Complementando a família Sportster da Harley Davidson, a lendária marca americana adicionou mais uma representante: a 883 Iron.
A novidade diferencia-se da versão normal da 883 pelo acabamento “dark” que a motocicleta apresenta, suporte da placa na lateral da moto e guidão mais baixo e plano.
O banco é do tipo monoposto com a possibilidade de banco para a garupa como acessório.
No exterior estará disponível nas cores preta e prata, ambas com acabamento fosco.
Atual campeão da 250cc, Marco Simoncelli não conseguiu ascender à MotoGP de forma imediata, mas isso está longe de preocupar o piloto de apenas 21 anos. Consciente de que iniciará mais uma temporada com a equipe Gilera, o italiano já vislumbra a passagem à categoria rainha para 2010, ano em que pretende desafiar o amigo e compatriota Valentino Rossi.
Polêmico e talentoso como Rossi, Simoncelli garante não ver a hora de desafiar o italiano. Antes disso, porém, o jovem se mostra satisfeito com a chance de iniciar mais uma campanha na categoria de acesso.
"Haverá uma outra temporada na 250cc, sempre com a Gilera. Estou muito contente por ter permanecido, pois é um pouco como uma família", disse o piloto. "Lá todos gostam de mim, e esperamos repetir um campeonato como o realizado neste ano".
Mesmo assim, Simoncelli obviamente já está de olho na inserção na MotoGP, o que pode significar um grande passo na sua carreira e, enfim, o encontro com o italiano mais famoso do mundo das motos.
"Valentino Rossi é um dos maiores de todos os tempos. Com certeza é uma referência e um exemplo, e chegar perto dele já quer dizer que você é muito bom", afirmou. "Se tudo ocorrer bem, deverei passar para a MotoGP no outro ano, portanto se ele não escapar podemos nos encontrar".
Apesar da queda nas vendas no segmento de motos no último trimestre, a BMW Motorrad comemorou recorde de vendas de motocicletas no mercado brasileiro.
Foram vendidas 1.408 unidades de janeiro a dezembro do ano passado, o que representa um crescimento de 72% em relação a 2007.
O carro-chefe da marca no país, assim como em todo o mundo, continua sendo a big-trail R 1200 GS.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), foram emplacadas 845 unidades da aventureira alemã em 2008.
A linha de motos custom da Honda no exterior sempre nos remete a lembrar das pacatas e “caretas” linhas Shadow e VTX. Dessa vez a empresa decidiu radicalizar tanto no visual como na apresentação.
Lançada no dia 16, durante o Salão de Motocicletas de Nova Iorque, nos Estados Unidos, a Fury causou admiração por parte da imprensa estrangeira. É uma moto com design invejável.
No mais puro estilo chopper, a novidade da Honda esbanja modernidade e agressividade, algo nunca visto em sua linha de motos custom. Como a própria marca diz sobre a moto: é o lado selvagem da empresa.
Realmente, há quem olhe para a Fury e ache que a moto foi feita por um personalizador, tamanha a exclusividade do seu design. Longa e baixa, com o banco a apenas 67 centímetros do solo, a novidade japonesa exibe a parte traseira estilo “rabo duro”. Na dianteira, destaca-se um longo garfo dianteiro, guidão plano e diversos cromados.
O motorzão em V de 1312 cm³, derivado de outra custom da marca, a VTX 1300, também salta aos olhos, assim como as duas belas ponteiras de escape. Porém, nenhum dado de potência ou desempenho foi divulgado. A distância entre-eixos impressiona: 1800 milímetros; é a moto com o maior entre-eixos já produzida pela marca.
Modernidade também é vista na lanterna traseira, iluminada por leds. Os pneus geram certo contraste, pois a roda traseira recebe um pneuzão de 200 milímetros aro 18; enquanto na dianteira o pneu é um 90/90 aro 21. As belas rodas de liga leve complementam o visual agressivo da Fury. Trata-se de uma moto de “encher os olhos”.
Somente para passeio
Esqueça qualquer vínculo da Fury com uma chopper qualquer ou com uma custom apta a realizar grandes viagens. Seu tanque com pouco mais de 12 litros não proporciona uma boa autonomia e o grande ângulo de cáster (38º) não encoraja uma aventura a bordo dessa chopper. É uma moto para passeio e se destacar no meio da multidão, apesar dos 300 quilos de peso devidamente abastecida.
A garupa também não terá uma boa recepção na Fury, basta olhar o pequeno assento para quem acompanha o piloto. A Honda também disponibiliza acessórios, como encosto para garupa, pára-brisa e bancos personalizados para piloto e garupa.
A Honda Fury inicialmente estará disponível somente no mercado americano. Na terra do Tio Sam ela deverá encarar concorrentes de peso como a Harley-Davidson Rocker e a Yamaha Raider, embora ambas tenham motores maiores que a novidade da Honda.
Seguindo o conceito de produzir veículos que não poluam o meio ambiente, dois designers alemães desenvolveram uma motoconceito elétrica.
Batizada de Oree, o veículo de duas rodas exibe um visual no estilo naked pra lá de futurista.
A motorização também chama a atenção não pela emissão zero de poluentes, mas pela potência: a fonte elétrica gera 90 cv de potência e 17,2 kgf.m de torque.
Pesando 170 quilos, a Oree pode chegar aos 190 km/h. A autonomia dessa moto elétrica atinge 300 quilômetros.