Os preços aumentaram 8,8% para a gasolina e 5,5% para o diesel.
A Petrobras anunciou na segunda, dia (8), mais um aumento no preço dos combustíveis, a sexta vez no ano. O acumulado de reajuste em 2021 para a gasolina alcança 54% e para o diesel 41%.
Com o anúncio do novo aumento, o preço médio de venda nas refinarias da gasolina passará a ser de R$ 2,84 por litro, alta de R$ 0,23 por litro, enquanto o diesel passará a média de R$ 2,86 por litro, aumento de R$ 0,15 por litro (alta de 5,5%).
A Petrobras relata que, o novo aumento segue os preços do petróleo e derivados no mercado internacional, impulsionados pela manutenção do corte de produção dos países exportadores de petróleo (Opep).
Apesar da empresa declarar: "Os preços praticados pela Petrobras, e suas variações para mais ou para menos, associadas ao mercado internacional e à taxa de câmbio, têm influência limitada sobre os preços percebidos pelos consumidores finais".
A pesquisa apresentada pelo Índice de Preços Ticket Log (IPTL) baseado em fevereiro (isto é, antes desse novo aumento no preço da gasolina), revelou que nos dois primeiros meses de 2021, a gasolina apresentou aumento de 5,93%, se comparado o valor médio por litro com o registrado em janeiro. A média do preço da gasolina comercializada no segundo mês do ano foi de R $5,102, 8,65% a mais que em dezembro, quando o preço médio era de R$ 4,696.
Com esse novo aumento, bem provável, teremos um aumento nas bombas de combustível. Conta para nós, quanto está custando a gasolina na sua cidade?
Agora, mais do que nunca, é essencial guiar de forma econômica, para evitar o gasto excessivo de combustível.
Lei 14.071/20 entra em vigor em Abril
Aprovado no ano passado, a atualização no Código de Trânsito Brasileiro apresenta novas regras para os motociclistas, fique atento às mudanças que entram em vigor em Abril.
As principais novidades são:
CORREDORES DE MOTO
Nova lei do Código de Trânsito Brasileiro permite ao motociclista andar nos famosos “corredores de moto”, com as seguintes regras:
Liberação da passagem entre os veículos quando o fluxo estiver parado ou lento.
A passagem deve ocorrer entre as duas faixas à esquerda, quando tiver mais de duas faixas de circulação
A velocidade do motociclista deve ser compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos.
RENOVAÇÃO DE CNH
Atenção! O tempo para renovação da carteira de habilitação foi reajustado. A validade dos exames de aptidão física e mental teve alteração para motoristas:
Com até 50 anos, válido por 10 anos.
50 a 70 anos Continua a mesma validade de 5 anos.
Com mais de 70 anos: a validade é de 3 anos.
SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR
A CNH será suspensa, caso o condutor atingir, no período de doze meses, as seguintes condições:
20 pontos: Se na carteira constarem a partir de duas infrações gravíssimas;
30 pontos: Na condição de possuir apenas uma infração gravíssima
40 pontos: Caso não tenha nenhuma infração gravíssima.
Para quem exerce atividade remunerada a CNH será suspensa se o condutor atingir quarenta pontos, mesmo não tendo cometido nenhuma infração gravíssima.
INFRAÇÕES LEVE E MÉDIA
A multa para motoristas com infrações leve ou média, poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito, passível de ser punida com multa. Mas, só será válido caso o infrator não tenha cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.
IDENTIFICAÇÃO DO CONDUTOR INFRATOR
O proprietário do veículo terá um prazo de 30 dias para informar o infrator, a partir da data da autuação.
CONDUZIR CRIANÇAS EM MOTOCICLETAS
A idade mínima para levar criança em motocicletas sofreu alteração: passou de 7 para 10 anos. A penalidade para quem descumprir a regra será a suspensão do direito de dirigir.
PORTE DA CNH
O porte do documento de habilitação será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao sistema informatizado para verificar se o condutor está devidamente habilitado.
CAPACETE SEM VISEIRA
A principal mudança está na questão do uso de capacete, anteriormente a utilização de capacete sem viseira ou óculos de proteção era punida como infração gravíssima, punível de suspensão de dirigir. Com a atualização, a infração por não utilizar capacete com viseira ou óculos de proteção passar a ser considerada infração média.
CAPACETE SEM VISEIRA – PASSAGEIRO / GARUPA
Conduzir motocicleta com garupa utilizando capacete sem viseira ou viseira levantada também é passível de infração média.
FAROL DE MOTO APAGADO
Guiar com o farol da moto apagado, não é mais considerado infração gravíssima, por tanto não gera a suspensão da habilitação. A conduta ainda assim será punível, mas agora como infração média.
MOTO.com.br, para quem entende de moto.
Devido ao avanço da pandemia, as atividades não essenciais serão suspensas. O Detran oferece mais de 70 opções de serviços na plataforma digital.
As unidades do Detran.SP serão fechadas temporariamente a partir de sábado, dia 6 de março, devido a reclassificação do estado para fase vermelha do plano São Paulo, a mais restritiva de todas.
Apenas os serviços essenciais podem funcionar durante essa fase. A medida é válida por 14 dias.
Além da suspensão do atendimento presencial, o fechamento das unidades provoca o cancelamento dos exames teóricos e práticos. Interrompe as aulas práticas e teóricas presenciais. Será permitido, apenas, manter as aulas teóricas na modalidade remota.
É importante destacar que as equipes internas do Detran.SP continuam desenvolvendo suas atividades. Ocorrendo reclassificação, de acordo com o Plano São Paulo, os atendimentos presenciais serão retomados.
Serviços Online
O Detran.Sp ampliou a quantidade de serviços digitais disponíveis, passou de 43 serviços para 74, na comparação com 2019.
Os serviços mais utilizados na plataforma digital são: renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.
Os serviços mais utilizados no serviço digital são: renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.
O cidadão pode consultar os serviços digitais disponíveis nos sites: Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), e no aplicativo Poupatempo Digital.
Em caso de dúvidas o usuário pode assistir aos tutoriais com conteúdo em vídeos de até um minuto, que entrega as informações de modo claro e rápido.
Honda encerra equipe na SuperBike Pro e foca nas categorias monomarca dentro da programação do campeonato
Tudo novo para Eric Granado em 2021. Além da nova equipe para a terceira temporada da Copa do Mundo de MotoE – o brasileiro passa a correr pela WithU Motorsport, equipe que integra a estrutura da Petronas SRT, time de Valentino Rossi e Franco Morbidelli na MotoGP – Granado deixa as corridas no Brasil para disputar o Campeonato Espanhol de Superbike em 2021.
Granado vai reencontrar a CBR 1000RR-R Fireblade SP e a equipe Team Honda Laglisse. No final de 2020, na última etapa do Mundial de Superbike, o brasileiro teve o primeiro contato com a moto e com o time.
“A expectativa é a melhor possível. Estou muito motivado para esse projeto. Quero agradecer a Honda Brasil por continuar a acreditar em mim e me proporcionar essa nova oportunidade. Será uma mudança bem grande na minha vida e um passo muito importante na minha carreira”, disse Granado, que passa a morar na Europa nesta temporada.
“Esta competição é uma das mais fortes depois do Mundial, é um dos campeonatos nacionais mais disputados do mundo. Tem pilotos de várias nacionalidades e muito experientes lá. O nível é bastante alto e acredito que será um grande desafio para mim. No final deste mês estou indo para lá para começar a preparação para este ano. Espero que eu consiga atingir grandes resultados e que este seja um impulso para chegar no grande objetivo, que é o Mundial de Superbike. Estou motivado e conto com a torcida de todo mundo”, acrescentou.
Com a mudança para a Europa, Granado deixa o SuperBike Brasil. Nos últimos quatro anos, o piloto dominou a categoria Pro e se sagrou tetracampeão consecutivo da categoria. “Vou sentir saudades do pessoal do Brasil, do SuperBike Brasil, da minha equipe Honda daqui. Esse passo é muito importante e é uma oportunidade que vou agarrar com unhas e dentes”, comentou.
A mudança de Granado também tem impacto nos destinos da Honda no SuperBike Brasil. A fabricante deixa de ter equipe de fábrica na categoria Pro, focando nas categorias monomarca - Honda Junior Cup e a Copa Pro Honda CBR 650R, que seguem tendo Rafael Paschoalin como embaixador.
“Em nome da Honda Racing, agradeço a todos que fizeram parte dessa equipe vencedora: pilotos, chefe de equipe, mecânicos e apoios. O esporte é feito de ciclos e estamos encerrando um período vencedor da nossa história na motovelocidade brasileira, certos de que contribuímos para elevar o esporte no Brasil. Um novo momento se inicia, repleto de desafios e estratégias, com o trabalho de desenvolvimento do esporte por meio das categorias de base e também com a participação do Eric Granado, principal piloto brasileiro da atualidade na motovelocidade, no Campeonato Espanhol nesta temporada”, pontuou Alexandre Cury, diretor comercial da Moto Honda.
Pedro Sampaio, companheiro de equipe de Granado e vice-campeão da classe Pro nas últimas três temporadas, segue negociando a permanência no SuperBike Brasil.
Modelo utiliza a mesma base da Hness CB 350, lançada no ano passado na Índia para rivalizar com a Royal Enfield
Na última terça-feira (16), a Honda revelou a CB 350 RS, novo modelo que usa a Hness CB 350 – moto apresentada no ano passado na Índia - como base. A novidade, assim como a moto que a inspirou, é inicialmente direcionada para o mercado indiano.
O objetivo da Honda é bem claro: enfrentar a Royal Enfield dentro da casa da fabricante indiana. A CB 350 RS mantém a base da Hness CB 350, com algumas alterações estéticas.
O motor é o mesmo: um monocilíndrico de 348 cm³ de cilindrada, que entrega potência máxima de 21 cv e torque máximo de 3,05 kgf.m. A transmissão é de cinco velocidades, com embreagem deslizante.
O estilo da CB 350 RS pode ser enquadrado na categoria scrambler, mas se trata de uma questão mais estética do que realmente uma moto que possui características para ser usada em situações off-road.
O assento é ligeiramente diferente do utilizado na CB 350 RS e o paralama traseiro é um pouco mais alto. Além disso, a novidade traz menos cromados e mais partes escuras no acabamento do motor e ponteira de escape. As rodas mudam e passam a ser aro 17, com pneus mais altos. Por fim, o guidão está mais baixo e mais perto do piloto do que na H’ness CB 350.
A novidade será oferecida em duas opções de cor: Radiant Red Metallic e Black with Pearl Sports Yellow. A Honda CB 350 RS tem preço sugerido na Índia equivalente a US$ 2.700, cerca de R$ 15 mil.
A CB 350 RS seria uma boa pedida para o mercado brasileiro?