Maio Amarelo é um movimento internacional para conscientização na redução de acidentes de trânsito
O Maio Amarelo surgiu como uma proposta para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Tudo começou em março de 2010, quando a Assembleia - Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base no estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1.3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo.
Com isso, surgiu o plano do Maio Amarelo para colocar em pauta para a população o tema trânsito seguro. O movimento é denominado maio amarelo, pois foi em 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. E amarelo é por causa da cor, que remete a atenção e está presente na sinalização de trânsito.
O último dado de mortes ocorridas no Brasil foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas por causa de acidentes de trânsitos, esse número é o mais baixo desde 2001.
Os motociclistas devem ficar atentos, pois em 2020 ocorreu um crescimento no número de acidentes envolvendo motos. Segundo os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 8 a cada 10 pessoas que morreram em acidentes de trânsito no ano passado no Brasil são homens e 90% dos acidentes envolveram motociclistas.
Por isso, separamos 8 dicas rápidas para você pilotar sua motocicleta com mais segurança no trânsito.
CAPACETE
É obrigatório para piloto e garupa. Auxilia a minimizar ferimentos graves em caso de acidente. O capacete deve estar devidamente fixado à cabeça preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira totalmente abaixada. Não tem viseira? Utilize óculos de proteção específicos, não vale óculos de grau ou sol. Além disso, o capacete deve possuir certificado do Inmetro e faixas refletivas.
VESTIMENTA COM EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO
Use luvas, jaquetas e calças com proteção, além de botas. O motociclista anda exposto, por isso é importante utilizar equipamento com proteção para no caso de uma queda evite danos maiores ao usuário. Existem também coletes refletivos que ajudam o motociclista a ser visto em situações de baixa visibilidade, lembrando que a regra essencial para um trânsito seguro é: ver e ser visto.
USO DE CELULAR
Usar o celular como GPS no guidão da moto, está ok. Mas não pode mexer nele enquanto está pilotando, mesmo que esteja parado no semáforo. Você só pode mexer no celular com a moto parada em local adequado e com o motor desligado.
TRAFEGAR NO CORREDOR
A legislação federal de trânsito não proíbe a circulação de motos nos chamados corredores. Porém, o piloto precisa manter distância segura lateral e frontal entre os demais veículos, considerando a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e climáticas.
ULTRAPASSAGEM À DIREITA
Não faça isso! Os motoristas não estão esperando essa atitude do motociclista, além de ser proibido. Ultrapasse apenas pela esquerda e em local permitido.
EXCESSO DE VELOCIDADE
Respeite os limites de velocidade da estrada! O motociclista deve ter noção que em caso de um acidente, seu corpo irá receber o maior impacto referente a batida, além de ser projetado em outro veículo ou no asfalto. Portanto, quanto maior a velocidade maior o impacto.
MANOBRAS
O correto é o motociclista pilotar sentado ou montado, com as duas mãos no guidão e os pés sobre os pedais ou assoalho, no caso de scooter. Fazer manobras perigosas, como empinar em vias públicas, além de ser perigoso, gera a suspensão ao direito de dirigir. Manobras devem ser realizadas em locais próprios e por profissionais.
É importante citar que é proibido descer da moto e empurrá-la com o motor ligado para fazer alguma manobra ou dar um jeitinho, como conversões proibidas, passar por canteiro central e faixa de pedestres.
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
É de extrema importância manter a motocicleta com a manutenção em dia, para evitar sustos e ficar na mão em uma rodovia ou rua de grande movimento. Confira sempre a calibragem e a aderência dos pneus, freios, buzinas, combustível, funcionamento do farol, entre outros itens importantes, e siga em paz.
Para promover a conscientização e responsabilidade no trânsito, o MOTO.com.br preparou uma série de matérias com dicas para pilotagem de moto com segurança, clique aqui.
Evento que estava marcada para acontecer em 2021, é adiado para ocorrer entre os dias 1 e 6 de novembro de 2022
O Salão Duas Rodas é um dos maiores eventos do segmento e recebe mais de 200 mil visitantes, a última edição do Salão Duas Rodas aconteceu em 2019.
O evento que estava marcado para acontecer entre os dias 16 e 21 de novembro de 2021 foi cancelado pela Reed Exhibitions, organizadora do evento. Por se tratar de um evento para consumidores, a alteração de datas foi motivada pela total impossibilidade de se garantir o distanciamento social adequado entre as dezenas de milhares de visitantes esperados todos os dias, e teve apoio por completo da Abraciclo e dos principais expositores.
O principal motivo para o adiantamento do evento foi a impossibilidade da experiência do visitante por completo. A essência do evento requer experiências táteis, como testes de motos e acessórios, test rides e atrações que dificultam o distanciamento exigido neste momento de pandemia, e adequado ao público visitante do evento, que soma mais de 240 mil pessoas que vêm de todas as regiões do Brasil.
“Todos ainda estamos vivendo sob as severas consequências da pandemia. Diferente dos eventos focados em negócios, as características singulares do Salão Duas Rodas atraem um público de milhares de pessoas e promovem grande interatividade dos visitantes com atrações, test rides, arenas e shows. Por este motivo optamos por transferi-lo para 2022”, afirma Claudio Della Nina, presidente da Reed Exhibitions.
Em consenso com suas dez associadas do segmento de motocicletas, a Abraciclo apoia a decisão da Reed Exhibitions: “Está no DNA do Salão Duas Rodas promover encontros e experiências com o público. Tivemos uma edição espetacular em 2019, apontada como a melhor já realizada, e queremos superar isso no próximo evento. Acreditamos que em 2022 conseguiremos atender à expectativa do público, que é alta, com um Salão ainda mais completo, atrativo e interativo”, afirma Marcos Fermanian, presidente da associação.
Honda, Yamaha e Kawasaki apoiam o adiamento do Salão Duas Rodas, pois se trata de um evento estratégico, que reforça o compromisso das empresas com os clientes e se apresenta como local ideal para expor as novidades para o mercado.
Para que as empresas possam se organizar e programar com a devida antecedência as muitas novidades, atrações e ações de interatividade com o público a nova data já foi anunciada e ocorrerá entre os dias 1 e 6 de novembro de 2022. A expectativa para 2022 é um Salão Duas Rodas histórico, inclusive, inicia-se desde já, com a ação de organizadores e expositores preparando atividades essencialmente digitais para assegurar engajamento da audiência e gerar conteúdo relevante para o público.
Segundo dados do Infosiga, estado contabiliza 2.372 vidas salvas desde 2010
Dados apresentados pelo Infosiga, o sistema de informações de acidentes de trânsito do estado de São Paulo, o estado de São Paulo registrou uma queda de 32% dos óbitos em acidentes de trânsito nos últimos 10 anos. O resultado é de 2.372 vidas salvas desde 2010.
Desse número, 55% referem-se às ocorrências nos municípios e 45% nas rodovias. Já a queda nas fatalidades a nível nacional foi de 22%.
O índice de redução paulista é próximo da meta de 50% estabelecida pela Organização das Nações Unidas, na chamada Década da ONU. A entidade realiza entre os dias 6 e 12 de maio a 6ª Semana Mundial sobre Segurança no Trânsito. Foi em maio que a ONU decretou a Década de Ação para salvar vidas no trânsito. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo e tem como objetivo diminuir os riscos de acidentes por meio de ações baseadas em evidências científicas.
Levando em conta os dados do Infosiga SP, os acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do estado de São Paulo, apontaram que 94% dos acidentes inclui falha humana.
É importante ressaltar, que no primeiro trimestre de 2021, 85% dos acidentes fatais na capital paulista envolveram motocicletas, e a maior parte das vítimas são homens, de 18 a 24 anos, apontam os dados do Infosiga.
Para reduzir os acidentes de trânsito, é necessário diversas iniciativas, como: redução de velocidade ou adequação de velocidade para as vias,a fiscalização de trânsito e a conscientização. “Uma postura cidadã e preventiva é fundamental para um trânsito mais humano e seguro. A mudança de comportamento é um elemento chave”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.
Moto moderna com estilo clássico inglês
Essa semana recebemos a Street Twin da Triumph em nossa garagem, ela alinha o estilo clássico das motocicletas inglesas com tecnologia e conforto do século XXI.
Peguei meu óculos aviador, minha jaqueta de couro e meu celular. Digitei Casa de Chá em São Paulo, coloquei o GPS e fui fazer um passeio típico inglês.
A Street Twin surpreendeu na locomoção por grandes centros urbanos, sua ciclística é acertada, que possibilita a troca de faixas e enfrentar o trânsito da cidade com segurança.
Aliados à ciclística, temos o controle de tração e os freios ABS com a pinça de 4 pistões dianteiro da Breembo e traseiro da Nissim, que proporcionam segurança no asfalto molhado pela garoa típica de São Paulo.
O painel único e redondo, mistura o analógico (velocímetro) com uma tela digital que apresenta informações de hodômetro, hodômetro parcial, indicativo de marcha engatada, modo de pilotagem, nível de combustível e conta-giros que, na minha opinião, prefiro analógico.
A surpresa ficou para a embreagem com assistência de torque, extremamente leve, excelente para as trocas de marchas em trânsito pesado. A suspensão com garfos de cartucho com curso de 120mm, conseguiram absorver bem as irregularidades do asfalto.
Após tomar meu chá das cinco, voltei para casa. Descobri que meu celular estava acabando a bateria, ainda bem que a Street Twin tem uma tomada localizada embaixo do banco e você consegue acessar facilmente. Pronto, celular com bateria, vamos voltar para casa.
Como retornei à noite, percebi que apenas a lanterna traseira é em LED, o restante do sistema de iluminação utiliza lâmpada halógena.
Na manhã seguinte, resolvi testar a Street Twin na estrada. O motor duplo paralelo de 900 cc e com virabrequim de 270° e arrefecimento líquido, entrega 65 cv de potência (10 cv a mais do que na geração anterior) e 80 Nm de torque máximo.
Com o torque já presente em baixa rotação, a moto foi excelente no percurso urbano. Com o motor ágil e a ciclística acertada, o piloto consegue desviar bem do trânsito pesado da cidade.
E na estrada? Em um bate e volta rápido, a Street Twin mostrou que a moto se sai bem para pequenas viagens. Sua ergonomia aprimorada, aliada com um banco com boa curvatura, espuma de alta densidade e baixo nível de vibração, possibilita viajar sem cansar demais.
O motor de 65 cv respondeu bem e não tem necessidade de ficar reduzindo marcha, possui boas retomadas apenas acelerando mais forte. O consumo ficou em torno de 20 km/l.
O estilo da Street Twin é único. Apesar de ter peças que remetem às motocicletas clássicas, como as aletas de arrefecimento a ar e proteção similar a de um carburador, a Street Twin tem uma construção moderna, que resulta em uma motocicleta confortável e fácil de guiar.
Além da pintura preta no motor, o ronco proporcionado pela saída dupla do escapamento é uma sinfonia para os ouvidos.
Quer acrescentar um estilo único na moto? A Triumph oferece a possibilidade de customização com mais 140 acessórios para motocicletas originais de fábrica, de modo que todo piloto possa deixá-la do seu próprio jeito, com o aclamado DNA Bonneville e uma personalidade única. Para conhecer mais sobre o processo de customização acesse o site da Triumph,
clique aqui.
CONCLUSÃO
Com preço a partir de R$49.990,00, a Street Twin é uma moto excelente para pessoas que querem subir de cilindrada. Seu motor elástico e contínuo passa confiança e responde bem. Sua ergonomia é excelente para passar horas se divertindo em cima da motocicleta sem se cansar.
A montadora japonesa apresentou plano de eletrificação da sua linha de veículos e motocicletas
A Honda estabeleceu como meta eletrificar toda a sua gama de automóveis até 2040, isso quer dizer, parar de fabricar veículos movidos por um motor de combustão. O CEO da Honda Motor, Toshihiro Mibe, apresentou para imprensa os planos de eletrificação e emissão zero que a Honda estabeleceu até 2050, um projeto que afeta a divisão de motocicletas por completo.
O plano ambicioso da montadora japonesa é ser uma multinacional com impacto ambiental zero até 2050. Para que esse objetivo seja alcançado, a Honda quer promover o uso de baterias intercambiáveis, apostar no hidrogênio como combustível limpo e buscar métodos mais eficazes para reaproveitar e reciclar baterias que já tenham seu ciclo de vida esgotado.
O objetivo, em nível global, é aumentar o número de veículos elétricos em 40% até 2030, número que passará para 80% em 2035 e por fim 100% em 2040, substituindo totalmente sua frota de automóveis a combustão por veículos elétricos.
Já no setor das motocicletas, a Honda não cita abandonar por completo os motores a gasolina, mas antecipou a chegada de três modelos 100% elétricos em 2024, distribuídos mundialmente.
A grande aposta da Honda é composta por dois modelos tipo scooter, um com desempenho similar a um ciclomotor de 50 cc e o outro abaixo de 125 cc. Além das duas scooters, a Honda também apresentará em 2024 uma motocicleta elétrica com desempenho semelhantede uma 125 cc. Por fim, a Honda divulgou a introdução de mais um modelo elétrico na área FUN, que se refere a modelos 100% elétricos com maior desempenho e capacidade, sem data definida para o lançamento.
Um dos pilares para a produção de suas primeiras motocicletas elétricas é o recente acordo assinado entre Yamaha, KTM e Piaggio para padronização de baterias intercambiáveis entre os modelos elétricos. Você pode ler a
matéria completa do acordo entre as montadoras, acessando aqui.
Toshihiro Mibe, aproveitou a apresentação para falar sobre o sistema ADAS desenvolvido pela Honda. O gigante japonês vê a possibilidade de atingir "zero mortes em colisões de tráfego envolvendo motocicletas e carros Honda em todo o mundo" até 2050, aproveitando esta tecnologia de direção automatizada.