Sapatos, bolsas, roupas, comida, salão de beleza e rastreadores de veículos. Apesar da sequência parecer improvável, está cada vez maior o número de mulheres que colocam o item de segurança na lista de consumo, impulsionadas tanto pela preocupação com a família, como para garantir a proteção de suas motocicletas, um meio de transporte cada vez mais feminino. De acordo com a Abraciclo, 25% do mercado de motos no Brasil já é dominado por elas.
“O número de mulheres que compra rastreadores de veículos aumentou de forma significativa, o que não acontecia há cinco anos. No Brasil inteiro, a decisão de compra do rastreador é atualmente mais feminina do que masculina”, explica Valdemar Penna, que trabalha há 30 anos com segurança de veículos e é diretor da Locator One.
Susana Almeida é um exemplo. Após um assalto, resolveu adquirir o equipamento para toda a família, tendo a tecnologia no seu carro, em uma moto e nos veículos dos dois filhos."Após ter sido assaltada e ter que ir à delegacia para reconhecer os bandidos, não abro mão de ter o controle da segurança dos meus veículos nas minhas mãos, para fazê-lo de forma imediata e não passar mais por este transtorno. Ter rastreadores nos carros dos meus filhos também me deixa mais tranquila e me permite saber se está tudo bem.” afirma Susana. “Com tecnologias de localização e mapeamento cada vez mais avançadas, é possível saber exatamente o que acontece com o jovem ao volante”, explica Valdemar.
O aprimoramento da tecnologia, com plataformas mais amigáveis a preços mais acessíveis, também tem impulsionado mulheres a comprarem rastreador para suas motos. Um exemplo é recém-lançado pela Locator One, que agrega em um único aparelho rastreador, bloqueador e alarme que, por meio de um chip, liga para a dona em caso de tentativa de roubo, falando a posição exata da moto. “O rastreador de veículo é muito indicado para as motociclistas, já que fazer o seguro de uma moto não é tarefa fácil. Além dos altos valores da apólice, que podem chegar a representar 15%, 30% e até 50% do preço da motocicleta, muitas seguradoras não aceitam o cliente”, explica Valdemar.
Foto: Claudia Fujarra
A esportiva Daytona 675R será vendida por R$ 48.690 e a naked Street Triple 675 vai custar R$ 31.900. As vendas dos dois novos modelos começam a partir de junho na rede de concessionários da Triumph do Brasil, que ainda está se desenvolvendo.
As motos e as estratégias de mercado para a atuação da marca inglesa no Brasil, que já oferece seis modelos no país, estão sendo apresentadas à imprensa para testes iniciais no autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu (SP).
Equipadas com a diferenciada motorização de três cilindros, a Daytona 675R desenvolve 128 cavalos de potência e apresenta novo chassi mais e carenagem com linhas mais retas. Já a Street Triple o propulsor desenvolve 85 cavalos de potência (por conta de modificações e adequações no sistema de escapamento), novo chassi com quadro de alumínio e visual ultra-moderno.
Os dois modelos vem serão produzidos em regime CKD (kits de montagem) na fábrica da Triumph, em Manaus (AM), e equipados com freios ABS de série.
Triumph conta atualmente com três concessionárias no País – em São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP) e Porto Alegre (RS). O novo plano de expansão da rede prevê a abertura de mais nove revendas nese ano.
As próximas lojas abertas serão em Brasília e Belo Horizonte (maio), Rio de Janeiro (junho), Curitiba e Campinas (julho), Florianópolis (outubro), um segundo representante em São Paulo (novembro) e nas cidades de Salvador e Recife (dezembro).
A reportagem do MOTO.com.br participa do evento de lançamento da Daytona 675R e da Street Triple 675 e vai trazer nos próximos dias as primeiras impressões das motos. Fique de olho!
Fotos: Divulgação
A Honda acaba de apresentar dois novos modelos para o mercado americano que seguem propostas diferentes. O primeiro é o Grom 125, mais conhecido na Ásia desde o seu lançamento no início de 2013 como MSX 125. O segundo é o scooter Forza NSS 300, comercializado atualmente na Europa como uma versão maior do PCX 150, que acaba de ser lançado no mercado brasileiro.
As vendas do divertido Grom 125 nos EUA devem começar por volta de agosto com um preço na faixa de US$ 3.000 (cerca de R$ 6.000) e o funcional scooter Forza NSS 300 já deve começar a ser encontrado nas concessionárias da marca japonesa daquele país em meados de julho, nas versões Standard e ABS com preço inicial de US$ 5.600 (por volta de R$ 11.200).
O Grom 125 faz uma releitura da clássica minibike Monkey com rodas aro 12 e vem equipado com motor monocilíndrico de 125cc e injeção eletrônica, capaz de desenvolver uma potência de 10 cavalos. Já o Forza NSS 300 tem rodas aro 14 na frente e aro 13 atrás, câmbio automático CVT e motor monocilíndrico de 279cc, que desenvolve uma potência de mais de 25 cavalos.
Fotos: Divulgação
Quando avaliamos uma moto, sem dúvidas uma das melhores partes é quando aceleramos, principalmente as de grande porte, porém, quando o assunto é frear, ai a história é outra! Uma das principais características que todo motociclista deve aprender é a utilização correta dos freios. Além disso, uma frenagem segura pode evitar acidentes e, por isso, a manutenção deste item é essencial.
Alguns produtos existentes no mercado prometem ajudar a manter os freios de sua motocicleta sempre “espertos”, porém, será que realmente funcionam? Pensando nisso, avaliamos o Moto Brake Cleaner, da Wynn’s, limpador de discos que garante remover toda a sujeira para obter o maior desempenho possível durante a frenagem e o resultado desse teste, você confere agora!
Realizamos três medições em cada uma das velocidades: 100km/h a 0km/h, 80km/h a 0km/h e 60km/h a 0km/h. Fizemos o teste com os freios da moto ainda sujos, e depois aplicamos o produto e repetimos a operação.
Discos de freios sujos – ainda sem o produto
Fazendo a média das três frenagem de 100 km/h a 0, a moto percorre uma distância (média) de 31,66 metros para parar totalmente. Na frenagem de 80 km/h a 0 a média ficou em 19,83 metros e com a frenagem de 60 km/h a 0 a média ficou em 10,83 metros para parar completamente a moto.
Resultados:
1ª Tentativa - 100 km/h a 0 km/h = 30 m
2 ª Tentativa - 100 km/h a 0 km/h = 35 m
3 ª Tentativa - 100 km/h a 0 km/h = 30 m
Média = 31,66 m
1 ª Tentativa - 80 km/h a 0 km/h = 21 m
2 ª Tentativa - 80 km/h a 0 km/h = 20,5 m
3 ª Tentativa - 80 km/h a 0 km/h = 18 m
Média = 19,83 m
1 - 60 km/h a 0 km/h = 11,5 m
2 - 60 km/h a 0 km/h = 10 m
3 - 60 km/h a 0 km/h = 11 m
Média = 10,83 m
Discos de freios limpos – Com o produto Wynn’s
Durante a segunda parte do teste nós realizamos os procedimentos de limpeza dos discos de freios de acordo com as recomendações do fabricante. Então, limpamos os discos e aplicamos o produto até deixar secar por aproximadamente 1 minuto. Voltamos a acelerar utilizando as mesmas medidas realizadas no primeiro momento e os resultados melhoraram! Principalmente em altas velocidades.
Fazendo a média das três frenagem de 100 km/h a 0, a moto percorre uma distância (média) de 27 metros para parar totalmente. Na frenagem de 80 km/h a 0 km/h a média ficou em 16,76 metros e com a frenagem de 60 km/h a 0 km/h a média ficou em 10,53 metros para parar completamente a moto.
Resultados:
1ª Tentativa - 100 km/h a 0 km/h = 29 m
2ª Tentativa - 100 km/h a 0 km/h = 26 m
3ª Tentativa - 100 km/h a 0 km/h = 26 m
Média = 27 m
1ª Tentativa - 80 km/h a 0 km/h = 17 m
2ª Tentativa - 80 km/h a 0 km/h = 17,30 m
3ª Tentativa - 80 km/h a 0 km/h = 16 m
Média = 16,76 m
1ª Tentativa - 60 km/h a 0 km/h = 10,60 m
2ª Tentativa - 60 km/h a 0 km/h = 10 m
3ª Tentativa - 60 km/h a 0 km/h = 11 m
Média = 10,53 m
Conclusão
Após analisarmos os resultados dos testes com o Moto Brake Cleaner da Wynn’s, podemos verificar que o produto ajudou a diminuir a distância entre as frenagens, principalmente em altas velocidades. Mesmo que essa diferença tenha sido pequena, alguns metros percorridos a menos pode ser a diferença para evitar um acidente.
O ruído das pastilhas em contato com os discos também diminuiu após a aplicação do Moto Brake. Depois de tantos testes de frenagem, os “calçados” da Yamaha XT 600R foram substituídos na loja Alemão Pneus (www.alemaopneus.com.br). O produto Moto Brake Cleaner da Wynn’s tem preço sugerido de R$ 23,80.
Fotos/Imagens: Paulo Souza
A primeira impressão que passa ao se deparar com a monstruosidade que é a Triumph Rocket III é de intimidação. Essa verdadeira máquina equipada com poderoso motor de 2.294 cm³ e de dimensões protuberantes com 2,50 m de comprimento, largura 0,97 m de largura e peso de incríveis 367 kg.
A marca inglesa, mítica entre as motos com motor três cilindros, queria fazer um roadster com duas rodas e parece que a receita deu certo, e muito. Para quem curte capacidade volumétrica de motores, a Rocket tem 2.300cc, o que equivale a cilindrada superior a de dois carros populares e faz dela a moto de série equipada com o maior motor do mercado.
Com um preço sugerido de R$ 69.900, a Rocket III é a moto top de linha da Triumph no Brasil. É claro que uma moto exclusiva e avantajada dessas não é para poucos. Afinal, figuras ilustres das pistas, como Michael Schumacher, e das artes, como Tom Cruise, já foram vistos no comando de uma dessas “belezuras”. Vale lembrar também que por aqui o seu preço já beirou os R$ 100 mil, em um passado assim não muito distante.
Para os motociclistas com perfil low profile que gostam de rodar tranquilamente nos finais de semana pelas cidades, a Rocket III pode ser um inconveniente, pois praticamente todos os olhares nas vias se voltam para ela. É difícil não chamar a atenção de quem fica para trás nos carros e a inveja dos quem andam em motos menores. O motociclista que gosta de chegar bonito na festa não terá problema e ao estacionar será, com certeza, o centro das atenções.
Apesar de toda a sua exuberância e números superlativos, o motor da Rocket III não desenvolve uma potência (rende 148 cavalos a 5.750 rpm) de derreter o asfalto, mas é o bastante para mostrar sua disposição de acelerar. Por outro lado, o torque (força) é realmente cavalar. São 22,5 a baixos 2.750 rpm, capaz de enrugar o asfalto nas partidas com um pouco mais de energia.
Se apenas ficar admirando essa moto com sua pintura especial e vários detalhes cromados já é um prazer, apreciar as suas qualidades rodando então, é um verdadeiro delírio. Diferente do que se possa imaginar o seu porte avantajado não incomoda tanto no trânsito. A dificuldade maior fica nas manobras no trânsito mais congestionado, mas com a via livre essa roadster inglesa desliza com suavidade, conforto e potência.
A posição de pilotagem é bastante confortável, pois o assento de couro é largo e muito macio, o piloto fica praticamente ereto, o guidão é baixo e avançado, e as pedaleiras ficam posicionadas no meio da moto. O câmbio de cinco marchas tem engates precisos, com uma relação longa, em função do torque cavalar. Os cliques e claques nas passagens de marchas não chegam a incomodar. A transmissão final por eixo-cardã confirma a robustez do conjunto.
O painel de instrumentos é completo em dois mostradores analógicos VDO com displays digitais, com boa iluminação tanto de dia quanto à noite e que trazem informações claras, de rápida visualização, que também pode instalar com facilidade um GPS (sistema de navegação via satélite) para ajudar nas viagens e localização.
Um detalhe que acaba sendo um inconveniente é a ausência do para-brisa que tornaria a estrada menos cansativa, pois o peito do motociclista sofre com o vento. O entre-eixos de 1,69 m também dificulta um pouco a pilotagem nos trechos de serra. É preciso um braço forte no guidão.
As frenagens tanto na cidade quanto na estrada são dignas de motos esportivas com freios de alta performance. Quando você aciona o sistema dianteiro e traseiro na Rocket a resposta é imediata. O conjunto conta com dois discos de 320 mm na frente e disco simples de 316 mm na traseira, com o reforço providencial do sistema ABS.
A suspensão se destaca pela regulagem mais preparada para estrada, como uma boa cruiser. Na dianteira o sistema é dotado de garfos invertidos com curso de 120 mm e na traseira é do tipo bichoque de 43 mm com curso de 105 mm com pré-carga ajustável em cinco posições.
O tanque de combustível tem capacidade para até 24 litros e o consumo durante o teste rodando em ambiente urbano e rodoviário oscilou entre uma média 15 e 17 km/litro, o que podemos considerar como satisfatório para sua proposta. Levando em conta sua capacidade de combustível é possível rodar cerca de 400 quilômetros com um tanque cheio. Autonomia suficiente para um bom dia de viagem. Um verdadeiro convite para pegar a estrada.
O jornalista utilizou no teste capacete Joe Rocket, calça HLX Racing, jaqueta Race Tech e botas Dainese
Cotação de Seguro (*)
A vista: R$ 2.318,95
Franquia: R$ 4.455,46
(*) Perfil médio: Homem, 25 a 35 anos, casado, sem filhos, com garagem em casa e no trabalho, morador de São Paulo e com residência em região razoável (bairro da zona sul ou zona oeste, por exemplo).
Agradecimento
Cycle Assessoria e Corretora de Seguros
(11) 3159-0733
www.cycleseguros.com.br
FICHA TÉCNICA
MOTOR 2.294 cm³, refrigeração líquida, DOHC, 3 cilindros em linha
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica multiponto sequencial com borboleta dupla e ligação progressiva nas borboletas principais
POTÊNCIA MÁXIMA 148 cv a 5.750 rpm
TORQUE MÁXIMO 22,5 kgf.m a 2.750 rpm
ESCAPAMENTO Aço inoxidável 3 em 1 em 2, catalisadores de grande volume em frente aos silenciadores de aço cromado
TRANSMISSÃO Final Eixo Cardã
CÂMBIO 5 velocidades
QUADRO Aço tubular de viga dupla
RODAS E PNEUS Dianteiro de alumínio injetado, 5-raios, 17 x 3,5 polegadas com pneus 150/80 R17 e traseiro de alumínio injetado, 5-raios, 16 x 7,5 polegadas 240/50 R16
SUSPENSÃO Garfo invertido KYB 43 mm, curso de 120 mm na dianteira e Mola preta KYB, amortecedores duplos com pré-carregamento ajustável de 5 posições, curso da roda traseira de 105 mm na traseira
FREIOS Dianteiro com discos flutuantes duplos de 320 mm, cáliper fixas de 4 pistões Nissin e traseiro com disco simples fixo de 316 mm, cáliper flutuante de 2 pistões Brembo, com sistema ABS (desligável)
PAINEL DE INSTRUMENTOS Velocímetro analógico com odómetro em LCD, informações da viagem, relógio e tacômetro analógico apresentando o indicador de nível de combustível, indicador de marcha
DIMENSÕES 2500 mm (comprimento), 970 mm (largura), 750 mm (altura do assento) e 1695 mm (entre-eixos)
TANQUE DE COMBUSTÍVEL 24 litros
PESO 367 kg (ordem de marcha)
PREÇO R$ 69.900
Fotos: Paulo Souza











