O líder do campeonato Mundial de Motovelocidade, Jorge Lorenzo, conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha, que acontece neste domingo, e causou a bandeira vermelha da sessão após uma grande falha em seu motor.
A Fiat Yamaha do espanhol explodiu em uma bola de fogo e fumaça na reta dos Box jogando óleo na pista durante esse processo. Ben Spies e Randy de Puniet foram os primeiros a sofrer com isso. Os pilotos foram ao chão na curva 1 após escorregar no óleo.
Spies, décimo primeiro mais rápido naquela hora, conseguiu se safar sem graves lesões, porém De Puniet, que foi jogado de sua motocicleta, atingiu a Monster Yamaha Tech 3 do norte americano que estava caída na brita e quebrou a carenagem dianteira com sua perna.
De Puniet foi retirado da pista na maca, mas logo foi levado de volta ao Box da LCR pelo chefe da equipe, Lucio Cecchinello. Lorenzo “visitou” De Puniet enquanto a pista estava sendo limpa.
O francês, que tem aparecido freqüentemente nas primeiras filas no treino de classificação, estava muito machucado para voltar à pista e decidiu ir ao centro médico para fazer exames de raio-x. As notícias iniciais são de que o piloto não quebrou nenhum osso e deve começar a prova amanhã.
Lorenzo estava atrás de Daniel Pedrosa, na segunda posição, quando seu motor explodiu. Porém, quando os treinos reiniciaram, Pedrosa não melhorou seu tempo e foi superado pelo espanhol e pela Ducati de Casey Stoner. O australiano ficou apenas 0s024 atrás de Lorenzo.
Retornando antes que o previsto após fraturar a perna direita, Valentino Rossi deve estar muito feliz por não ter tido problemas com o óleo na pista. Uma nova queda poderia ser um golpe fatal para a temporada 2010.
Após um bom começo de sessão, Rossi estava na quarta colocação na hora que os treinos foram interrompidos, mas, assim como Pedrosa, não conseguiu melhorar seu tempo quando o treino recomeçou e foi superado por Andréa Dovizioso.
O novato Hector Barbera completou a Segunda fila e a Sexta posição foi o melhor resultado conquistado por ele na categoria rainha do motociclismo mundial.
De Puniet largará da sétima colocação, ao lado da San Carlo Honda de Marco Simoncelli na oitava posição e de Aleix Espargaró em nono. Marco Melandri fechou os dez melhores.
A oitava etapa do campeonato Mundial de Motovelocidade acontecerá neste fim de semana, no circuito de Sachsenring na Alemanha. A prova no domingo será transmitida ao vivo pelo canal de TV por assinatura, SporTV. Segundo a programação do próprio canal, a transmissão das corridas começa às 6hs da manhã.
Resultados:
1) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min21s817
2) Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 1min21s841s
3) Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), 1min21s948
4) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 1min22s263
5) Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 1min22s395
6) Hector Barbera (ESP/Paginas Amarillas Aspar), 1min22s454
7) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min22s610
8) Marco Simoncelli (ITA/San Carlo Honda Gresini), 1min22s624
9) Aleix Espargaro (ESP/Pramac Ducati), 1min22s910
10) Marco Melandri (ITA/San Carlo Honda Gresini), 1min22s917
11) Mika Kallio (FIN/Pramac Ducati), 1min22s961
12) Colin Edwards (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 1min23s026
13) Ben Spies (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 1min23s028
14) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min23s040
15) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 1min23s090
16) Alvaro Bautista (ESP/Rizla Suzuki), 1min23s193
17) Alex de Angelis (RSM/Interwetten Honda), 1min23s515
Os números do mercado brasileiro de motocicletas indicam um aumento de 13% nas vendas no segundo trimestre de 2010, em comparação com os três primeiros meses do ano. Os dados, divulgados pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), mostram que, de janeiro a março, o setor faturou para o mercado interno 410.095 unidades, contra 462.729 no período de abril a junho. No acumulado do ano, 2010 teve 11% a mais de vendas no atacado do que em 2009, já que nesses seis primeiros meses foram comercializadas 872.824 unidades, contra 788.626 do ano anterior. Apesar dos números gerais positivos, o mês de junho apresentou vendas 16% menores do que as registradas em maio, e apenas 1% acima dos dados do mesmo mês de 2009.
“O setor vem se recuperando das quedas sofridas no ano passado, mas é uma evolução gradativa. Ainda sentimos muitos reflexos causados pela rigidez e dificuldade na liberação de financiamentos, que permanecem, mas acreditamos que o reaquecimento do mercado será constante e que teremos um segundo semestre promissor”, afirma Jaime Teruo Matsui, presidente da Abraciclo.
Produção e Exportação
A produção de motocicletas também apresentou resultados gerais positivos. No comparativo entre o primeiro e o segundo trimestre deste ano, as fábricas produziram 15% a mais neste segundo período, sendo 402.083 unidades de janeiro a março e 461.478 de abril a junho. No acumulado do ano a alta foi de 18,1% sobre os primeiros seis meses de 2009.
“Os fabricantes estão confiantes e investindo fortemente no setor. Esse primeiro semestre marcou recorde histórico de investimento do setor duas rodas no PIM”, adianta Matsui.
Como ocorrido com as vendas no atacado, no comparativo com o mês anterior o desempenho de junho foi negativo. Foram fabricadas 142.556 motocicletas ante 167.850 em maio – uma baixa de 15%.
Já as exportações – as mais afetadas pela crise de 2009 – seguem em leve recuperação. O segundo trimestre registrou aumento de 7,3% nas comercializações para o mercado externo, em comparação com os primeiros três meses do ano: 16.272 unidades contra 15.158.
No comparativo entre os primeiros semestres de 2009 e 2010, alta de 10,1%, com 31.430 motocicletas exportadas da janeiro a junho deste ano, ante 28.539 do ano anterior. Na evolução mês a mês, junho registrou 5953 vendas, 18,8% a mais do que o apontado em maio.
Na quarta matéria produzida pelo Acelere Com a Gente, uma parceria do site MOTO.com.br
e da TVDUASRODAS.com
, fomos para as ruas e entrevistamos pessoas que abandonaram seus carros para andar com uma “moto pequena”, e olha que muitos nem são motociclistas! Assista e não deixe de comentar!
O líder do campeonato Mundial de Motovelocidade, Jorge Lorenzo, conquistou sua terceira pole position seguida durante os treinos de classificação para a corrida de domingo na Catalunha.
O piloto da Fiat Yamaha, vencedor das duas últimas corridas tem 47 pontos de vantagem para o segundo colocado Daniel Pedrosa, concluiu os treinos 0s364 na frente de Casey Stoner, que largará da segunda posição.
No último lugar da primeira fileira está o piloto Randy de Puniet, que foi superado por Pedrosa e colocado na quarta colocação nos minutos finais. Porém, o francês conseguiu tomar de volta a terceira posição do piloto da Repsol Honda, que se contentou com o quarto lugar.
O novato Ben Spies conseguiu melhorar seu tempo na última volta, e foi da décima primeira posição, para o quinto lugar. Andréa Dovizioso colocou a segunda Repsol Honda na segunda fila com a sexta colocação.
Na ponta da terceira fila está Loris Capirossi, que colocou sua Rizla Suzuki na sétima posição, seguido de Aleix Espargaró e Marco Simoncelli. Álvaro Baustista colocou a segunda Suzuki entre os dez melhores.
Resultados:
1) Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), 1min42s046
2) Casey Stoner (AUS/Ducati Marlboro), 1min42s410
3) Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), 1min42s512
4) Dani Pedrosa ESP/Repsol Honda), 1min42s592
5) Ben Spies (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 1min42s710
6) Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), 1min42s866
7) Loris Capirossi (ITA/Rizla Suzuki), 1min42s903
8) Aleix Espargaro (ESP/Pramac Ducati) 1min42s931
9) Marco Simoncelli (ITA/San Carlo Honda Gresini), 1min42s994
10) Alvaro Bautista (ESP/Rizla Suzuki), 1min43s025
11) Colin Edwards (EUA/Monster Yamaha Tech 3), 1min43s059
12) Nicky Hayden (EUA/Ducati Marlboro), 1min43s068
13) Hector Barbera (ESP/Paginas Amarillas Aspar), 1min43s417
14) Marco Melandri (ITA/San Carlo Honda Gresini), 1min43s621
15) Mika Kallio (FIN/Pramac Ducati), 1min43s685
16) Kousuke Akiyoshi (JAP/Interwetten Honda), 1min45s577
17) Wataru Yoshikawa (JAP/Fiat Yamaha), 1min45s759
Tempos atrás quando se pensava em instalar baú ou bauleto na moto, duas figuras vinham a mente. A primeira do moto-frete com um baú enorme para entregas ou uma big trail pronta para uma longa viagem. Hoje, porém, os baús se tornaram mais baratos e bonitos, além de caírem no gosto de quem usa a moto no dia a dia pela sua praticidade.
Nos grandes centros urbanos é possível ver motos desde 250 cc e até scooters com baús ou bauletos. Mesmo quem pensa que o acessório contrasta com o design de algumas motos, acaba seduzido pelo apelo de ter um “porta-malas”.
Se você cansou de levar o capacete na mão toda vez que vai ao shopping, não quer mais ter que pilotar com uma mochila nas costas ou acha desagradável prender objetos com elástico (aranha) na moto, talvez seja a hora de pensar em comprar um baú. Porém, com tantas marcas, modelos e tamanhos é comum o motociclista ficar perdido. Qual é o volume ideal para minha moto? Qual marca escolher? Quanto de peso posso colocar no baú? São perguntas freqüentes na hora da compra, para ajudar você a responder perguntas desse tipo fomos pesquisar.
Antes de entrar nesse mundo é interessante aprender como são chamados os diferente acessórios para levar sua bagagem na moto. Popularmente baú são aqueles grandes e usados por moto-frete. Bauletos são baús menores normalmente usados em viagens e no dia a dia. O top case é normalmente um bauleto mais reforçado e muitas vezes feito em alumínio. Por último os alforjes são bolsas de tecido que ficam presas nas laterais da moto. Há ainda as malas laterais rígidas.
A primeira pergunta a ser feita na hora da compra é: a sua moto tem bagageiro? Algumas motocicletas já vêm de fábrica com este item como, por exemplo, a Honda XRE 300, Suzuki DL1000 V-Strom e BMW G 650 GS. Na hora de comprar o bagageiro, escolha um apropriado para seu modelo. Preste atenção na qualidade do material e também nos pontos de fixação. Procure escolher bagageiros que não alterem a originalidade da sua moto e não necessitem de furos adicionais.
O bagageiro, assim como o bauleto, tem uma capacidade máxima de carga. É importante respeitar esse limite para não comprometer a estrutura do conjunto. Com o bagageiro devidamente instalado é hora de escolher o bauleto.
Do tamanho certo
Segundo o vendedor Samir de Souza, da loja paulistana Moto Atacama, especializada em acessórios para viagens, o ideal é procurar por produtos de boa qualidade. “As marcas mais conceituadas do mercado são Givi e a Shad, que dão garantia para seus produtos, o que é fundamental.”
Por isso, desconfie de preços baixos demais. Existem modelos que não podem ser retirados da moto, comprometendo a praticidade. É importante verificar também a fixação, a facilidade de abertura da tampa superior e a segurança da trava. Em alguns modelos com apenas uma chave é possível abrir o baú e retirá-lo do suporte. Vale também reparar se na hora de fechar não há nenhuma folga que possa entrar água. Um bom bauleto é totalmente impermeável.
Depois de escolher a marca outra dúvida que surge, de acordo com o vendedor, é sobre o tamanho ideal. Existem modelos de 26 litros até 52 litros de capacidade. Samir também comenta que é comum o cliente comprar um modelo menor e depois de pouco tempo de uso trocar por um modelo de maior capacidade.
É possível dividir os bauletos em dois grupos: os que levam um capacete fechado e outros que transportam dois capacetes fechados. A melhor coisa a fazer é testar antes da compra. Leve seu capacete ou sua mochila para testar se cabe tudo o que você precisa levar no bauleto. Se você leva garupa opte por um baú em que caibam dois capacetes. Uma boa dica é adquirir também um apoio de espuma para a garupa. Como o próprio nome diz, serve apenas para um leve apoio, mas pode ser a diferença entre sua mulher gostar ou não de ser sua fiel companheira de viagem.
Para longas aventuras
Outros motociclistas já compram a moto pensando em viajar. Nessa hora também é interessante pensar em alforjes ou malas laterais, além de um baú com uma boa capacidade de carga.
Os alforjes são tradicionalmente confeccionados de nylon ou couro e comuns em motos custom. Podem ser presos com velcro no banco da moto, o que facilita a instalação e retirada. Porém, não há travas e o alforje pode ser facilmente roubado, além de não garantir uma proteção total contra a entrada de água.
Já as malas laterais seguem a mesma dinâmica dos bauletos traseiros. É preciso instalar um suporte, já que nenhuma moto sai de fábrica com tal acessório de série. Contudo, assim como os bauletos, é possível trancar as malas na moto com chave e a proteção contra água é total.
Samir de Souza também dá as dicas que os alforjes ou bauletos laterais permitem uma melhor distribuição do peso e boa capacidade de carga, porém não são indicados para cidade, pois a largura total da moto é aumentada.
O sonho de consumo de muitos aventureiros é ter os bauletos laterais e top case em alumínio. Além de passar um visual robusto e leve, o conjunto resiste até mesmo a quedas e acidentes. Porém tudo vai depender da sua moto e do tamanho de sua aventura. Seja ela levar o seu notebook sem medo de molhar ou ir até o Deserto do Atacama, no Chile.
Fotos: Gustavo Epifânio