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Motos elétricas invadem o Salão Duas Rodas

Hoje, a questão da mobilidade está sempre em foco, principalmente nos grandes centros urbanos. Apesar da “lei da física”, ônibus, caminhões, automóveis e motocicletas querem ocupar o mesmo espaço. Além do grande número de veículos, há outro tipo de vilão que paira no ar, literalmente. E não são os helicópiteros, muito menos os aviões, mas sim o monóxido de carbono, o CO2. Desde janeiro, a terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares) está em vigor e alguns fabricantes investiram em motos equipadas com injeção eletrônicas ou movida a etanol. Mais ainda é pouco.

O mercado mundial e o Salão Duas Rodas mostram que os veículos elétricos já não habitam apenas nossos pensamentos. O futuro é hoje e os veículos movidos a energia limpa já são uma realidade concreta. Diversos modelos movidos a energia elétrica foram apresentados no evento. Até mesmo a resolução do Denatran 315/2009 equipara as scooters elétricas com os ciclomotores movidos à combustão. Ou seja, os veículos que rodam com baterias precisam estar equipados com todos os itens de segurança – espelhos, piscas, farol, lanterna, velocímetro, buzina – e, consequentemente, ser emplacados para rodar em vias públicas. Outra prova que os veículos elétricos vieram para ficar é que a Petrobras já montou um “eletroposto” no Rio de Janeiro.

Zero poluição

Uma das grandes novidades mundiais em motos elétricas dos últimos anos, a Zero Motorcycles chega agora também ao Brasil. No Salão Duas Rodas, o Grupo Izzo anunciou oficialmente que vai importar os modelos produzidos pela empresa americana: as off-road X e MX, a trail DS e a supermotard S. Equipados com baterias de ion-lítio, a Zero produz motos com suspensões, freios, enfim uma ciclística de motocicleta e não de scooter como a maioria das opções elétricas em duas rodas. Porém as motos não têm câmbio.

Com autonomia de 80 km e recarga total em quatro horas, a supermotard Zero S, por exemplo, pode atingir 90 km/h. Os preços, por enquanto, ainda são salgados: de R$ 31.000 a R$ 39.000. Mas se você quiser andar de moto com a consciência limpa e emitir zero poluentes as motos da Zero são uma boa opção.

Diversas opções de scooters

Pioneira no Brasil, a MotorZ apresentou no salão paulista a linha 2010 das scooters elétricas SS800 (um motor de 800 watts), S1000 (dois motores de 500 watts cada) e V1500 (um motor de 1500 watts). Os modelos foram aprimorados, principalmente no que diz respeito ao sistemas elétricos e de recarga. Os preços variam entre R$ 6.450 e R$ 6.800). A autonomia é de 40 km e a velocidade máxima varia entre 50 e 60 km/h.
A “nova” Kasinski, que agora pertence à CR Zongshen, também entrou na onda ecologicamente correta. Apresentou o scooter Prima Electra com motor de 2000 W.

Com autonomia de 60 km, o scooter tem velocidade máxima de 50 km/h e conta com um diferencial: um botão que permite selecionar três modos distintos de potência para economizar energia. Em um curto test-ride, nota-se bem a diferença entre os três modos. As grandes dificuldades para motociclistas acostumados com motos a gasolina é a asuência de ruído e também o fato de que, ao acionar o manete de freio o motor elétrico corta e dificulta o equilíbrio. O preço da Prima Electra é de R$ 5.290.
A Traxx também entra na briga pelos volts e exibiu o scooter Vico (R$ 3.577). O modelo poder rodar com velocidade média de 25 km/h e conta com carregador bivolt.

Bicicletas elétricas

O Salão Duas Rodas apresentou ainda outras opções ecologicamente corretas de transporte, além de motos e scooters. Muitas bicicletas elétricas também estavam expostas no Pavilhão Anhembi. Feitas para quem curte as bikes como meio de transporte, os motores elétricos de bicicletas servem como auxiliares do pedalar, que auxiliam em subidas ou trajetos mais longos.

Alguns empresários do setor, como Ricardo de Féo, da recém criada General Wings, enxerga nas bicicletas elétricas um promissor mercado. “Até 2014 devem ser vendidas 8 milhões de bicicletas por ano no Brasil. Pelo menos 200 mil delas devem ser elétricas”, acredita. Para abocanhar uma fatia desse setor, a General Wings lança alguns produtos no Salão: dois kits que permitem transformar sua bicicleta em uma elétrica, além de três outros modelos já equipados com o motor elétrico. Os preços das bicicletas completas variam entre R$ 1.890,00, o modelo nacional, até R$ 7.490, a versão top de linha importada dos Estados Unidos.

Nessa 10ª edição do Salão Duas Rodas, os veículos elétricos mostraram que são mais que uma tendência, já são uma realidade.

FOTOS: Gustavo Epifanio

MotoGP: Jorge Lorenzo chegou à Lua

Uma corrida sem fortes emoções. Foi desta forma que Jorge Lorenzo venceu a décima quarta etapa do Mundial de Motovelocidade, no circuito de Estoril, em Portugal.

De uniforme novo — macacão e carenagens ilustrados por uma campanha de um novo carro da Fiat — o jovem piloto da Yamaha largou na pole position, mas como de costume foi ultrapassado por Daniel Pedrosa, da Repsol Honda, que saiu na quarta colocação e pulou para frente.

Valentino Rossi — também com novo uniforme —, em um dia de pouca inspiração, ficou em terceiro na largada e logo foi ultrapassado por Casey Stoner, que voltou ao grid hoje, depois de enfrentar problemas de saúde. Pedrosa não sustentou a liderança e antes da primeira volta ser completada já havia sido ultrapassado por Lorenzo.

A Ducati nas mãos de Stoner parecia que podia brigar pelo lugar mais alto do pódio. O australiano foi para cima, passou Pedrosa e assegurou a segunda posição. O bom acerto da motocicleta de Lorenzo, a falta de ritmo de Stoner, a despretensão de Pedrosa e o péssimo dia de Rossi, fizeram com que a corrida não proporcionasse muitas disputas e as quatro primeiras colocações ficaram assim, respectivamente.

Colin Edwards, da Yamaha Tech 3, fez uma prova regular e se manteve no quinto lugar por toda a prova. Quem fez uma bela apresentação em Portugal foi o espanhol Toni Elias, da Honda Gresini, que largou em décimo terceiro, ganhou muitas posições e em uma chegada eletrizante, recebeu a bandeirada em sexto, alguns centímetros à frente de Andrea Dovizioso, piloto da Honda de fábrica.

Com essa vitória Lorenzo fica a 18 pontos do ainda líder Valentino Rossi, restando três etapas para o fim da temporada 2009 da MotoGP. As feras da classe rainha da motovelocidade voltam às pistas no dia 18 de outubro, no circuito de Phillip Island, na
Austrália.

Confira os tempos de hoje em Estoril:

1) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 45min35s522

2) Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 45min41s816

3) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 45min45s411

4) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 45min58s950

5) Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 46min08s174

6) Toni Elias (ESP/Honda Gresini), 46min11s231

7) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 46min11s245

8) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 46min14s352

9) James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 46min19s615

10) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 46min28s385

11) Randy De Puniet (FRA/LCR Honda), 46min31s220

12) Marco Melandri (ITA/Hayate Racing), 46min40s037

13) Niccolo Canepa (ITA/Pramac Racing), 46min40s060

14) Gabor Talmacsi (HUN/Scot Racing), 47min02s821


Confira a classificação do Campeonato:

1) Valentino Rossi 250, pontos

2) Jorge Lorenzo, 232

3) Dani Pedrosa, 173

4) Casey Stoner, 170

5) Andrea Dovizioso, 142

6) Colin Edwards, 134

7) Loris Capirossi, 97

8) Randy De Puniet, 93

9) Marco Melandri, 91

10) Toni Elias, 90

11) Chris Vermeulen, 90

12) Alex De Angelis, 88

13) James Toseland, 85

14) Nicky Hayden, 81

15) Mika Kallio, 51

16) Niccolo Canepa, 38

17) Gabor Talmacsi, 14

18) Sete Gibernau, 12

19) Yuki Takahashi, 9

20) Aleix Espargaro, 8

(Fonte: Equipe MOTO.com.br - André Jordão) - 04/10/2009
Dafra Motos anunciou nova parceria

Às vésperas do mais importante evento para o segmento de duas rodas do País, a DAFRA Motos apresenta oficialmente seu mais novo parceiro, a Haojue, empresa pertencente ao Dachangjiang Group (DCJ), maior fabricante de motocicletas da China e um dos líderes mundiais nesse setor.

O modelo de negócios da DAFRA, que tem como uma das principais metas oferecer ao mercado produtos de qualidade a um preço acessível, foi constituído prevendo a associação da empresa brasileira a parceiros estratégicos internacionais.

Segundo Creso Franco, presidente da DAFRA, o conceito é estabelecer relações com grandes empresas do setor de duas rodas que possuem atuação global, grande experiência e excelência na área de Pesquisa & Desenvolvimento e que tenham real empenho em satisfazer plenamente os consumidores, inclusive os brasileiros. “Entendemos que para uma empresa jovem como a DAFRA, nada mais natural do que procurar aprender com as melhores. Atuar no mercado brasileiro nos impõe inúmeros desafios, pois temos grandes marcas e um público exigente. Nossa associação à Haojue, e recentemente à TVS Motor Company, nos coloca numa posição ainda mais competitiva para enfrentar esses e outros desafios”.

Com quase duas décadas de história, a Haojue ocupa posição de destaque, sendo reconhecida durante três anos consecutivos como a “Marca Top da China” e alcançando números surpreendentes. “Desde 2003, somos o grupo número um da China, tanto em produção quanto em vendas. Para nós isso é um fato a se destacar, tendo em vista que concorremos com mais de cem fabricantes de motocicletas em nosso país”, explica Su Lifeng, diretor comercial do DCJ Group. “Apesar da crise mundial, o market share da companhia no mercado interno registrou crescimento entre janeiro e setembro deste ano, por isso estamos confiantes de que conseguiremos chegar ao volume planejado de 3 milhões de unidades produzidas e vendidas em 2009, número superior do que o alcançado em 2008, quando fabricamos 2,96 milhões de motocicletas”.

Embora possa surpreender que a China tenha mais de uma centena de empresas em atuação, esse número tem fundamento. O país é atualmente o maior mercado de motocicletas do mundo e o maior fabricante e exportador de duas rodas do planeta. Somente em 2008, cerca de 16 milhões de unidades foram vendidas no mercado chinês e aproximadamente outras 10 milhões de unidades foram exportadas. “Levando-se em consideração o volume de produção e vendas, o DCJ ocupa uma posição entre as cinco maiores fabricantes de motocicletas do mundo. No entanto, não acreditamos que apenas esses números podem definir a posição de uma companhia. Nossa meta é nos fortalecer cada dia mais para ser uma das marcas de motocicletas mais importantes do mundo em termos de qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento e influência. E os resultados dos últimos anos mostram que estamos no rumo certo: obtivemos a liderança em vendas no mercado interno e a co-liderança em satisfação de clientes, junto com as empresas lideres mundiais que atuam em nosso país”.
“A DAFRA é uma indústria brasileira jovem e dinâmica. Compartilhamos idéias semelhantes relacionadas à filosofia de trabalho, marketing e atendimento ao cliente. Acreditamos que a parceria entre DCJ/Haojue e DAFRA resultará em progresso para ambas as empresas e na conquista de novos clientes a partir do lançamento de produtos altamente competitivos”, afirma Lifeng.

Qualidade e tecnologia para atender o consumidor brasileiro

Para Creso Franco, o mercado brasileiro tem algumas características marcantes, como foco na qualidade e tecnologia de produto. Isso significa que o consumidor espera que as empresas atuantes neste setor busquem constantemente novas tecnologias. “Acredito que o desafio para todos nós é encontrar soluções que satisfaçam as exigências dos consumidores brasileiros”.

Na China e nos mercados onde estão presentes, os produtos Haojue se destacam dos demais concorrentes em aspectos como confiabilidade e durabilidade. Para manter esse patamar, a empresa não poupa esforços em melhorias, dando atenção especial a pesquisas de mercado para o lançamento de novas motocicletas e pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias visando atender diferentes demandas de diferentes clientes e mercados.

“Com relação à qualidade, nossas premissas são ‘ter foco no cliente’ e ‘melhoria continua na busca pela perfeição’. Não importa se estamos falando de novos ou antigos produtos, todos são guiados por satisfazer e superar as necessidades dos clientes. Para isso, combinamos sistemas de Gestão Total da Qualidade (TQM), além de investirmos em materiais e componentes de alto padrão e no completo controle de produto, envolvendo testes de desempenho, confiabilidade e durabilidade. E tudo isso já está incorporado no Smart, nosso primeiro lançamento conjunto no Brasil”, explica Lifeng.

O grupo DCJ conta, ainda com equipamentos de alta tecnologia, uma equipe de engenheiros especializados na gestão e controle da qualidade, eficaz sistema de pós-venda e completo atendimento às normas internacionais. “Toda esta dedicação rendeu à Haojue cinco estrelas por cinco anos consecutivos por ter alcançado melhor confiabilidade, qualidade de serviço, satisfação nas demandas de cliente e eficiência de custos”.

Quanto ao nível de modernização tecnológica, o Grupo DCJ desenvolve modelos de motocicletas clássicos e consagrados no mercado interno e externo no Centro de Tecnologia Haojue e em cooperação na Europa. Também coopera com a DCJ SMC (Suzuki Motor de Cooperation), SMRC (Suzuki Motorcycle Research and Development Center), primeira empresa de desenvolvimento de tecnologia para motocicletas e uma das bases de desenvolvimento da Suzuki Japão para mercados globais. Isso significa uma estreita cooperação entre profissionais chineses e japoneses no desenvolvimento de produtos top.

Inovação, eficiência e qualidade no desenvolvimento de novos produtos são garantidas por fatores integrados, como excelente organização de desenvolvimento, apoio de um grande número de profissionais qualificados, métodos avançados de desenvolvimento, processo científico de gestão do desenvolvimento e um rigoroso sistema de avaliação de produtos.

Smart 125: primeiro produto DAFRA Haojue

Modelo projetado para ser uma eficiente solução para a mobilidade nos grandes centros urbanos, o scooter Smart 125 é o primeiro produto nascido da parceria entre DAFRA Motos e Haojue.

Equipado com motor OHC (Over Head Camshaft) de 124,6 cm3, quatro tempos, monocilíndrico e sistema de injeção eletrônica Mikuni, o scooter registra potencia máxima de 10,3 cv a 8.000 rpm e torque de 9,6 N.m a 7.000 rpm.

O desempenho alcançado pelo Smart, aliado aos benefícios da transmissão automática CVT (Continuous Various Transmission) e a um projeto ergonômico especialmente adequado ao porte do brasileiro – com a altura do solo certa e alguns centímetros a mais no comprimento -, resultam num modelo que se adapta perfeitamente às condições do trânsito nas grandes cidades.

Disponível nas cores preto, grafite, vinho e amarelo, o Smart 125 tem 1 ano de garantia, sem limite de quilometragem, e já está sendo produzido na fábrica da DAFRA em Manaus (AM). O Smart deve chegar à rede de concessionárias em outubro, e preço público sugerido, segundo Franco, é de R$ 6,190,00.

(Fonte: Equipe MOTO.com.br ) - 04/10/2009
Brasileiro de Velocross próximo do fim

A cidade de Amambaí, no MS, será palco da penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross. A prova acontece hoje e amanhã e pode definir mais alguns campeões da temporada 2009.

Até o momento, a única categoria decidida é a VX3 especial, em que Leonardo Muller já é campeão antecipado. Ele venceu nada mais do que quatro das seis baterias da competição e assegurou o título com duas etapas de antecipação.

Agora, em Amambaí, é a vez de Márcio dal Solio, na VX3 nacional, e Jackson Keil, na Força Livre Nacional, tentarem garantir o título por antecipação. A situação mais confortável é a de Márcio, que precisa apenas da vitória para conquistar o título. Jackson, além de vencer, precisa torcer para que Fabiano Ribeiro não consiga um bom resultado.

Jackson, aliás, tem tudo para ser um dos grandes nomes do Velocross brasileiro em 2009. Além da Força Livre Nacional, ele lidera também a categoria 250cc até 4 tempos. Nas duas principais categorias da competição, porém, a briga pelo título está muito acirrada. Na VX2, Paulo Stédile lidera com dez pontos de vantagem sobre Paulo Henrique Krutzsch.

Na VX1, três pilotos ainda brigam pelo título. Na terceira colocação e 26 pontos atrás do líder, Paulo Stédile corre por fora. A briga mesmo parece ficar entre Paulo Krutzsch e Luciano de Oliveira. Apenas seis pontos separam os dois. A 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocross é promovida pela FEMEMS e possui supervisão da CBM.

(Fonte: Equipe MOTO.com.br ) - 27/09/2009
Michel Fabrizio cravou sua primeira pole

Michel Fabrzio conseguiu sua primeira pole position no campeonato Mundial de Superbike em Ímola. Após um último esforço o italiano rebaixou Ben Spies do primeiro posto.

Ao que parecia, Spies tinha a pole assegurada faltando dois minutos para o fim dos treinos com o tempo de 1min47s778. O tempo foi suficiente para deixar seu rival ao título, Noriyuki Haga, na quarta colocação.

Fabrizio, que foi o melhor em todas as sessões de treinos antes do Superpole, conseguiu entrar na pista para dar sua última volta momentos antes do fim dos treinos. O romano tomou a ponta do americano por apenas quatro centésimos de segundo.

Indiscutivelmente essa foi a sessão de treinos mais excitante do ano. As disputas pelas posições nas primeiras fileiras foram decididas na última hora, com Fabrizio e Jonatha Rea deixando para o final para dar sua última tentativa. Rea largará da terceira colocação.

Jakub Smurz lidera a segunda fila na quinta colocação e deu á equipe Guandalini Ducati um motivo para comemorar, mesmo tendo caído nos estágios finais e dado um trabalho extra a equipe.

A Aprilia tem motivos para comemorar. O favorito do público, Max Biaggi, foi o melhor piloto da marca e largará na sexta posição, mas foi Marco Simoncelli que roubou a cena ficando um pouco mais atrás com o oitavo melhor tempo.

O campeão mundial da 250GP mostrou habilidade ao conseguir de última hora entrar na Superpole. O futuro piloto da Gresini Honda na MotoGP foi calorosamente recebido por seus fãs italianos e mesmo não tendo conseguido nada melhor que a oitava posição, é um resultado importantíssimo para sua primeira aparição no WSBK.

Entre as duas Aprilias ficou Shane Byrne que fez uma boa sessão para a prova de casa de sua equipe Sterilgarda Ducati, e marcou o sétimo melhor tempo.

Na nona posição ficou a BMW do australiano Troy Corser. Logo atrás dele, fechando os dez melhores, a Stiggy Honda do britânico Leon Haslam com um tempo de 1min48s992.

Just outside the top eight, Troy Corser couldnt make it three shootout showings in a row as he proved a casualty of Simoncellis actions in Q2, the BMW rider settling for ninth.

A décima segunda rodada do Campeonato Mundial de Superbike acontecerá amanhã, em Ímola, na Itália, e será transmitida pelo canal de TV por assinatura, BandSports a partir das 7hs da manhã.

Resultados:

1) Michel Fabrizio (ITA/Ducati Xerox), 1min47s735s

2) Ben Spies (EUA/Yamaha), 1min47s778

3) Jonathan Rea (ING/Ten Kate Honda), 1min47s834

4) Noriyuki Haga (JAP/Ducati Xerox), 1min47s885

5) Jakub Smrz (CZE/Guandalini Ducati), 1min48s156

6) Max Biaggi (ITA/Aprilia Racing), 1min48s665

7) Shane Byrne (ING/Sterilgarda Ducati), 1min49s092

8) Marco Simoncelli (ITA/Aprilia Racing), 1min49s338

9) Troy Corser (AUS/BMW Motorrad), 1min48s971

10) Leon Haslam (ING/Stiggy Honda), 1min48s992

11) Lorenzo Lanzi (ITA/DFX Corse Ducati), 1min49s060

12) Fonsi Nieto (ESP/DFX Corse Ducati ), 1min49s105

13) Carlos Checa (ESP/Ten Kate Honda), 1min49s168

14) Ryuichi Kiyonari (JAP/Ten Kate Honda), 1min49s340

15) Matthieu Lagrive (FRA/Althea Honda), 1min49s641

(Fonte: Equipe MOTO.com.br ) - 27/09/2009
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Sobre o Portal da General Osório

O Portal da General Osório foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua General Osório (boca das motos) no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de Motociclismo.