O terceiro lugar na primeira bateria foi suficiente para a confirmação do título, mas Troy Bayliss quis mais e carimbou o título de 2008 com vitória na segunda prova deste fim de semana em Magny-Cours, palco da penúltima rodada do Mundial de Superbike.
Na temporada em que se despede das pistas, o australiano da Ducati comemora o seu terceiro caneco na classe das motos superesportivas de rua. Em 150 corridas disputadas, venceu 50. Um brilhante currículo construído pelo futuro aposentado das competições sobre duas rodas.
“Estou extremamente feliz por ganhar o meu terceiro título e por ter conseguido vencer com três gerações distintas das motos Ducati. Agradeço a toda a equipe pelo intenso trabalho nesses últimos anos e principalmente pela confiança depositada em mim. Foram anos maravilhosos”, festejou o tricampeão.
Na primeira corrida de domingo, a vitória ficou com a Yamaha e o japonês Noriyuki Haga, provável substituto de Bayliss em 2009. Fonsi Nieto, da Suzuki, terminou em segundo com um atraso de pouco mais de seis segundos, seguido de perto pelo novo campeão da categoria.
A segunda bateria foi bem mais disputada, tendo o vencedor e segundo colocado separados por menos de um segundo. Para ser mais exato, 0s909 entre o eufórico Bayliss e o japonês Haga, que assumiu a vice-liderança da competição com os resultados da rodada francesa. Troy Corser, agora em terceiro na tabela de pontos, completou o pódio.
O último ato de Bayliss no Mundial de Superbike acontecerá no dia 2 de novembro, no circuito de Portimão, em Portugal.
Confira os resultados da etapa da França:
Corrida 1
1) Noriyuki Haga (JAP/Yamaha), 23 voltas em 38min33s367
2) Fonsi Nieto (ESP/Suzuki), a 6s223
3) Troy Bayliss (AUS/Ducati), a 6s857
4) Max Biaggi (ITA/Ducati), a 7s237
5) Max Neukirchner (ALE/Suzuki), a 8s925
6) Troy Corser (AUS/Yamaha), a 10s714
7) Carlos Checa (ESP/Honda), a 16s176
8) Yukio Kagayama (JAP/Suzuki), a 22s661
9) Kenan Sofuoglu (TUR/Honda), a 27s224
10) Gregorio Lavilla (ESP/Honda), a 31s300
Corrida 2
1) Troy Bayliss (AUS/Ducati), 23 voltas em 38min33s579
2) Noriyuki Haga (JAP/Yamaha), a 0s909
3) Troy Corser (AUS/Yamaha), a 2s966
4) Carlos Checa (ESP/Honda), a 7s175
5) Ruben Xaus (ESP/Ducati), a 12s822
6) Max Biaggi (ITA/Ducati), a 13s004
7) Yukio Kagayama (JAP/Suzuki), a 18s876
8) Fonsi Nieto (ESP/Suzuki), a 19s512
9) Max Neukirchner (ALE/Suzuki), a 19s627
10) Roberto Rolfo (ITA/Honda), a 21s425
Classificação:
1) Troy Bayliss, 410 pontos
2) Noriyuki Haga, 325
3) Troy Corser, 316
4) Max Neukirchner, 298
5) Carlos Checa, 284
6) Max Biaggi, 235
7) Fonsi Nieto, 234
8) Michel Fabrizio, 203
9) Ryuichi Kiyonari, 193
10) Ruben Xaus, 171
Para compensar a perda do bicampeonato na MotoGP, Casey Stoner encenou neste domingo uma corrida ao seu estilo. Dominante do início ao fim, para a alegria do público que lotou as arquibancadas do circuito de Phillip Island, na Austrália.
O australiano da Ducati, no entanto, teve sua vitória levemente ofuscada pelo corredor que o derrotou na temporada deste ano. De 12º no grid, Valentino Rossi deu um grande show de competência para finalizar as 27 voltas da prova na segunda posição. Mostrou a todos porque é hexacampeão da categoria.
Em quatro voltas, o italiano da Fiat Yamaha já ocupava o quinto lugar. Na 13ª passagem, depois de uma intensa briga com o inglês James Toseland, o “Doutor” assumiu o terceiro posto e logo iniciou a aproximação a Nicky Hayden, que seria superado na última volta. O norte-americano da Repsol Honda, praticamente um novo homem depois do anúncio de que deixará o time japonês ao fim do certame, completou o pódio em terceiro.
Jorge Lorenzo, companheiro de Rossi, terminou em quarto, seguido de Shinya Nakano, que por enquanto está desempregado para 2009. Toseland, com a Tech 3 Yamaha, fechou a lista dos seis melhores colocados.
Com a vitória em “casa”, Stoner se viu mais próximo de garantir o vice-campeonato. Para ajudar o australiano, Daniel Pedrosa abandonou o GP logo no início e ficou 36 pontos atrás na classificação — o placar é de 245 a 209 favorável ao piloto da Ducati. Rossi, campeoníssimo e inalcançável, chegou aos 332 tentos.
Nas categorias de acesso, Mike Di Meglio foi o grande destaque ao coroar com vitória o seu primeiro título nas 125cc. Marco Simoncelli foi o vencedor nas 250cc e ficou mais perto da taça de campeão.
A próxima etapa da MotoGP será disputada no dia 19 de outubro, no circuito de Sepang, na Malásia.
Resultado do GP da Austrália:
1) Casey Stoner (AUS/Ducati/B), 27 voltas em 40min56s643
2) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha/B), a 6s504
3) Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda/M), a 7s205
4) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha/M), a 11s500
5) Shinya Nakano (JAP/Honda Gresini/B), a 11s914
6) James Toseland (ING/Tech 3 Yamaha/M), a 12s243
7) Andrea Dovizioso (ITA/JiR Team Scot/M), a 12s780
8) Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha/M), a 25s920
9) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda/M), a 26s037
10) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki/B), a 26s799
11) Toni Elias (ESP/Alice Team/B), a 27s027
12) Anthony West (AUS/Kawasaki Racing/B), a 47s808
13) John Hopkins (EUA/Kawasaki Racing/B), a 48s333
14) Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team/B), a 48s899
15) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki/B), a 48s935
Legendas:
B = Bridgestone / M = Michelin.
Um coadjuvante se intrometeu na briga dos protagonistas da MotoGP em Motegi. Jorge Lorenzo, de volta a boa forma, desbancou Casey Stoner e Valentino Rossi no treino classificatório para o GP do Japão, neste sábado, e ficou com a pole-position na casa da Fiat Yamaha.
O espanhol garantiu a sua quarta posição de honra no ano ao cronometrar um giro 0s288 mais veloz que o de Stoner, o segundo colocado com a Ducati. Nicky Hayden, praticamente um novo piloto depois do anúncio de sua saída da Repsol Honda para 2009, obteve o terceiro posto.
Com chances de confirmar o título neste domingo, Valentino Rossi registrou o quarto tempo na classificação. Resultado que não o deixou satisfeito. “Meu objetivo era ficar entre os três primeiros”, declarou logo após a sessão.
Para garantir o octocampeonato por antecipação, o italiano precisa apenas subir no pódio, independente do que conseguir Stoner. “Essa é a minha meta para prova e depois vemos o que acontece”, completou o “Doutor”.
Daniel Pedrosa, da Repsol Honda, anotou o quinto lugar, seguido da Suzuki de Loris Capirossi. Colin Edwards, com a Tech 3 Yamaha mais discreta neste terço final de temporada, estabeleceu a sétima passagem. Randy de Puniet, Shinya Nakano e James Toseland fecharam nesta ordem a lista dos dez primeiros.
A 15ª etapa do Mundial de MotoGP será disputada na madrugada de sábado para domingo, a partir das 2h (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal “Sportv”.
Grid de Largada:
1) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha/M), 1min45s543
2) Casey Stoner (AUS/Ducati/B), 1min45s831
3) Nicky Hayden (EUA/Repsol Honda/M), 1min45s971
4) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha/B), 1min46s060
5) Daniel Pedrosa (ESP/Repsol Honda/B), 1min46s303
6) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki/B), 1min46s450
7) Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha/M), 1min46s496
8) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda/M), 1min46s554
9) Shinya Nakano (JAP/Honda Gresini/B), 1min46s616
10) James Toseland (ING/Tech 3 Yamaha/M), 1min46s863
11) John Hopkins (EUA/Kawasaki Racing/B), 1min46s888
12) Chris Vermeulen (AUS/Rizla Suzuki/B), 1min46s904
13) Andrea Dovizioso (ITA/JiR Team Scot/M), 1min46s907
14) Toni Elias (ESP/Alice Team/B), 1min46s958
15) Sylvain Guintoli (FRA/Alice Team/B), 1min47s400
16) Marco Melandri (ITA/Ducati/B), 1min47s475
17) Anthony West (AUS/Kawasaki Racing/B), 1min47s669
18) Alex de Angelis (RSM/Honda Gresini/B), 1min47s680
19) Kousuke Akiyoshi (JAP/Rizla Suzuki/B), 1min48s671
Legendas:
B = Bridgestone / M = Michelin.
Sites estrangeiros revelam uma possível moto conceito da Ferrari.
As imagens mostram que essa “macchina” tem bengalas ajustáveis e um motor V4 modificado a partir de um V12 de alta potência, que equipa a Ferrari Enzo.
O desenho, criado pelo designer industrial Israelense Amir Glinik, é ousado e divide opiniões: há quem ache linda, outros horrenda.
Olhando mais atentamente percebemos que os discos de freio são fixados na borda das rodas, semelhante aos utilizados nas motos criadas por Erik Buell.
Não podia faltar em uma máquina de Maranello o tradicional cavalinno rampante e a cor rosso Ferrari.
O Autódromo de Interlagos está passando por reformas para sediar a etapa de encerramento desta temporada do Grande Prêmio de Fórmula 1. Com as obras em ritmo acelerado, a idéia da administração do circuito é de que o local abrigue também mais competições importantes além da principal categoria do automobilismo.
O Brasil está perto de ser novamente incluído no calendário da MotoGP, principal categoria do motociclismo internacional. De acordo com o presidente da São Paulo Turismo, Caio Luiz de Carvalho, o anúncio poderá ser feito "em questão de dias".
O dirigente preferiu não dar detalhes sobre o assunto, mas mostrou o que falta para Interlagos voltar a receber o evento. "Falta uma adequação entre os interesses do motociclismo e da Fórmula 1", esclareceu.
Caio Luiz de Carvalho ainda deu previsão do prazo para a volta da categoria ao autódromo paulistano. "Se der, será a partir do final de 2009, mas o mais correto é 2010", explicou o presidente da São Paulo Turismo, que é a empresa administradora de Interlagos.
O circuito já recebeu prova da MotoGP em 1992, mas, na época, foi alvo de críticas dos pilotos em função das ondulações da pista e não continuou no calendário do Mundial. No ano passado, a pista foi recapeada e, agora, o autódromo passa por outras mudanças estruturais. Enquanto o motociclismo aparece com um novo projeto, o autódromo está em ritmo acelerado para encerrar as melhorias para a etapa deste ano da Fórmula 1.
"Além de aumentar em mais de mil lugares a arquibancada, com área de imprensa, banheiros e espaço para refeições, aumentamos também a altura dos boxes e toda a laje do paddock. Estamos fazendo também uma reforma muito reivindicada pela FIA, que é a construção de um hospital em local estratégico, junto ao heliponto. Será um hospital de ponta", acrescentou Carvalho, que fez uma vistoria no local junto com o prefeito Gilberto Kassab, na manhã desta sexta-feira.
A área do paddock está sendo ampliada em 1,6 mil m². Já o novo hospital, de 460m², deverá reduzir o tempo de socorro dos pilotos em até 40%. O investimento na Fórmula 1 é de R$ 30 milhões este ano e as obras serão concluídas em outubro, já que o GP do Brasil de F-1 será disputado no dia 2 de novembro.