Grupo RL

Notícias na General Osório

Listando: 1246 à 1250 de 1399
Superbike tem recorde de inscritos

Enquanto muitas categorias do esporte a motor vivem momentos difíceis em função dos reflexos da crise financeira global, o Mundial de Superbike segue uma maré contrária aos acontecimentos. Ao menos em relação ao número de participantes para a temporada 2009.

Para o campeonato deste ano, a classe destinada às motos superesportivas de rua terá um recorde de pilotos no grid. Até agora, são 32 competidores inscritos no torneio, sendo sete construtoras: Aprilia, BMW, Ducati, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha.

Para se ter idéia da expressividade, a MotoGP, categoria máxima do motociclismo, tem confirmada a presença de apenas 17 corredores e cinco montadoras: Honda, Yamaha, Suzuki e Ducati. A Kawasaki, motivada pela situação econômica da atualidade, abandonou a competição.

O campeonato da Superbike terá início no dia 1º de março, em Phillip Island, na Austrália.

(Fonte: Equipe MOTO.com.br ) - 18/01/2009
Ano novo em duas rodas

A crise do setor financeiro mundial foi um verdadeiro banho de água fria no mercado de motos brasileiro. As vendas despencaram e o crescimento do mercado, antes previsto em cerca de 20% em 2008, deve fechar o ano em torno dos 15%.

Ainda assim, um bom aumento nas vendas, porém uma frustração para as fábricas que investiram na ampliação da sua capacidade produtiva.

Especialistas já prevêem que em 2009 o mercado de duas rodas deve continuar crescendo, mas agora em ritmo mais lento: pouco abaixo dos 10%. Alguns outros especialistas vêem nas motocicletas um setor bastante promissor em época de crise — por terem menor valor agregado são uma opção barata de transporte para quem precisa se locomover. Resta esperar para ver.

Revolução interna

Conjunturas econômicas a parte, em 2009 o setor de duas rodas vai passar por uma revolução no Brasil. Isso porque a partir de 1º de janeiro do próximo ano, todas as motos fabricadas no país terão de atender a uma nova lei de emissão de poluentes, a terceira fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot).

Uma revolução que, aliás, já começou em 2008. Em maio, a Honda trouxe a nova CB 600F Hornet equipada com injeção eletrônica. Ainda no primeiro semestre, apresentou a custom Shadow 750 também com a alimentação eletrônica mais eficaz e catalisadores.

No segundo semestre de 2008, foi a vez de a Yamaha mostrar a nova YBR 125 Factor. Mas, ao invés de usar a injeção eletrônica, a marca japonesa economizou e optou por um carburador mais moderno, mas que deixou sua 125 cc mais “fraca”, porém mais econômica.

Em setembro, a Honda mostrou a Biz 125 Fuel Injection, a primeira motocicleta de baixa cilindrada do Brasil a vir equipada com injeção eletrônica de combustível. Agora em dezembro, mostrou a campeã de vendas, CG Titan 150, com a tão desejada injeção equipando um modelo com visual novo e polêmico.

Os leitores mais atentos notaram que muitas motos ficaram de fora dessa lista de mudanças para atender ao Promot 3. Com toda razão. A crise no último trimestre fez os estoques das fábricas de motos aumentarem e as vendas caírem. Cautelosas, as montadoras adiaram muitos lançamentos. Porém, uma coisa é certa: o que ainda não mudou vai ter de mudar.

A dupla de 250cc da Honda — Twister e Tornado — será obrigada a mudar. Atualmente equipadas com carburador, não passam nos testes de emissão de poluentes. Alguns apostam apenas na injeção, outros falam em motor maior e injetado. Resta esperar para conferir. Segundo os concessionários Honda, só em fevereiro chega a nova Twister.

Outra que deve ser aposentada é a Honda NX 4 Falcon que, aliás, já está fazendo hora extra com oito anos de mercado. Basta prestar atenção nas promoções das revendas para “desovar” a trail de 400cc.

Queima de estoque também estão fazendo as revendas Yamaha com a linha de 250cc, Fazer e Lander, modelos 2008. Mesmo com injeção eletrônica, ambas não atendem à nova lei. Porém, as mudanças serão poucas — apenas um catalisador resolveria o problema.

Já no caso da custom Drag Star 650, sua morte está anunciada. Carburada, ela vai sair de linha em 2009. Dizem que a recém lançada Midnight Star XVS 950 vai substituí-la.

Lançamentos



Por falar em lançamentos, 2009 promete. A Suzuki, que faz segredo sobre as mudanças em sua linha de 125cc (Yes, Intruder e Burgman), já apresentou suas armas para o próximo ano no segmento de média cilindrada: apostou na GSX-F 650 e também na V-Strom DL 650.

A Yamaha promete que vai trazer a nova XTZ 660 Ténéré. Os aventureiros já economizam alguns reais e sonham com a nova big-trail. Outra promessa antiga é um scooter vendido oficialmente pela Honda. Será? Os motociclistas paulistas adorariam o SH 125 injetado para enfrentar os congestionamentos.

Prometido também está o lançamento da primeira moto bicombustível do mundo: a Amazonas AME C1, uma custom que poderá rodar com álcool ou gasolina em função da tecnologia Delphi. Resta saber se, em um veículo naturalmente econômico como a moto, valerá a pena rodar com álcool e pagar mais pela moto? O preço da moto de 300 cc deve girar em torno de R$ 16.000.

Difícil responder a essa pergunta sem saber o consumo da moto flex rodando com álcool. Assim como é difícil prever o que vai acontecer com as motos chinesas. Sundown, Traxx, Dafra, Kasinski e companhia não revelaram quais estratégias usarão para atender ao Promot 3.

Há duas (ou mais) opções: adotar a injeção eletrônica, o que encareceria o preço final e prejudicaria a competitividade dos produtos chineses; ou “amarrar” o motor e instalar catalisadores, estratégia que deixaria as motos chinesas com um desempenho ainda pior.

Bom Ano Novo a todos os motociclistas! Pois no segmento de duas rodas 2009 promete!

(Fonte: Arthur Caldeira - Moto.com.br) - 05/01/2009
Dakar 2009 inicia neste sábado



Começa neste sábado, na capital argentina de Buenos Aires, a 30ª edição do Rally Dakar, a primeira fora do continente Africano.


A tradicional competição off-road será realizada entre os dias 3 e 17 de janeiro, totalizando 9500 km de extensão, 5650 km de especiais.


Em meio a belas paisagens da Argentina e do Chile, os competidores passarão por dunas e montanhas, incluindo as planícies da Patagônia, o deserto do Atacama e uma passagem pela Cordilheira dos Andes. A chegada, assim como a partida, será em Buenos Aires.


A edição 2009 do Dakar contará com a participação de 530 competidores, sendo 230 motos, 30 quadriciclos, 188 carros e 82 caminhões de 49 países. A largada promocional acontecerá nesta sexta-feira.
 
Confira a programação:

2/1: Largada promocional em Buenos Aires

3/1: 1ª etapa (Buenos Aires / Santa Rosa)
Deslocamento: 166km
Especial: 371 km
Deslocamento: 166 km
Total: 733 km

Esta etapa será a ocasião para descobrir a vasta planície. Os competidores do Dakar nunca começaram com uma especial tão extensa. Com quase 400 km de pista, pode ser também a mais rápida do trajeto. Ideal para solucionar todos os problemas de adaptação e a diferença horária.

4/1: 2ª etapa (Santa Rosa / Puerto Madryn)
Deslocamento: 7 km
Especial: 237 km
Deslocamento: 600 km
Total: 837 km

A maior etapa do Dakar não será necessariamente a mais difícil. Será necessário cuidado, especialmente com o equipamento. Traz uma primeira parte de especial bem rápida com trechos de areia. A precisão dos navegadores será essencial.

5/1: 3ª etapa (Puerto Madryn / Jacobacci)
Deslocamento: 70 km
Especial: 616 km
Deslocamento: 8 km
Total: 694 km

Com uma especial de mais de 600 quilômetros, os competidores estarão na estrada da Patagônia, que vem acompanhada de uma troca significativa de terreno. A paisagem é mais ondulada e positiva para os que gostam de grandes curvas. Devem se orientar pelos lagos que cercam o caminho e pela grande quantidade de flamingos rosas presentes no local.

6/1: 4ª etapa (Jacobacci / Neuquén)
Deslocamento: 4 km
Especial: 459 km
Deslocamento: 25 km
Total: 488 km

No começo desta etapa, os trechos de pedra vão exigir muito dos braços dos motociclistas. As primeiras porções de areia e os vários trechos fora da pista encantarão os amadores. É preciso cuidado, pois os erros podem começar a custar caro. Os favoritos podem começar a aparecer.

7/1: 5ª etapa (Neuquén / San Rafael)
Deslocamento: 173 km
Especial: 506 km
Deslocamento: 84 km
Total: 763 km

O teste mais importante da primeira semana talvez será o caminho para San Rafael. A grande quilometragem obrigará os competidores a manter um nível de concentração constante. Os pilotos também estarão confrontados a verdadeiros trechos de dunas. Grandes trechos fora da pista vão se alternar com partes muito mais técnicas, na subida dos rios. A Cordilheira ocupa o horizonte.

8/1: 6ª etapa (San Rafael / Mendoza)
Deslocamento: 76 km
Especial: 395 km
Deslocamento: 154 km
Total: 625 km

O programa do dia está repleto de obstáculos, já que no começo da especial terão que passar por cerca de 60 quilômetros de dunas. O traçado é propício à velocidade na segunda parte. Ao chegar a Mendoza, o rali entra no maciço andino.

9/1: 7ª etapa (Mendoza / Valparaíso)
Deslocamento: 80 km
Especial: 419 km
Deslocamento: 317 km
Total: 816 km

A variedade de terrenos e de paisagens, elementos constantes do Dakar 2009, se manifesta outra vez nesta etapa, onde a maioria dos competidores conhecerá a Cordilheira dos Andes. Antes de enfrentá-la, deverão deixar para trás uma série de dunas e uma de fesh-fesh idêntica a do Saara. Na montanha, se tratará da única especial com mais de três mil metros de altitude em caminhos técnicos. Logo os competidores passarão a fronteira para chegar a Valparaíso.

10/1: Dia de Descanso (Valparaíso)

11/1: 8ª etapa (Valparaíso / La Serena)
Deslocamento: 245 km
Especial: 294 km
Deslocamento: 113 km
Total: 652 km

Traz uma jornada de descanso nas orelhas do Oceano Pacífico. Os “experts” em controlar os carros, as trajetórias e as grandes freadas terão vantagem. Mas, para os líderes do rali há muito a perder nesta etapa.

12/1: 9ª etapa (La Serena / Copiapó)
Deslocamento: 88 km
Especial: 449 km
Deslocamento: 0 km
Total: 537 km

A pontuação do Deserto do Atacama, considerado o mais árido do mundo, poderá ser sentida pelos competidores. Aqueles que esperam encontrar muitas dunas ficarão plenamente satisfeitos. Mas também terão uma boa quantidade de pedras. Esta etapa terá muitas trocas de terreno. O posicionamento das dificuldades, com grandes porções de dunas no final, irá forçar aos pilotos manter suas forças e mostrar a polivalência.

13/1: 10ª etapa (Copiapó)
Deslocamento: 20 km
Especial: 666 km
Deslocamento: 0 km
Total: 686 km

A especial deste dia é simplesmente a mais longa e a mais difícil do rali. Como no dia anterior, é ao final do dia que os competidores encontrarão uma série de dunas de cerca de 100 quilômetros. Neste âmbito, inclusive os maiores especialistas terão um sentimento de novidade. As dunas chilenas são verdadeiras montanhas de areia que terão de aprender a escalar. Com o intenso calor da região, ninguém conhece o comportamento da areia.

14/1: 11ª etapa (Copiapó / Fiambalá)
Deslocamento: 20 km
Especial: 215 km
Deslocamento: 445 km
Total: 680 km

Na etapa mais majestosa do rali, a dedicação dos navegadores será muito importante. Pela manhã, os veículos saem do Oceano Pacífico para seguir em direção à fronteira. O retorno à Argentina será em um marco encantador, no Passo São Francisco, a cerca de 4700 metros de altura. Existe a possibilidade do rali encontrar o inverno boliviano, um fenômeno raro que provoca às vezes nevada em pleno verão.

15/1: 12ª etapa (Fiambalá / La Rioja)
Deslocamento: 4 km
Especial: 253 km
Deslocamento: 261 km
Total: 518 km

A especial do dia é um concentrado de técnicas. Vários tipos de dunas estarão presentes, incluindo as temidas dunas brancas. A três dias da chegada, esta etapa pode mudar a hierarquia, especialmente pelos veículos de assistência não terem acesso. A regra absoluta é saber poupar o veículo.

16/1: 13ª etapa (La Rioja / Córdoba)
Deslocamento: 161 km
Especial: 545 km
Deslocamento: 47 km
Total: 753 km

Depois dos milhares de quilômetros percorridos, esta penúltima etapa constitui um desafio físico de primeira ordem. Os pilotos de ponta deverão manter suas posições, enquanto os amadores deverão preservar o excesso de confiança. Os erros poderão deixar recordações amargas, já que será a jornada dos cactos.

17/1: 14ª etapa (Córdoba / Buenos Aires)
Deslocamento: 224 km
Especial: 227 km
Deslocamento: 341 km
Total: 792 km

Depois de explorarem os estados-continentes, os competidores encontrarão um tipo de paisagem familiar. Neste longo caminho a percorrer, a concentração é a ordem do dia. Aqueles que chegarem classificados a Buenos Aires terão terminado a competição mais impressionante realizada e seguirão sendo os primeiros para sempre.



(Fonte: Moto.com.br) - 05/01/2009
Sundown promove cursos de mecânica gratuitos

A Brasil & Movimento, detentora da marca Sundown, oferecerá a partir de janeiro novos cursos gratuitos em seu Centro de Treinamento, localizado junto à sede da empresa em Barueri (SP).



Ver galeria de fotos

O primeiro trabalho, sobre mecânica da motocicleta, será destinado a profissionais que não atuam na rede de concessionária da marca e que estejam interessados em apreender mais sobre a profissão.

“Nos últimos anos nossa rede de concessionárias vem sentido bastante dificuldade em contratar profissionais para atuarem como mecânicos, e por isso decidimos estender aos interessados a possibilidade de apreenderem mais sobre os produtos em nosso moderno Centro de Treinamento”, declarou Alzeno Lohmann, diretor técnico e industrial da Brasil & Movimento.

Para possibilitar o ingresso de adolescentes no mercado de trabalho, a Sundown ministrará também cursos de mecânica básica de motocicleta para jovens. O objetivo da empresa é apoiar os jovens carentes, tirando-os das ruas e quem sabe, possibilitando que tenham acesso a um primeiro emprego.

“Já temos toda estrutura à disposição, então por que não utilizá-la também para essa ação social? Ao investir nos jovens estamos acreditando no futuro e desempenhando um pouco mais de nosso papel social”, destacou Lohmann.

Os interessados em qualquer um dos cursos devem retirar a ficha cadastral na sede da empresa, situada na Alameda Araguaia, 3.327 em Barueri.

Mais informações, no site centrodetreinamento@sundownnet.com.br ou telefone 2103-4962.

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 28/12/2008
Seguro Obrigatório sobe em 2009

O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) confirmou nesta quinta-feira o aumento do valor do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) para quatro das seis categorias existentes.

As motos sofreram reajuste de R$ 3,91, passando de R$ 255,13 para R$ 259,04. Carros e camionetas particulares tiveram a taxa inflacionada em 10,6%, saltando de R$ 84,87 neste ano para R$ 93,87 no ano que vem.

Os valores das indenizações por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas decorrentes de acidentes de trânsito mantiveram-se inalterados: R$ 13.500 por morte, até R$ 13.500 por invalidez permanente e até R$ 2.700 por despesas de assistência médica e suplementares.

De acordo com o CNSP, foram pagas mais de 251 mil indenizações no período de janeiro a novembro deste ano, totalizando cerca de R$ 1,4 bilhão. As motocicletas, segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), foram responsáveis por 44% dos ressarcimentos e 57% do número de vítimas.

(Fonte: Equipe MOTO.com.br) - 28/12/2008
Listando: 1250 de 1399

Anuncie

Sobre o Portal da General Osório

O Portal da General Osório foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua General Osório (boca das motos) no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área de Motociclismo.