Na contramão das tendências mundiais, a Yamaha apresentou na Europa o modelo 2010 da off-road YZ 450F alimentado por carburador. Na última semana, a Honda havia lançado a CRF250R, da mesma categoria, com um moderno sistema de injeção eletrônica.
Apesar da “bola fora”, a montadora japonesa alega que foram feitas mudanças nos acertos de carburação para otimizar o desempenho do motor de um cilindro e cinco válvulas refrigerado a líquido. Além disso, a Yamaha anunciou diversas mudanças ciclísticas para melhorar o desempenho da YZ450F 2010 nas pistas de motocross.
A Harley-Davidson V-Rod Muscle não é o modelo mais potente da marca norte-americana e também não contorna curvas tão bem quanto a sua irmã mais nova, XR 1200. Além disso, não é a mais confortável da linha se compararmos com a Electra Glide Ultra Classic. Porém, a Muscle é um moto de personalidade forte, radical de corpo e alma. Já que conta com design arrojado traduzido pelo porte avantajado e pelo belo motor “V2” desenvolvido em parceria com a Porsche. Assim, a “power cruiser” da Harley traz a tradição centenária da marca, porém com os olhos voltados para o futuro. No Brasil, a nova integrante da família V-Rod custa R$ 82.900,00.
O motociclista viaja literalmente pelas linhas angulosas desta versão mais apimentada da V-Rod, cujo desenho foi inspirado nos muscle cars americanos, como Mustang, Dodge e Camaro. Os ângulos retos ficam mais evidentes pelas tomadas de ar posicionadas nas laterais do tanque de combustível e também pela moldura do radiador. A nova HD recebeu um generoso pneu 240 mm na traseira, que completa seu porte imponente, já que a moto mede 2,410 m de comprimento e pesa 292 kg (a seco).
A Muscle também apresenta outros diferenciais na parte estética que podem ser decisivos na hora de comprar uma moto quase que exclusiva: lanterna traseira com LEDs embutidas sobre o pequeno pára-lama e piscas colocados estrategicamente na haste do retrovisor. Isso sem falar nas rodas de liga leve de cinco raios. Além disso, os escapes, posicionados um de cada lado da moto, dão equilíbrio ao conjunto. Outro detalhe do modelo são os fios embutidos no interior do guidão, oferecendo um ar mais clean à dianteira da motocicleta.
MOTOR E CICLÍSTICA
Lançada em 2001, a Harley-Davidson V-Rod foi o primeiro modelo da história da marca norte-americana a ser equipado com refrigeração líquida. O desenvolvimento foi feito em parceria com a alemã Porsche. A versão Muscle, modelo 2009, conta com o propulsor da família Revolution de dois cilindros em “V” a 60º de 1250 cc. Para um melhor rendimento, a “power cruiser” da Harley está equipado com câmbio de marchas e sistema de injeção eletrônica de combustível. A potência máxima divulgada pela marca é de 122 cv a 8250 rpm e o torque de 11,7 kgf.m a 7000 rpm.
Apesar do número impressionante – para uma Harley – , a Muscle não é o modelo mais potente da linha V-Rod, já que a Night Rod Special, outra integrante da família, produz 125 cv. Porém o motor da Muscle oferece muita força em baixas e médias rotações, que reforça a segurança do motociclista nas retomadas e ultrapassagem. Justamente em função de sua potência e faixa máxima de rotação, este propulsor apresenta um caráter esportivo. Exigindo que o motociclista gire o acelerador com vontade para que o motor atinja rotações mais altas que os outros V2 da marca americana.
Este radical modelo da Harley oferece uma boa ciclística. Na dianteira tem suspensão invertida de 43 mm de diâmetro e disco duplo de 300 mm com pinça de quatro pistões. Já na traseira, o tradicional duplo amortecedor com ajuste na pré-carga da mola e freio de disco simples também de 300 mm. Mesmo em condições adversas - o primeiro contato com o modelo foi em uma pista fechada, com retas curtas e curvas fechadas – o conjunto suspensão/freios se comportou bem, dentro de sua proposta estradeira.
NA PRÁTICA
Subir na HD Muscle é privilégio de poucos, já que esta exclusividade custa quase R$ 83 mil. Ao pilotar a moto, a primeira impressão que se tem é que a moto é baixa – informação que pode ser confirmada pela altura do assento - 640 mm. Isso ajuda bastante em manobras. Para motociclistas com 1,70 m de altura, a sensação é que você estará pilotando uma autêntica chopper, em função do guidão reto, os braços ficam esticados. Como as pedaleiras são bastante avançadas, as pernas ficam pouco flexionadas. Ou seja, a ergonomia para os baixinhos (como eu) fica prejudicada. Porém, o banco é bem confortável, já que oferece espuma de boa densidade e um pequeno encosto para a coluna do piloto.
A HD Muscle estranha um pouco as curvas, principalmente as mais fechadas. Ao inclinar a moto, as pedaleiras raspam com facilidade no asfalto. O pneu de 240 mm traz um ganho estético, porém a moto perde em agilidade e mobilidade . Bem ao estilo americano, essa musculosa custom foi concebida para rodar pelas highways americanas de asfalto perfeito e longas retas e não em estradas com retas curtas e trechos de serra travados.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: Revolution, dois cilindros em “V”, a 60º, refrigerado a águar
POTÊNCIA MÁXIMA: 122 cv a 8250 rpm
TORQUE MÁXIMO: 11,7 Kgf.m a 7000 rpm
CAPACIDADE CÚBICA: 1250 cm³
DIÂMETRO X CURSO: 105 mm x 72 mm
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO: Injeção Eletrônica de Combustível
TAXA DE COMPRESSÃO: 11.5:1
SISTEMA DE PARTIDA: Elétrica
CÂMBIO: Cinco velocidades
TRANSMISSÃO FINAL: Correia dentada
CAPACIDADE DO TANQUE: 18,9 litros
CHASSI: Duplo berço em aço
SUSPENSÃO DIANTEIRA: Telescópica invertida de 43 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA: Duplo amortecedores com regulagem de pré-carga
FREIO DIANTEIRO: Disco duplo de 300 mm, com quatro pistões
FREIO TRASEIRO: Disco simples de 300 mm
RODA/PNEU DIANTEIRO: Liga-leve de cinco raios, 120/70-19
RODA/PNEU TRASEIRO: Liga-leve de cinco raios, 240/40-18
COMPRIMENTO: 2410 mm
DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS: 1700 mm
ALTURA DO ASSENTO: 640 mm
ALTURA DO SOLO: 105 mm
PESO SECO: 292 Kg
CORES: Preta, Prata, azul e vermelha
PREÇO: R$ 82.900,00
Com muita vontade de voltar a vencer no circuito britânico de Donington Park, Valentino Rossi acelerou mais que os outros competidores e conseguiu mais uma pole position na sua carreira, esta manhã nos treinos de classificação.
O italiano cravou um tempo de 1min28s116, com isso largará na frente amanhã na Inglaterra. Daniel Pedrosa colocou a Repsol Honda na primeira fila, bem ao lado de Rossi, com um giro de 1min28s211. Jorge Lorenzo, companheiro de equipe de Rossi na Yamaha, também andou rápido e com 1min28s402 ficou em terceiro.
Casey Stoner, da Ducati, largará em quarto. Completando os cinco melhores tempos, vem Andrea Dovizioso, que com 1min28s778, ficou em quinto. Amanhã a partir das 11h30min, as feras da classe máxima do motociclismo entram na pista inglesa para disputar mais 25 pontos.
Confira os tempos de hoje:
1) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min28s116
2) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min28s211
3) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min28s402
4) Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 1min28s446
5) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda) 1min28s778
6) Colin Edwards (EUA/Yamaha Tech 3), 1mins28s865
7) Marco Melandri (ITA/Hayate Racing), 1mins29s065
8) Toni Elias (ESP/Honda Gresini), 1min29s175
9) James Toseland (ING/Yamaha Tech 3), 1min29s270
10) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min29s434
11) Mika Kallio (FIN/Pramac Racing), 1min29s599
12) Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini), 1min29s600
13) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki), 1min30s098
14) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min30s153
15) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 1min30s268
16) Niccolo Canepa (ITA/Pramac Racing), 1min30s572
17) Gabor Talmacsi (HUN/Scot Racing), 1min31s193
O Johnnie Wash, centro de customização e serviços para motocicletas, acaba de finalizar seu primeiro projeto 100% hand made de sua garagem de customização: a Rat Bike 92. A produção, que teve duração de seis meses, traz ousadia e raízes “old school” para os amantes de motocicletas custom.
“O design é baseado em uma Rat Rod da década de 40. Este estilo era bastante comum nas pistas de corrida de Boneville da época, quando as provas eram realizadas no deserto de sal.”, explica Ricardo Medrano, proprietário do Johnnie Wash.
A Rat Bike 92 foi criada a partir de uma Harley Davidson com motor de 1340 cilindradas. A transmissão é feita por um câmbio sequencial de cinco marchas, operado manualmente. Na parte de ignição, a 92 traz bobina Accel Super Coil, módulo Crane Dual, velas e cabos Screaming Eagle Tri Platinum.
Para manter a segurança e conforto desta possante máquina, o Johnnie Wash optou pela utilização de discos de freio EBC Brakes, suspensão dianteira Showa 45 e banco em couro com molas de torção de fabricação própria. “A 92 é uma motocicleta imperdível, recheada de componentes de primeira linha e que ficou excelente em ciclística e velocidade de acordo com o que foi projetado. Ainda mais por ter sido a primeira da garagem 100% hand made”, finaliza Medrano.
Ficha Técnica: Rat Bike 92
Rodas e Pneus:
Rodas raiadas 16x3"
Pneus Avon Gangster Mt 90 x 16
Estilo e Performance:
Frame Johnnie Wash Rigid
Motor 1340cc Evolution V2
Comando Crane Fireball 308
Ignição Crane dual
Velas Screaming Eagle Tri Paltinum
Cabos Screaming Eagle
Carburação Delorto dupla horizontal
Mesa 7º Johnnie Wash design
Freios Performance Machine
Discos EBC Brakes
Cambio sequencial 5 marchas manual
Comandos avançados Johnnie Wash
Handlebar controls Performance Machine
Tanque Johnnie Wash design
Bancos em couro com molas de torção Johnnie Wash
Suspensão dianteira Showa 45º
Faróis H3 Headwinds
Está em fase final de testes a linha 2010 dos scooters elétricos da Motor Z. Os modelos receberam melhorias nos circuitos, baterias e freios. O objetivo é melhorar o desempenho das scooters, agora denominadas “ciclo-elétricas”, conforme a nova resolução do Denatran (315/2009).
Todos os produtos da Motor Z já atendem às novas regras, pois são equipados com espelhos retrovisores, farol dianteiro de cor branca, lanterna traseira de cor vermelha, velocímetro, buzina e pneus adequados para a sua proposta.
As novidades de cada um dos modelos (SS800, S1000 e V1500) serão anunciadas durante o Salão Duas Rodas, que será realizado entre 07 e 12 de outubro de 2009, no Parque de Exposições Anhembi, em São Paulo.