(LEM/ASW - 47).
Arena Cross 2009 – 6ª etapa em São José do Rio Preto (SP)
Data: 26 de setembro (sábado)
Local: Represa Municipal (ao lado do Palácio das Águas)
Ingressos: Troque dois quilos de arroz ou feijão por um ingresso nas lojas da concessionária Honda Danda Motos e Faria Motos.
O sol forte continuou durante todo o treino de classificação da categoria MX1, e mesmo assim, a pista continuou enlameada. Os pilotos brasileiros querem garantir
um bom lugar no gate.
O melhor tempo ficou com o piloto italiano e já campeão Mundial, Antonio Cairioli. O piloto da Yamaha tomou a frente na última volta e fechou o treino de
classificação com um tempo de 1min51s928.
Na segunda posição ficou o piloto belga, Clement Desalle, que colocou sua Honda apenas dois décimos de segundo na frente da KTM do alemão Max Nagl.
O piloto holandês, Marc De Reuver marcou o quarto melhor tempo e ficou na frente do piloto da Teka Suzuki, Ken de Dycker, com um tempo de 1min53s693.
O piloto Jorge Balbi Jr foi o melhor brasileiro e se classificou na décima segunda posição, com um tempo de 1min56s546. Wellington Garcia foi o segundo destaque
do Brasil e fez o décimo sétimo melhor tempo.
A primeira bateria da MX1 começará às 13hs e será transmitida pelos canais de TV por assinatura, ESPN Brasil e BandSports.
Resultados MX1:
1) Antonio Cairoli (ITA/Yamaha), 1min51s928
2) Clement Desalle (BEL/Honda), 1min52s224
3) Max Nagl (ALM/KTM), 1min52s471
4) Marc Reuver (HOL/Honda), 1min53s419
5)Ken De Dycker (BEL/Suzuki), 1min53s693
6) David Philippaerts (ITA/Yamaha), 1min54s264
7) Joshua Coppins (NZL/Yamaha), 1min54s413
8) Steve Ramon (BEL/Suzuki), 1min54s860
9) Tanel Leok (EST/Yamaha), 1min55s232
10) Jonathan Barragan (ESP/KTM), 1min56s083
A DAFRA Motos participa pela primeira vez neste ano como expositora e apoiadora do Congresso FENABRAVE e da EXPOFENABRAVE 2009, evento organizado
pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, que será realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses
Guimarães, em Brasília (DF).
Além de apresentar o lançamento da marca, a ZIG – motocicleta da categoria CUB, e uma outra novidade, a DAFRA expõe em seu estande a atual linha de produtos,
composta pelas motocicletas do segmento street Super 100 e Speed 150; o scooter Laser 150 e a custom Kansas 150.
Para o diretor comercial da DAFRA Motos, Haroldo Barroso, o evento organizado pela FENABRAVE é uma excelente oportunidade para trazer ao debate o cenário
atual do mercado de motocicletas e novas tendências para o setor. “Nosso foco será apresentar a empresa, uma das mais jovens fabricantes de motocicletas do
País, e expor nossa linha de produtos aos participantes da feira”.
Nesta edição do evento, que reúne anualmente executivos e profissionais ligados às concessionárias de veículos automotores de todos os segmentos (automóveis
nacionais e importados, caminhões, ônibus e implementos rodoviários, motocicletas e máquinas agrícolas) são esperados mais de 3 mil pessoas.
Durante o período da EXPOFENABRAVE a equipe comercial da DAFRA estará no estande para receber os visitantes, bem como esclarecer dúvidas e apresentar
detalhes da companhia e seus produtos. “Nossa expectativa é que novos negócios sejam fechados”, afirma Haroldo.
Noriyuki Haga conseguiu apenas a sétima pole position de sua carreira no WSBK, após superar Jonathan Rea numa grande disputa em Nurburgring, na Alemenha.
Depois de andar num ritmo muito forte e ficar no topo de todas as sessões de qualificação, Haga se tornou o segundo piloto, junto com Jakub Smrz, que tirou a pole de Ben Spies.
O britânico Rea resistiu às várias tentativas de seu compatriota, Leon Haslam, mas conseguiu segurar a segunda posição ficando apenas 0s027 na frente do piloto da Stiggy Honda. Na quarta colocação, largará o companheiro de equipe de Haga, Michel Fabrizio, logo na frente de Spies.
Spies, que fez nove poles nesta temporada, caiu durante o segundo treino de qualificação, um pouco antes da Superpole, e não conseguiu acompanhar o ritmo de Haga. O americano largará da quinta posição, após rodar meio segundo mais lento que Haga.
Logo atrás de Spies ficou Troy Corser, que quase ficou for a da Superpole e agora largará da segunda fileira. Deixando a BMW muito feliz em sua corrida de casa, Corser marcou a melhor volta nos estágios iniciais, mas acabou ficando com a sexta posição.
Não tendo conseguido ficar entre os dez melhores durante todo o fim de semana, Max Biaggi levou sua Aprilia para a sétima colocação. O italiano, vencedor da última etapa em Brno, ficou entre os líderes no começo da sessão, mas acabou o dia numa posição positiva, já que seu companheiro Shinya Nakano, não conseguiu se qualificar para a Superpole. O companheiro de equipe de Rea, Carlos Checa, fechou a segunda fila e fez o oitavo melhor tempo.
Dois pilotos britânicos que mostraram que estavam preparados e num bom ritmo durante os primeiros treinos de qualificação foram Tom Sykes e Shane Byrne, que fecharam os dez melhores tempos para a corrida na Alemanha.
A corrida para a décima primeira etapa acontecerá amanhã, e será transmitida pelo canal de TV por assinatura, BandSports, a partir das 7hs da manhã.
Resultados:
1) Noriyuki Haga (JAP/Ducati Xerox), 1min55s489
2) Jonathan Rea (ING/Ten Kate Honda), 1min55s749
3) Leon Haslam (ING/Stiggy Honda), 1min55s776
4) Michel Fabrizio (ITA/Ducati Xerox), 1min55s927
5) Ben Spies (EUA/Yamaha), 1min55s938
6) Troy Corser (AUS/BMW), 1min56s296
7) Max Biaggi (ITA/Aprilia Racing), 1min56s440
8) Carlos Checa (ESP/Ten Kate Honda), 1min56s699
9) Tom Sykes (ING/Yamaha), 1min56s406
10) Shane Byrne (ING/Sterilgarda Ducati), 1min56s663
11) Fonsi Nieto (ESP/Corse Ducati), 1min56s670
12) Makoto Tamada (JAP/Kawasaki), 1min56s683
13) Yukio Kagayama (JAP/Alstare Suzuki), 1min56s901
14) Jakub Smrz (CZE/Guandalini Ducati), 1min57s091
15) Broc Parkes (AUS/Kawasaki), 1min57s098