O consórcio para padronização das baterias é composto pelas montadoras Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha
O consórcio estabelecido pela Honda Motor Co., Ltd., Kawasaki Heavy Industries, Ltd., Suzuki Motor Corporation e Yamaha Motor Co., Ltd. em abril de 2019, visa aumentar a adoção de motocicletas elétricas no Japão. A junção das grandes empresas de motocicletas japonesas procuram estabelecer padrões para baterias substituíveis de uso comum e seu sistema de troca para garantir um produto ecológico e conveniente, com um bom alcance de autonomia e redução de tempo de carga.
Apesar das especificações acordadas estão em conformidade com o artigo técnico TP21003 da Sociedade de Engenheiros Automotivos do Japão, publicado em 19 de março. O Consórcio sabe que a consciência para sustentabilidade gera uma alta na demanda mundial pela mobilidade elétrica, por isso, o Consórcio irá trabalhar em conjunto com a Associação de Fabricantes Automotivos do Japão para disponibilizar uma padronização internacional.
A união da indústria de motocicletas para o desenvolvimento de baterias substituíveis padronizadas, visa a mudança na construção de um ambiente que favoreça a expansão da mobilidade elétrica sobre duas rodas sem a emissão de carbono.
"Este acordo para a padronização de baterias de uso comum é uma conquista que só foi possível graças às quatro fabricantes japonesas de motocicletas que trabalharam juntas ao longo dos últimos dois anos. Agradeço a todos os associados do Consórcio e à Sociedade de Engenheiros Automotivos do Japão, Inc. por sua compreensão e suporte. Enquanto vamos continuar a cooperação para construir um ambiente que permita o uso mútuo da bateria com base em nosso acordo, também estaremos competindo uns com os outros para desenvolver produtos atraentes que atendam às necessidades de nossos
clientes. Por meio de nossos esforços de cooperação e competição, vamos trabalhar para a adoção generalizada de motocicletas elétricas para a concretização de uma sociedade sustentável.", afirma Noriaki Abe, Diretor Global das operações de Motocicletas da Honda Motor.
Motor com maior cilindrada é a grande novidade da moto lançada na Europa e Estados Unidos
Honda apresenta a nova linha CRF 300 na Europa e nos Estados Unidos. A nova moto apresenta grande evolução, pois recebeu novo motor, melhoria na suspensão e novas carenagens.
A trail de média cilindrada da Honda apresenta excelente equilíbrio entre tamanho, peso, potência e ciclística, o que a torna uma motocicleta ótima para enfrentar pista de asfalto ou de terra.
A nova CRF 300 é apresentada em dois modelos: CRF 300L e CRF 300 Rally
MOTOR
A grande evolução para a linha 2021 está no motor. O motor passou a entregar 286 cm³ com mais potência e torque. O motor DOHC de 4 válvulas e refrigeração a líquido tem aprovação EURO5 e desenvolve uma potência máxima de 26,9 cv a 8.500rpm e um torque máximo de 2,8 kgf.m em 6.500rpm (antes 24,4 cv a 8.500 rpm e 2,2 kgf.m a 6.750rpm da CRF 250L).
O novo motor está associado a uma transmissão de 6 marchas, com as 5 primeiras encurtadas para favorecer o desempenho em baixas e médias rotações e a 6ª marcha longa para valorizar a economia na estrada.
CHASSI E SUSPENSÃO
A CRF 300 perdeu 4kg e está mais alta em relação ao modelo anterior. O chassi com tubos de menor diâmetro e o motor que foi redesenhado, possibilitaram aumentar a altura da moto de 255 mm para 285 mm em relação ao solo e diminuir o peso total da moto. Além disso, a suspensão dianteira é invertida e ganhou 10mm de curso em relação à CRF 250.
CARENAGENS
As novas carenagens trazem um estilo esportivo que remetem as motocicletas de rally. O diferencial entre os modelos CRF 300L e CRF 300 Rally está nos faróis (simples na CRF 300L e duplo na CRF 300 Rally), no desenho do tanque, que permite uma capacidade 2,7 litros a mais de combustível na CRF 300 Rally e o desenho do assento, que permite uma altura de 855mm na CRF 300 Rally, 5mm mais alto em comparação a CRF 300L.
E NO BRASIL?
A linha de motos CRF 300, apesar de ter o mesmo nome, é totalmente diferente da CRF 250F vendida no Brasil que é voltada inteiramente para o uso off road.
A moto já está disponível nos Estados Unidos, sendo vendida por $5,249 dólares no modelo CRF 300L e $5,999 dólares no modelo CRF 300 Rally.
No Brasil, a linha CRF 250L já foi vendida em 2013 por um breve período, mas devido ao alto preço e baixa procura saiu de linha.
A Honda não tem planos de lançar a nova CRF 300 no Brasil, mas você acha que ela seria uma boa substituta para a XRE 300?
Triumph revela primeiros desenhos de sua moto elétrica e surpreende com tecnologias inovadoras
A marca inglesa Triumph apresentou no dia 23 de março o primeiro protótipo da sua moto elétrica, chamada de TE-1. O motor fornece 130 kW ou quase 180 cv de potência, pesando apenas 10 kg, muito mais leve do que a tecnologia existente atualmente. O design esportivo, lembra os modelos naked da Triumph.
Divulgação Triumph
O projeto liderado pela Triumph faz parte de um conjunto de empresas com foco na criação da moto elétrica genuinamente britânica. Além da fabricante inglesa de motos, estão colaborando no projeto:
Williams Advanced Engineering (parte da escuderia da Fórmula 1) responsável pelo sistema de baterias, Integral Powertrain que auxiliou no desenvolvimento do motor e o Warwick Manufacturing Group – WMG (um departamento acadêmico da Universidade de Warwick), que ajuda na consultoria e na realização de teste e medições.
O financiamento do projeto é feito pelo Office for Zero Emission Vehicles (OZEV), do Governo do Reino Unido, e fornecido por meio da Innovate UK (agência do governo britânico que promove programas de ciência e tecnologia).
O projeto criado em 2019, foca no desenvolvimento de motocicletas elétricas que atendam às necessidades dos clientes que buscam meios de transporte com menos impacto ambiental.
O anúncio refere-se à conclusão da Fase 2 do Projeto TE-1, revelando inovadores motores e baterias elétricas diferenciadas. Os testes apresentados foram surpreendentes, mostrando resultados melhores do que o esperado.
BATERIA
Com foco no desempenho, a Williams Advanced Engineering (WAE) criou uma bateria que serve como estrutura, sendo posicionada dentro do chassi da motocicleta otimizando o layout e auxiliando no centro de gravidade, no espaço e na relação com o motor e a abordagem de carga.
Na Fase 2 do projeto os resultados obtidos pela WAE superaram qualquer bateria presente no mercado nos termos de potência e densidade de carga de energia.
“Usando uma solução leve e compacta, fomos capazes de proporcionar ao piloto o desempenho máximo o tempo todo (independentemente da carga da bateria) e uma autonomia líder da categoria. Nos concentramos em expandir os limites para reduzir a massa e otimizar a posição da estrutura para beneficiar o manuseio. disse Dyrr Ardash, Gerente Sênior Comercial da Williams Advanced Engineering.
“A densidade de energia desta nova bateria será um avanço significativo em relação à tecnologia existente, fornecendo ao piloto mais potência por mais tempo. A WAE também projetou e desenvolveu uma unidade de controle eletrônico, combinando o sistema de gerenciamento de bateria com as funções de controle da moto em um único conjunto. Isso é inédito neste mercado, beneficiando o acondicionamento e a integração, e melhorando a autonomia”, conclui Ardash.
MOTOR LEVE E POTENTE
Responsável pelo desenvolvimento do motor, a Divisão e-Drive da Integral Powertrain, na fase 1 trabalhou para desenvolver um motor com inversor embutido, que geralmente vêm separados em motores elétricos. A integração reduziu o peso e o volume do motor. A empresa também implantou uma tecnologia avançada de interruptor de carboneto de silício no inversor, o que reduz as perdas no inversor e resulta em eficiência do motor, entrega de potência e autonomia maiores.
Agora na fase 2, conseguiu entregar um motor totalmente operacional. ““Um dos fatores mais influentes no desempenho e manuseio de uma motocicleta é a massa. Portanto, na Integral Powertrain, nos concentramos muito em fazer uma mudança radical no projeto do motor e do inversor, removendo cabos pesados de alta tensão, por exemplo. Isso proporciona um produto significativamente mais compacto e leve do que qualquer outro atualmente disponível no mercado. O motor produz 130 kW ou quase 180 cv de potência, mas pesa apenas 10 kg, muito mais leve do que a tecnologia existente e claramente uma pequena fração da massa dos tradicionais motores de combustão interna”, afirmou Andrew Cross, Chief Technical Officer da Integral Powertrain.
A Triumph ficou responsável por desenvolver um software de controle de veículo inédito que incorpora todos os sistemas elétricos para assegurar uma resposta intuitiva do acelerador, frenagem regenerativa, controle de tração e todas as dimensões que um cliente esperaria de uma motocicleta Triumph de alto desempenho.
Em paralelo a este trabalho com o sistema elétrico e de controle, a Triumph projetou um chassi protótipo inédito, incluindo o quadro principal e o quadro traseiro, que foram otimizados junto com os conjuntos de bateria e motor, que serão posteriormente desenvolvidos na Fase 3 para o Protótipo TE-1.
“O ponto de partida para nós no projeto TE-1 foi coletar um feedback importante dos clientes sobre o que os pilotos realmente desejam de suas motocicletas e entender como uma motocicleta elétrica pode fornecer a experiência que eles desejam. Isso inclui considerar o tipo de pilotagem, autonomia, comando e natureza da entrega de potência e torque, juntamente com a ergonomia e os controles da moto”. Explicou Steve Sargent, Chief Product da Triumph.
DESIGN
No design da motocicleta foi levado em conta o desenho da transmissão e o estilo final do Protótipo TE-1, sendo apresentados os primeiros desenhos da nova moto elétrica da Triumph.
“De modo geral, com o estilo, queríamos criar algo que fosse novo e empolgante, mas uma evolução natural da marca Triumph. Algo desejável por si só, com o distinto DNA da Triumph, e definitivamente não algo que seja diferente apenas para ser diferente. Unindo tudo isso com os parceiros, estamos entusiasmados em ver o progresso de um veículo de demonstração tão empolgante, que incorpora a tecnologia de ponta necessária para direcionar a estratégia para o roteiro futuro das motocicletas elétricas da Triumph”, relata Steve Sargent.
Fat Boy 114 está mais brilhante e linha Touring apresenta novos estilos e características
A Harley-Davison divulgou os novos modelos 2021 da sua linha. Os destaques incluem a renovada Fat Boy 114® e novas opções de estilo para as 3 motos mais populares da família touring: Street Glide®
Special, Road Glide® Special e Road King® Special.
“A Harley-Davidson entra em 2021 focada no motociclismo como uma experiência emocional”, afirma Theo Keetell, VP Marketing.
O objetivo é entregar ao motociclista uma experiência diferenciada com mais desempenho, estilo, tecnologia e liberdade para a alma.
FAT BOY 114: O DESTAQUE DOS MODELOS CRUISER
Os modelos cruiser possuem aquela combinação clássica do motociclismo americano com potência e novas tecnologias para garantir uma condução pura.
A linha de modelos Softail são compostos por 6 diferentes configurações que variam em estilo desde o clássico ao custom. O diferencial na linha 2021, é a lendária Fat Boy® 114, que aumentou o seu brilho com a adoção do cromado brilhante no motor e escape, na dianteira, nos suportes do para-lamas traseiro e no console, substituindo o acabamento cromado acetinado nessas peças.
O chassis Harley-Davidson Softail oferece o visual de um quadro hardtail clássico, mas é sustentado por uma suspensão moderna para uma condução suave e com fácil ajuste. Todo o desenho do chassi é otimizado para reduzir o peso da moto sem perder a rigidez.
O motor Milwaukee-Eight® V-Twin é montado rigidamente no chassi e em um ângulo de cilindro de 45 graus que mantém o clássico look-sound-feel da Harley-Davidson. O motor é equipado com contrapesos duplos para diminuir a vibração e permitir maior conforto para condutor e passageiro. A taxa de compressão de 10:1 é alcançada devido ao avançado design dos cabeçotes, sensores de detonação e o arrefecimento. O tanque de combustível tem capacidade para 18,9 litros de gasolina e o comando de válvulas único ajuda a reduzir o ruído mecânico para que predomine um tom de escape mais rico.
As rodas Lakester sólidas de alumínio com 18” na dianteira e na traseira, vestem enormes pneus Michelin® Scorcher® 11, 160 mm dianteiro e 240 mm traseiro, reforçando o estilo da Fat Boy.
Para maior conforto do motociclista, a Fat Boy® 114 possui ignição sem chave com sistema de segurança, porta USB com carregamento e farol em LED.
As cores disponíveis são: Vivid Black, Black Jack Metallic, Deadwood Green, two-tone Gauntlet Gray Metallic/Vivid Black.
LINHA TOURING: NOVOS ESTILOS E CARACTERÍSTICAS PARA HARLEY-DAVIDSON HOT ROD BAGGERS
A linha touring recebe novos estilos nos modelos King® Special, Road Glide® Special e Street Glide® Special, sendo especialmente projetadas para impor presença e desbravar longas distâncias.
Para 2021, os modelos Street Glide® Special e Road Glide® Special são oferecidos com novas opções de pintura em dois tons e acabamento blacked-out, proporcionando um visual dark. Todos os modelos
Special agora estão equipados com o filtro de ar High-Performance Ventilator com um elemento de filtro lavável e uma nova proteção do motor de baixo perfil que entrega mais estilo e proteção.
Também exclusivos para Street Glide Special, Road Glide Special e Ultra Limited é a compatibilidade com o aplicativo Android Auto™, além do Apple CarPlay® que estão disponíveis no sistema Boom!®
Box GTS. A conexão permite ao motociclista acessar serviços de streaming, comunicação e navegação na estrada no painel enquanto minimiza as distrações. (A funcionalidade Apple CarPlay requer o uso de headsets opcionais Harley-Davidson® Genuine Motor Accessories).
Nos três modelos está disponível o motor Milwaukee-Eight® 114 V-Twin com 1.868cc e torque de 16,7 kgf.m a 3.000 rpm que aliado à transmissão 6-Speed Cruise Drive® , reduz as RPMs do motor em velocidades de auto estrada para aumentar a economia de combustível e o conforto do condutor.
O chassis Harley-Davidson® Touring é projetado para longas distâncias, suportando o peso dos passageiros e da bagagem e para apoiar a potência do motor.
O conforto fica a cargo dos amortecedores, calibrados para pegar estrada e apresentam um ajuste de pré-carga com um único botão que não requer ferramentas ou manutenção, ideal para regular conforme a carga levada na viagem.
As rodas de alumínio fundido Prodigy de 19” na dianteira e 18” polegadas na traseira são exclusivas dos modelos Special. Os freios Reflex™ Linked Brembo® standard com ABS operam de forma independente nos freios dianteiro e traseiro para ajudar a prevenir o bloqueio descontrolado das rodas em situações urgentes.
NOVAS CARACTERÍSTICAS DOS MODELOS 2021
As três máquinas ganharam novos estilos e características diferenciadas para o modelo 2021.
Street Glide® Special
Combina potência autoritária com conforto de longa distância e o estilo custom.
Conta com a clássica carenagem batwing da Harley-Davidson®, farol de LED que substitui o farol duplo halogeno do antigo modelo e assento “one-piece, two-up” para maior conforto.
Um kit de design ajudam a rebaixar o perfil da motocicleta e distinguir o modelo Special dos modelos Touring standard, são eles: um console de baixo perfil que cobre o novo tanque de combustível de 22,7 litros com abastecimento de combustível pela lateral, alforjes alongados estendem-se abaixo dos silenciadores, carenagem interna com cor a condizer, painéis entre os alforjes e os para-lamas traseiros e um para-lamas dianteiro de baixo perfil. Todos esses detalhes ajudam no desenho estiloso da moto.
Novas opções de cores
Opção de pintura Two-Tone: Pela primeira vez uma opção de pintura de dois tons está disponível para a Street Glide Special: Gauntlet Gray Metallic/Vivid Black com estilo Dark.
Outras opções de cores:
Estilo Dark (Rodas Gloss Black Prodigy)
Solid Color: Vivid Black, Gauntlet Gray Metallic, Billiard Red, Deadwood Green Denim
Custom Color: Snake Venom
Road Glide® Special
Focada no máximo de potência, a Road Glide Special combina um estilo ameaçador com conforto aerodinâmico e a potência do motor Milwaukee-Eight® 114.
A Carenagem Sharknose funciona como um pára-brisa esportivo de baixo perfil que permite um estilo ameaçador, além de reduzir o impacto do vento na cabeça. Os faróis duplos LED atravessam a escuridão para maior visibilidade à noite e tornam a moto mais visível durante o dia, além de receber o kit com acessórios que rebaixa o perfil da moto.
Novas opções de cores
Opção de pintura Two-Tone: Pela primeira vez uma opção de pintura de dois tons está disponível para a Road Glide Special: Billiard Red / Vivid Black com estilo
Outras opções de cores:
Estilo Dark (Rodas Gloss Black Prodigy).
O estilo tradicional do custom bagger com músculos do motor Milwaukee-Eight® 114.
Fornece um estilo Dark com tampas do motor, silenciadores e escudos de escape, nacelle do farol, garfos dianteiros, proteção do motor, grades do alforje, guiador, espelhos, controles de pé e mão, console, pedaleira do passageiro, barra de luz traseira, piscas dianteiros escurecidos.
Um guidão mini-ape com 9 polegadas de altura e 1,25 polegadas de diâmetro coloca o condutor numa posição assertiva e adiciona estilo custom, além dos alforges alongados, para lamas, suporte de placa e iluminação traseira combinada stop/tail/turn em posição rebaixadas que fornecem um perfil mais baixo para a moto.
Novas opções de cores
Solid Color: Vivid Black, Black Jack Metallic, Deadwood Green
Custom Color: Snake Venom
As motocicletas modelo 2021 da Harley-Davidson estão disponíveis para um exclusivo Test Ride a partir de abril em toda a Rede de Concessionárias autorizadas da marca no País, de acordo com a disponibilidade dos modelos na rede e seguindo as recomendações dos governos estaduais e municipais em relação aos cuidados com a saúde.
A produção aumentou em relação a janeiro. Mas, o ritmo ainda é lento devido às limitações causadas pela segunda onda do coronavírus.
As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 58.014 unidades em fevereiro. Número maior do que em janeiro, que foi produzido 53.631 unidades, um aumento de 8,2% conforme dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo.
Mas, se comparar a produção no primeiro bimestre de 2021 com a do ano anterior, percebe-se uma retração de 42,7% na produção de motocicletas para o mesmo período em 2020.
Para o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, os números registrados no início do ano ainda refletem o agravamento da crise sanitária na cidade de Manaus. As fábricas tiveram que diminuir os turnos de trabalho para atender ao toque de recolher, norma obrigatória colocada pelo governo estadual. “Essas medidas impediram que as fábricas mantivessem a curva crescente de produção registrada nos últimos meses de 2020”, afirma. “Acreditamos que, com produção plena a partir de março, conseguiremos recuperar parte dos volumes e, com isso, ter condições de reduzir a fila de espera por motocicletas, que hoje é de cerca de 150 mil unidades”, completa.
VENDAS NO VAREJO
Se analisar a média diária de vendas em fevereiro, foi de 2.869 motocicletas para 20 dias úteis. Foi o pior resultado para o mês desde 2003, que teve 3.390 emplacadas/dia, de acordo com levantamento da Abraciclo. Se comparar com janeiro de 2021, que teve o mesmo dias úteis, houve uma retração de 33%.
Em fevereiro foram emplacadas 57.384 motocicletas, em janeiro do mesmo ano, foram 85.798 motocicletas.
“O impacto sofrido na produção afeta toda a cadeia. Ainda temos uma demanda reprimida que não conseguimos atender. A procura por motocicletas segue em alta, mas é preciso equilibrar a relação de oferta e demanda”, comenta o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
A categoria de motos mais emplacadas em fevereiro foi a street, que teve 27.598 unidades e 48,1% de participação no mercado. Em segundo lugar, ficou a Trail (11.248 unidades e 19,6% do mercado), seguida pela Motoneta (7.544 unidades e 13,1%).
EXPORTAÇÕES
Analisando os números de motos exportadas no primeiro bimestre de 2021, percebe-se um aumento de 66,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Mas, se contar apenas os números de fevereiro, o resultado é diferente. Em 2021 foram exportadas 2.926 unidades, o que representa queda de 25,1% na comparação com janeiro de 2021 (3.904 unidades).
Em relação a fevereiro do ano passado, que só foram exportadas 2.394 unidades, houve alta de 22,2%.
Os países que mais receberam motocicletas produzidas no Polo de Manaus foram: Estados Unidos (2.826 unidades e 36,6% do total exportado), Argentina (2.466 unidades e 31,9%) e Colômbia (694 unidades e 9%).