Valentino Rossi venceu hoje o Grande Prêmio da República Tcheca, quando seu companheiro de equipe e rival na disputa pelo título, Jorge Lorenzo, caiu faltando apenas cinco voltas para o fim. Com o abandono de Lorenzo e a ausência de Casey Stoner, Rossi aumenta sua vantagem para 50 pontos, com seis etapas para serem disputadas.
Diante de uma platéia de quase 140,000 fãs, a dupla da Fiat Yamaha estava 10 segundos na frente do resto do contingente, numa bela briga pelo primeiro lugar. Principalmente após sua desistência em Donington Park, Lorenzo queria desesperadamente pontos e, por isso, forçou demais a moto e perdeu o controle de sua M1, quando fazia a curva tentando segurar a primeira posição.
Mais uma vez, só de saber que “O Doutor” estava cutucando atrás de sua moto para voltar ao topo, o jovem espanhol cedeu à forte pressão e não pontuou pela segunda vez consecutiva, perdendo importante terreno na corrida pelo título.
Daniel Pedrosa, que vinha em terceiro, herdou a segunda posição após a queda de Lorenzo e estava 14 segundos atrás de Rossi. Atrás de Pedrosa, seu companheiro de equipe, Andréa Dovizioso, e Toni Elias duelaram pela terceira colocação. O piloto da Honda Gresini levou a melhor e subiu ao pódio.
Somente há um décimo de segundo atrás de Dovizioso vinha Loris Capirossi e sua Rizla Suzuki num ótimo resultado para a marca, a quinta posição. Enquanto isso, Nicky Hayden, que largou na oitava posição, conquistou o sexto lugar sendo o piloto número um da Ducati Marlboro.
O compatriota de Hayden, Colin Edwards, da Monster Yamaha, ficou desapontado com seu sétimo lugar, já que perdeu duas posições desde a largada. Os americanos esperam bons resultados para a próxima etapa, em Indianápolis.
Alex De Angelis, da Honda Gresini, James Toseland, da Monster Yamaha e Randy de Puniet, da LCR Honda, foram oitavo, nono e décimo respectivamente, fechando os dez melhores em Brno.
Mika Kallio bateu em Marco Melandri quando freou tarde e acertou em cheio a moto de Melandri, na penúltima volta, fazendo com que os dois fossem para o chão.
A próxima rodada do Campeonato Mundial de Motovelocidade acontecerá no dia 30 de agosto, em Indianápolis, nos Estados Unidos.
Resultados:
1) Valentino Rossi (TA/Fiat Yamaha), 43min08s991
2) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 43min20s757
3) Toni Elias (ESP/Honda Gresini), 43min29s747
4) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 43min30s409
5) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 43min30s529
6) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 43min34s535
7) Colin Edwards (EUA/Monster Yamaha), 43min34s667
8) Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini), 43min43s100
9) James Toseland (ING/Monster Yamaha), 43min44s608
10) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 43min48s815
11) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 43min49s767
12) Niccolo Canepa (ITA/Pramac Racing), 43min59s652
13) Gabor Talmacsi (HUN/Scot Racing), 44min08s179
Classificação:
1) Valentino Rossi, 212 pontos
2) Jorge Lorenzo, 162
3) Casey Stoner, 150
4) Daniel Pedrosa, 135
5) Colin Edwards, 112
6) Andrea Dovizioso, 107
7) Randy De Puniet, 80
8) Marco Melandri, 79
9) Loris Capirossi, 77
10) Chris Vermeulen, 72
11) Alex De Angelis, 68
12) Toni Elias, 63
13) James Toseland, 62
14) Nicky Hayden, 57
15) Mika Kallio, 34
16) Niccolo Canepa, 32
17) Sete Gibernau, 12
18) Yuki Takahashi, 9
19) Gabor Talmcsi, 8
A edição 2009 do Campeonato Brasileiro de Motocross tem seus primeiros campeões. Após o primeiro dia de provas em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, pilotos de três categorias levaram o título de forma antecipada. Na MXJr, a briga promete esquentar ainda mais na última prova do ano em Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
Na MX3 Cristiano Lopes levou o título apesar de terminar a corrida na segunda colocação. Liderou parte da prova, mas perdeu a ponta para Milton Becker, o Chumbinho, que venceu a quarta prova seguida no ano. Mantendo a regularidade, Lopes segurou a pressão de Mariana Balbi nas quatro voltas finais para conquistar o título.
“Sabia que precisava ser o segundo porque senão eu levava a decisão para a última prova. Saio daqui com o título, o meu quarto em brasileiros, e vamos comemorar muito hoje. Ganhei nas etapas que precisava e mantive a regularidade nas outras. Isso é que faz um campeão”, finalizou o vencedor.
Fora das duas primeiras etapas por conta de uma contusão em treinos, Milton Becker deixa para 2010 a possibilidade de conquistar o 15º título brasileiro. “Adoro andar nessa pista que realmente é uma pista legítima de motocross, larga, tem muitas subidas, descidas e facilita a recuperação de posições. Acho que amanhã teremos um espetáculo muito bonito”, antecipa.
Mariana Balbi se recuperou dos erros das duas últimas etapas e voltou ao pódio da MX3 com a terceira colocação. Nicomedes Filho foi o quarto e Alexandro Martins fechou o pódio na quinta colocação.
Das provas realizadas no sábado, somente na MXJr o campeonato não se decidiu. Eduardo Lima, o Dudu, e Gabriel Gentil fizeram uma boa briga, com vantagem para o piloto do Team Honda, que abriu boa vantagem e venceu confortavelmente. “Gostaria de dedicar a vitória para o meu irmão que está contundido e, hoje, graças a Deus deu tudo certo para mim”, declarou o vencedor.
Líder do campeonato com 152 pontos, Rodrigo Rodrigues terminou a prova na quarta colocação. Entretanto, o piloto demonstra cautela para falar sobre a conquista do campeonato. “Melhorou um pouco aumentando a minha vantagem, mas só devemos comemorar depois que a prova termina, ainda não tem nada ganho, nada confirmado”, ressaltou.
Gabriel Gentil voltou ao pódio com a segunda colocação, tirando a hegemonia de 100% obtida pelo Team Honda nas duas últimas provas. Hector Assunção terminou a corrida em terceiro e está a apenas um ponto de Gustavo Takahashi, que terminou em quinto, mas se mantém em segundo na tabela de classificação da MXJr.
Nas categorias infantis, o gaúcho Enzo Lopes e o catarinense Rodrigo Riffel (LEM Corse/EMX/ASW) confirmaram as expectativas e conquistaram os campeonatos na 50cc e 65cc. Para Enzo, que completa dez anos de idade neste domingo, a alegria foi em dose tripla, já que além do campeonato, venceu as provas dessas duas baterias.
Com a segunda colocação na prova desse sábado, Rodrigo Riffel levou o título da 65cc. Apesar de não ter feito um bom começo de prova, o piloto da LEM Corse recuperou as posições e se consagrou em Cachoeiro. José Brayam Soares terminou em terceiro, Pedro Henrique Bueno foi o quarto colocado e Kioman Navarro fechou o pódio da 65cc em quinto.
Na 50cc Gabriel Gomes foi o segundo colocado, quase 30 segundos atrás do vencedor. Arthur Todeschini ficou com a terceira posição, Lucas Cuzuol em quarto e Gulherme Rodrigues completou os cinco primeiros.
A “nova” Kasinski, agora controlada pela CR Zongshen, empresa sino-brasileira, passa a comercializar a linha 2010 dos quatro modelos acima de 250cc.
A custom Mirage 250 tem preço sugerido de R$ 15.990,00. Já a naked Comet 250 sai por R$ 14.990,00. Já a carenada Comet GTR custa R$ 17.990,00. O valor da esportiva GT 650R é de R$ 27.900,00.
Todas as motos contam com motores de dois cilindros em “V”, com duplo comando no cabeçote e equipadas com injeção eletrônicas. Os molelos, montados no Brasil, utilizam tecnologia da coreana Hyosung. Informações, acesse: www.kasinski.com.br
Segundo informações da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a Dafra e a BMW tiveram um projeto em conjunto aprovado para a produção de motocicletas da marca alemã em Manaus (AM).
Em nota sobre futuros investimentos na Zona Franca de Manaus, a Superintendente da Suframa, Flávia Grosso, deixou escapar: “Um projeto que merece destaque é o da Dafra da Amazônia que está trazendo uma linha de motocicletas acima de 450 cilindradas com a marca BMW”.
As assessorias de imprensa de Dafra e BMW confirmaram as negociações, porém não revelaram detalhes do projeto.
Ontem, em Los Angeles, teve inicio a décima quinta edição do X-Games num Staples Center lotado, para ver a disputa do Step Up, onde o campeão do ano passado, Ricky Carmichael, tentou bater o recorde de 35 pés.
Seis pilotos estavam na disputa: Kevin Windham, Jeremy McGrath, Matt Buyten, Brian Deegan, Ronnie Renner e Ricky Carmichael.
A posição inicial da barra foi nos 26 pés, aproximadamente 8 metros, e todos os pilotos passaram. Quando chegou aos 29 pés, 8.83m, o piloto Deegan foi o primeiro a não ultrapassar a barra.
Com um problema na moto, Buyten quase perdeu a chance de pular os 30 pés, pois sua moto não ligava. Seu mecânico teve que dar um impulso para que então prosseguisse na disputa.
Quando a barra foi colocada nos 31 pés, o piloto Windham não conseguiu pular o obstáculo e foi o segundo a sair da prova.
Aos 33 pés, 10m, os quarto pilotos restantes mostravam grande facilidade ao ultrapassar a barra. Chegou-se até a se cogitar que seria fácil bater o recorde de 35 pés (10.6m) de Tommy Clowers.
Buyten foi o terceiro piloto a ficar para trás, quando derrubou a barra aos 34 pés, 10.36m. Renner, o único com uma moto 250cc 2 tempos, também não conseguiu passar os 34 pés e a pressão ficou toda em cima de Carmichael para a quebra do recorde dos 35 pés.
Carmichael, por sua vez, não conseguiu a façanha e a disputa continuou entre ele e Renner nos 35 pés. Os dois pilotos tinham duas tentativas cada e mesmo assim, não conseguiram ultrapassar a barra em segurança.
Uma nova chance foi dada aos dois. Renner novamente não saltou o bastante e Carmichael, acabou caindo de ombro na aterrissagem, antes mesmo que a parte dianteira de sua moto tocasse a rampa.
Como nenhum dos dois conseguiu ultrapassar os 35 pés, e Carmichael não estava em condições de fazer uma nova tentativa, os dois pilotos ficaram com o ouro e certamente fizeram história, o primeiro ouro duplo do Step Up.
Hoje a noite, ás 21h30, a ESPN Brasil transmitirá ao vivo de Los Angeles a prova do Super X Adaptado, especial para deficientes físicos, e às 23h00, o MotoX Best Trick, que contará com a presença dos melhores pilotos do estilo livre da atualidade.