O conceito deve servir de base para a primeira motocicleta elétrica da Husqvarna
A empresa sueca Husqvarna, de olho no segmento das motocicletas elétricas, é a mais recente fabricante a apresentar um conceito totalmente elétrico.
Conheça a E-Pilen, uma motocicleta elétrica com um motor de 8 kW (cerca de 11 cv) e autonomia de 100 quilômetros. Sua principal proposta é auxiliar na mobilidade em grandes centros urbanos.
A E-Pilen tem um visual inspirado nos modelos Svartpilen e Vitpilen, com destaque para o “tanque” de linhas retas e anguladas, o clássico farol redondo e uma rabeta curta.
A Husqvarna não informou que tipo de baterias a E-Pilen usará. Mas vale destacar, que a Husqvarna pertence ao grupo Pierer Mobility, também dono da KTM, a fabricante austríaca anunciou recentemente o compromisso de padronização de baterias com a Honda, Piaggio e Yamaha.
Ainda não foi informado a data de lançamento da nova Husqvarna E-Pilen. Mas aqui no Brasil, a Husqvarna trabalha apenas com modelos off road para competições, sendo representada pela Power Husky.
O ritmo de fabricação cresceu 116,4% em março. Também cresceu o volume de exportações de produtos off-road e alto valor agregado.
As fabricantes de motocicletas apresentam sinais de recuperação e registram 125.556 unidades produzidas em março. O Brasil é 7º maior produtor mundial de motocicletas.
As produções apresentaram um volume menor nos meses de janeiro e fevereiro, devido ao agravamento da crise sanitária na cidade de Manaus. Mas, de acordo com os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o volume de março é 116,4% superior ao alcançado em fevereiro (58.014 motocicletas) e 22,1% maior na comparação com o mesmo mês do ano passado (102.865 unidades).
De acordo com o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, a perspectiva é boa e a associação espera que, aos poucos, a relação entre oferta e demanda volte a ser equilibrada. “Depois de dois meses as fábricas retomaram suas operações normalmente, seguindo os protocolos sanitários. Com isso, voltamos ao patamar de produção que deve se manter nos próximos meses e esperamos atender à demanda do mercado, reduzindo a fila de espera por motocicletas”, afirma.
Vendas no varejo
As vendas no varejo tiveram um aumento de 8,5% na comparação com fevereiro, foram licenciadas 62.262 motocicletas em março.
A categoria que apresentou maior participação no mercado foi a Street com 29.504 unidades e 47,4% de participação no mercado, seguida pela categoria Trail (12.273 unidades e 19,7% de participação) e a Motoneta (7.948 unidades e 12,8%).
Para saber quais foram as 20 motocicletas mais vendidas no 1º trimestre de 2021, clique aqui.
Exportações
Em março, as motocicletas exportadas tiveram um volume 116,5% maior que o registrado em fevereiro.
De acordo com a Abraciclo, a maior parte das motocicletas exportadas são de alto valor agregado como, por exemplo, modelos off-road. “Isso mostra o quanto a motocicleta produzida no Brasil é tecnológica e está alinhada com as principais demandas globais do setor de Duas Rodas”, comenta o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian.
Segundo dados do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, analisados pela Abraciclo, os Estados Unidos representaram o principal mercado, com 26,5% do volume total exportado, seguido pela Colômbia com 24,2% do volume total exportado e na terceira colocação está o Canadá.
Nova promoção é válida para 6 modelos de motos clássicas com taxa zero, prestações a partir de R$ 399 e pagamento da primeira parcela em até 90 dias
A Triumph lança promoção “Be Classic”, exclusiva para quem deseja possuir uma motocicleta clássica.
A marca britânica separou 6 modelos para essa promoção com motorização de 900 cc e 1200 cc, sendo eles: Street Twin, T100 Black, Street Scrambler, T120 Black, Speed Twin e Bobber Black.
Todos os 6 modelos estão disponíveis pelo financiamento do Triumph Smart com taxa zero de juros, prestações a partir de R$ 399,00 para os modelos com motor de 900 cc e R$ 599 para as clássicas com o propulsor de 1200 cc e a primeira parcela ainda pode ser paga em até 90 dias.
É importante citar, que essa promoção só é válida para as últimas unidades dessas motocicletas ano/modelo 2020/2020.
PROGRAMA TRIUMPH SMART
Acesse o site do programa Triumph Smart (disponível em www.triumphsmart.com.br) e monte você mesmo o plano mais adequado que cabe no seu bolso, aumentando ou reduzindo a entrada, as prestações e a parcela residual final.
O programa permite que o cliente monte o plano do seu jeito, pois é composto com uma entrada variável, taxas de juros especiais e até 23 parcelas mensais que cabem no bolso. Por fim, o valor residual, que é variável conforme o valor da entrada e o valor da parcela, pode ser quitado em uma única parcela ou o cliente pode utilizar o benefício da Recompra Garantida, na qual, a Rede de Concessionários Triumph garante a recompra daquela moto usada.
Outro benefício do Triumph Smart é a possibilidade de acrescentar roupas e acessórios para a motocicleta no financiamento.
As motocicletas clássicas da Triumph 20/20 em promoção, podem ser adquiridas pelo Triumph Smart conforme sugestão abaixo:
MOTOR DE 900 CC
As motocicletas com motor de 900 cc oferecem desempenho empolgante com alto torque, economia de combustível e um som incrível. Apesar de usar o mesmo motor, cada moto recebe ajustes para priorizar o estilo de pilotagem de cada moto.
Na Bonneville T100 é priorizado o torque em baixas rotações (80Nm a 3.230 rpm) e 55 cv de potência (5.900 rpm). Já na Street Scrambler um modelo preparado para rodar em estrada de asfalto e terra, têm prioridade para torque em baixas e médias rotações, ele desenvolve 80 Nm de torque (a 3.200 rpm) e 65 cv de potência (a 7.500 rpm).
Na Street Twin 900, o motor passou por melhorias e teve um aumento de potência, agora ele conta com 65 cv com o pico de torque de 80 Nm a 3.800 rpm, que juntamente com o escapamento duplo e elevado proporciona um ronco de uma típica British Twin, um grande estimulante para percorrer estradas com uma pilotagem deliciosa.
MOTOR DE 1200 CC
O motor 1200 cc é forte e também recebe calibragens exclusivas para cada moto. Com uma pilotagem mais esportiva a Speed Twin entrega potência de pico de 97 cv (a 6.750 rpm) e um forte pico de torque de 112 Nm (a 4.950 rpm).
A Boober Black, possui um ronco exclusivo graças ao motor 1200 cc e o intervalo de acionamento de 270°, com uma dose maior de torque e potência em baixas rotações. A Boober Black possui o torque líder da categoria para uma pilotagem hot rod empolgante, são 106 Nm de torque (a 4.000 rpm) e 77 cv de potência (a 6.100 rpm).
Por fim, a Bonneville T120 Black se destaca com o visual dark. Com torque máximo de 105 Nm a 3.100 rpm, o motor de 1200 cc foi cuidadosamente construído para incorporar traços de estilo fundamentais da linhagem das lendárias motos Bonneville da década de 60, mas com componentes atuais e modernos.
ESTILO CLÁSSICO COM TECNOLOGIA
O estilo clássico britânico das motos é encantador, mas o retrô fica apenas no visual. As motos da Triumph possuem um conjunto de equipamentos de última geração, focados no piloto, que oferecem segurança, conforto e requinte. Os modelos são equipados com: controle de tração, sistema de freios ABS, iluminação em LED, modos de pilotagem para diferentes situações que podem ser programados pelo usuário e embreagem com auxílio de torque proporcionando um toque mais leve e uma pilotagem mais fácil e mais confortável durante longas distâncias. Além disso, a Triumph trabalha com customização e oferece em suas concessionárias diversas opções de acessórios para o cliente deixar a motocicleta com a sua personalidade.
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Aprovada em outubro do ano passado, Lei que altera o CTB passa a valer no próximo dia 12 de abril em todo o país
A Lei 14071/20, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passa a vigorar a partir de 12 de abril e os motociclistas devem estar atentos às novas regras.
Confira as principais mudanças:
UTILIZAÇÃO DA VISEIRA OU ÓCULOS DE PROTEÇÃO
A nova regra cria infração específica e estabelece que a condução com capacete sem viseira/óculos de proteção ou com viseira/óculos de proteção em desacordo com a regulamentação do Contran será infração média, ou seja, caso o capacete não tenha selo do INMETRO, esteja mal afixado na cabeça do condutor, sem as faixas reflexivas nas laterais e na traseira ou com avarias e danos que identifiquem a sua inadequação para o uso.
A infração média, está sujeita a multa de R$ 130,16 e retenção do veículo para regularização.
CRIANÇA MENOR DE 10 ANOS NÃO PODE IR NA GARUPA
Aumentou de 7 para 10 anos a idade mínima para o transporte de crianças na garupa da bicicleta, além de crianças menores de 10 anos é proibido levar pessoas que não possuem condições de cuidar da própria segurança.
Os motociclistas que desrespeitarem as normas, a Lei estabelece infração gravíssima com multa e suspensão do direito de dirigir. Além disso, o veículo pode ser retido até sua regularização e a habilitação recolhida.
TRAFEGAR COM O FAROL APAGADO
A infração de guiar a motocicleta com o farol apagado que era considerada gravíssima com multa de R$ 293,47, recolhimento da CNH e suspensão do direito de dirigir. Com a mudança, a gravidade da infração foi reduzida para média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.
O diretor-presidente do Detran-SP, Ernesto Mascellani Neto, destacou em nota: “Esperamos que as alterações no CTB possam ajudar na prevenção e redução de acidentes tanto dos motociclistas profissionais quanto daqueles que utilizam este tipo de veículo apenas para se locomoverem pela cidade".
OUTRAS MUDANÇAS
RENOVAÇÃO DE CNH
O tempo para renovação da carteira de habilitação foi reajustado.
Validade por 10 anos para pessoas com até 50 anos
Validade de 5 anos para pessoas com 50 a 70 anos
Com mais de 70 anos: a validade passa a ser de 3 anos.
PONTOS ACUMULADOS NA CNH
A nova lei ampliou o máximo de pontos acumulados pelo motorista antes de ter a CNH suspensa, mas incluiu importante regras para a suspensão do direito de dirigir:
40 pontos: Caso não tenha nenhuma infração gravíssima.
30 pontos: Se o condutor tiver apenas uma infração gravíssima
20 pontos: Visto que o condutor tenha a partir de duas infrações gravíssimas;
Para quem exerce atividade remunerada a CNH será suspensa se o condutor atingir quarenta pontos, mesmo não tendo cometido nenhuma infração gravíssima.
PORTE DA CNH
Outra novidade é que o porte da CNH poderá ser dispensado caso a fiscalização consiga, através de verificação do sistema, comprovar que o condutor está habilitado.
Segway Apex H2 é a primeira moto com motorização híbrida movida a hidrogênio e eletricidade
A Xiaomi anunciou o lançamento da primeira motocicleta híbrida com motor elétrico e a hidrogênio, batizada de Segway Apex H2. Com um visual futurista e sem entrada para carregamento de cabo para recarregar, a moto já pode ser reservada no site da Segway, empresa de veículos elétricos adquirida pela Xiaomi em 2015.
Segway Apex H2 - Desenho esportivo com motorização hibrida (eletricidade e hidrogênio)
O principal destaque da nova moto da Xiaomi é a alimentação híbrida, que combina o motor elétrico com um cilindro de hidrogênio.
A Segway Apex H2 aposenta a recarga por cabo como em um veículo elétrico atual, na nova moto da Xiaomi é apenas necessário trocar o botijão de hidrogênio.
Segundo a fabricante chinesa a moto consumirá 1 grama de hidrogênio por quilômetro.
Além de conseguir trocar um cilindro vazio por um cheio de hidrogênio, os cilindros também podem ser recarregáveis, o que diminuiria o tempo de recarga em comparação a uma moto elétrica que necessita de um cabo para carregar as baterias.
Mas, a utilização de cilindros de hidrogênio não é algo viável atualmente. Em uma viagem, por exemplo, o motorista precisaria de um local para comprar novos cilindros ou caso queira, transportar cilindros extras ele teria dificuldade na acomodação deles na motocicleta. Problemas de infraestrutura e comercialização dos cilindros, são dois pontos que a Xiaomi terá que aperfeiçoar até a entrega das motos.
O design futurista e esportivo é inovador com rodas que aparentam estar flutuando, graças a utilização de dois garfos oscilantes de um único lado. Além disso, os faróis são horizontais e integrados ao veículo e possui uma multimídia de 7 polegadas.
Segundo as descrições oficiais, a Segway Apex H2 possui uma potência de 60 kW, sendo capaz de atingir 150 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos.
A moto já pode ser reservada no site da segway. Restrito ao mercado chines, as primeiras unidades estão previstas para serem entregues em 2023. O preço da moto movida a eletricidade e hidrogênio será de aproximadamente US$ 10.700 (quase 60 mil reais), muito mais caro que uma motocicleta elétrica comum.
Fonte: Electrek