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Horex VR6 Roadster: De volta para o futuro

Apresentada em 2010 durante o Intermot, tradicional Salão de Motos que acontece em Colônia, na Alemanha, a Horex VR6 Roadster marca o renascimento do fabricante alemão conhecido

pelos modelos Regina e Resident. Sem produzir nenhuma motocicleta desde a década de 1960, a Horex volta ao mercado europeu este ano com uma moto totalmente nova e recheada de

novidades mecânicas. Com destaque para o motor de seis cilindros em “V” e o sistema inédito de lubrificação contínua da corrente.

Todavia, no quesito estética, a marca alemã preferiu não ousar muito. Em busca da forma perfeita para a VR6, a equipe do designer Peter Naumann utilizou um processo incomum. Eles

redesenharam antigos modelos da Horex – com base em fotos e visitas a museus e encontros de motociclistas – e fizeram um processo de “evolução natural” para ver como essas motos se

pareceriam se fossem criadas hoje, onde existe a influência de outros modelos, como a Ducati Streetfighter – que também conta com suspensão traseira monobraço e escapes colocados do

lado direito – e, claro, tecnologia.

Segundo Naumann, “nem todo traço da moto precisa ser um milagre de design. É muito melhor focar no modo como os desenhos se completam para causar uma boa impressão no geral”.

Assim, linhas agressivas, como as da MV Agusta Brutale, foram deixadas de lado para dar preferência a contornos mais sóbrios e sem exageros geométricos, como é o caso da BMW F800R.

Da mesma forma que seus patrícios da marca bávara, Naumann se preocupou com a ergonomia ao desenhar a VR6. A forma arredondada do assento, com altura de 820 mm, em conjunto

com o desenho do tanque de gasolina de 19 litros – principalmente da linha longitudinal que corta a lateral do reservatório, oferecem bom encaixe para os joelhos e ajudam ao piloto a se

sentir dentro da moto, ao invés de sobre ela.

Mecânica inovadora

Enquanto a BMW, que desenvolveu um motor de seis cilindros em linha para a família K 1600 GT, a Horex optou por outra geometria para agrupar essa mesma quantidade. Dispostos em

“V” a uma distância de 15º, os seis cilindros que compõem o motor de 1218 cm³ da Roadster fazem dele tão compacto quanto alguns propulsores de quatro cilindros. Essa solução permitiu

a criação de uma moto com tamanho consideravelmente menor do que seria, caso adotasse um sistema semelhante ao da BMW.

Essa inovação toda tem pai e mãe. O motor VR6 vem sendo desenvolvido desde 2005 em parceria com a Universidade de Munique e ficou pronto a tempo de ser equipado na versão

conceito da Roadster, em 2010. Com triplo comando de válvulas no cabeçote (TOHC), o propulsor é capaz de gerar 161 cv a 9000 rpm e tem torque máximo de 13,7 kgf.m a 7000 rpm.

Embora tenha potencial para um desempenho maior, a moto tem sua velocidade limitada eletronicamente a 250 Km/h.

A grande novidade da VR6 Roadster, entretanto, é o inédito sistema de lubrificação sólida da corrente. Por mais estranho que isso possa parecer, o funcionamento é simples. O sistema

utiliza uma fina película de filme com grafite para lubrificar a corrente da transmissão final. As partículas de grafite aderem aos elos e, segundo a Horex, o sistema protege o conjunto de

maneira mais eficaz, uma vez que lubrifica a corrente de maneira contínua.

Naked equilibrada
A ciclística da VR6 Roadster é bem equilibrada. Montada em um quadro de alumínio, a moto conta com suspensão WP com ajuste de pré-carga da mola. Ambas tem curso de 120 mm, sendo

a dianteira invertida (upside down) e a traseira monobraço oscilante com amortecedor central.

O sistema de freios que equipa o novo modelo da Horex também não deixa por menos. A roda dianteira tem disco duplo de 320 mm de diâmetro mordidos por pinças radiais de quatro

pistões da marca Brembo, enquanto na traseira, disco o único de 264 mm e sua respectiva pinça de dois pistões – também da marca italiana – se encarregam da frenagem. Para completar

o conjunto, a moto conta ainda com a ajuda da última versão do sistema ABS da Bosch (MB9).

As vendas da VR6 Roadster estão previstas para começar na próxima primavera europeia. Entretanto, o departamento comercial da Horex ainda não divulgou nenhuma informação sobre o

preço da moto. Tudo que se sabe é que a marca alemã vem procurando revendedores para representá-los também na Áustria e na Suíça.

Fotos: Divulgação

(Fonte: Agência Infomoto Carlos Bazela) - 21/02/2012
Veja as motos mais vendidas por segmento

Faltando um mês para o término de 2011, reunimos todos os modelos mais vendidos em suas respectivas categorias no acumulado do ano — ou seja, até novembro. De acordo com a

Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que divide o setor de duas rodas em oito segmentos, as motos mais comercializadas são:

Categoria City

Absoluta no segmento, a Honda CG 150 é o veículo mais vendido do Brasil. Só neste ano foram emplacadas 412.001 unidades, deixando para trás sua irmã Honda CG 125 (365.041) e a

Yamaha YBR 125 (112.160), que completa o pódio desta categoria.

Categoria Custom

O modelo mais comercializado nessa categoria é a Dafra Kansas 150. Foram emplacadas 3.458 motos até novembro, deixando para trás a Kasisnki Mirage 250 (1.975) e a Honda Shadow

750 (1.106).

Categoria Maxtrail

Neste segmento quem reina há anos é a Yamaha XT 660. Somente em 2011 foram emplacadas 1.828 unidades, fazendo dela a líder desta categoria mais uma vez. Quem vem crescendo

muito nas vendas é a BMW G 650 GS, que já atingiu a segundo colocação com 1.796 motos vendidas até novembro. Em terceiro ficou a recém lançada Honda XV 700V Transalp com 1.480

unidades comercializadas.

Categoria Naked

Um dos segmentos mais acirrados do mercado de duas rodas, o das motos Naked, tem como líder de vendas a Honda CB 600F Hornet. Foram vendidas 5.250 unidades este ano, ante 3.126

da Yamaha XJ6 e 1.423 da Kawasaki Er-6n.

Categoria Scooter/CUB

Embora scooter e CUB sejam duas categorias distintas, a Fenabrave contabiliza suas vendas em um único grupo. Sendo assim, a primeira colocada em número de emplacamentos desta

categoria é a Honda Biz 125. Foram comercializadas 199.631 unidades até novembro. Número muito superior ao da Honda Pop 100 (79.713), que ficou em segundo lugar, e da terceira

colocada Yamaha Crypton (23.053).

Categoria Sport

Ao analisar os números deste segmento, ficamos surpresos. A líder de vendas é a Kasinski Comet 250R, com 4.065 unidades emplacadas. Em segundo aparece a Kawasaki Ninja 250, que

vendeu 4.012 motos até novembro. Reparem que há quase um empate técnico, podendo ser decidido no último mês do ano, não contabilizado ainda pela Fenabrave. Quem fecha o pódio

deste segmento é a Honda CBR 1000RR, que comercializou 1.303 unidades este ano.

Categoria Touring

Na categoria touring quem domina é a Harley-Davidson, empresa norte-americana que assumiu as operações no Brasil este ano. Com uma redução nos seus preços desde que eliminou o

importador e passou a operar por conta própria, a HD tem os três modelos mais emplacados neste segmento. São eles: Ultra Classic Electra Glide (227), Road king Classic (195) e Heritage

Softail Classic (174).

Categoria Trail

Fechando a lista, temos a Honda NXR 150 como a trail mais comercializada em 2011 — até novembro. Foram 181.485 unidades emplacadas, ficando a frente da Honda XRE 300 (30.429) e a

Yamaha XTZ 125 (15.165).

Fotos: Divulgação e Infomoto

(Fonte: Agência Infomoto ) - 21/02/2012
Foto revela suposta R 1200 GS com refrigeração líquida


A espera parece ter terminado. Foto tirada pelo site americano Motorcycle USA revela que a versão 2012 da BMW R 1200 GS com refrigeração líquida já está em testes. O radiador não pode ser visto claramente, mas a mangueira colocada na lateral direita denuncia o novo sistema.

O motor também apresenta diferenças em relação à versão 2011, como as entradas de ar, por exemplo. Pinças de freio radiais e a mudança da transmissão para o lado esquerdo, trocando de posição com o escapamento, completam o conjunto de mudanças mecânicas na nova GS.

Se for confirmado que essa é realmente a R1200 GS com novo sistema de refrigeração, será o fim de uma tradição de quase 90 anos da marca. A BMW produz motores Boxer Twins refrigerados a ar desde 1923.

(Fonte: Agência Infomoto ) - 04/09/2011
Moto dos anos 80 vence campeonato mundial de wheeling

Esqueça as modernas BMW S1000RR ou as Hayabusas turbo. A grande estrela do campeonato mundial de wheeling que aconteceu este mês em Yorkshire, Inglaterra, foi uma Suzuki com 22 anos de existência.

A GSX-R1100 ano 1989 foi pilotada pelo alemão Egbert Van Popta e equipada com um sistema de turbo. Com isso, a moto surpreendeu a todos ao passar dos 237 km/h enquanto acelerava em uma roda só. Mas o show não foi apenas da moto.

Para atingir essa marca, Popta utilizou uma técnica incomum. Ele se aproximou da linha de partida a toda velocidade, já em quinta marcha e perto das 5000 rpm, para então inclinar a moto e fazer os 1000 metros da competição sobre uma única roda.

Segundo Dave “Dodge” Dodgers, organizador do evento, essa técnica não funciona por acaso. “Isso faz com que ele não precise trocar de marcha na roda traseira, o que torna tudo mais seguro”, comenta.

(Fonte: Agência Infomoto ) - 04/09/2011
Motociclista atravessa ponte com 40 graus de inclinação


Na manhã de um dia comum, o piloto de moto trial Julien Dupont cruzou o Gateshead Millenium Bridge, em Newcastle (Inglaterra), de uma maneira pouco convencional. Quem passava perto da ponte ficou boquiaberto ao ver que Julien esperou a ponte ser elevada para saltar na passarela de pedestres e andar pela construção quando a estrutura estava com 40 graus de inclinação.

A dificuldade foi destacada quando Julien perdeu um pouco de tração na subida e quase caiu da sua moto. O atleta, no entanto, retomou o controle para concluir a impressionante travessia. “Estou constantemente procurando lugares únicos e interessantes a serem conquistados, já que este é o desafio dos pilotos de moto trial. Quero continuar aumentando os limites do esportes e este projeto mostrou isso”, afirmou.

Confira abaixo o vídeo com imagens impressionantes com câmera on bord e externa da façanha de Julien Dupont, na Inglaterra.

(Fonte: Agência Infomoto ) - 28/08/2011
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