Honda e Yamaha dominam mais de 90% do mercado das duas rodas
O mercado de motocicleta é considerado pela FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, um dos segmentos com maior potencial de crescimento para 2023.
Com apenas 18 dias úteis em Fevereiro, o mercado de motocicletas teve um pequeno recuo de 9,02% no emplacamentos de motocicletas comparado ao mês de janeiro de 2023. Porém, ao observar o acumulado do ano, o setor apresentou um ganho de 28,19% em comparação ao acumulado de 2022.
A Honda e a Yamaha reinam entre os modelos mais vendidos, as duas juntas somam quase 90% do mercado. A Honda teve 69,89% de participação no mercado em fevereiro de 2023, enquanto a Yamaha ficou com 19,36% de participação, na terceira posição está a Mottu com 3,45%.
Entre os 20 modelos mais vendidos de fevereiro de 2023, houve um empate na 10ª posição. Yamaha Fazer 150 e Honda PCX emplacaram exatamente 1.935 unidades cada.
A Mottu Sport 110l, é o único modelo que não pertence a Honda ou a Yamaha , na tabela das 20 motocicletas mais vendidas em fevereiro de 2023.
CONFIRA QUAIS FORAM AS MOTOS MAIS VENDIDAS EM FEVEREIRO DE 2023:
MODELO
FEVEREIRO 2023
ACUMULADO
2023
1º - HONDA CG 160
27.109 57.495
2º - HONDA BIZ
13.338 27.150
3º - HONDA NXR BROS 160
9.474 19.578
4º - HONDA POP 110L
8.255 17.026
5º - MOTTU SPORT 110L
3.468 7.912
6º - YAMAHA YBR 150
3.003 6.395
7º - YAMAHA XTZ 250
2.906 6.454
8º - YAMAHA FAZER 250
2.790 5.768
9º - HONDA CB 300F
2.098 2.127
10º - YAMAHA FAZER 150
1.935 4.725
10º - HONDA PCX
1.935 4.594
12º - HONDA XRE 300
1.836 3.585
13º - YAMAHA CROSSER 150
1.768 3.345
14º - HONDA XRE 190
1.742 4.769
15º - HONDA ELITE 125
1.654 3.470
16º - YAMAHA FZ15
1.594 3.477
17º - YAMAHA NEO 125
1.272 2.526
18º - YAMAHA NMAX
1.141 2.470
19º - HONDA ADV
1.042 1.996
20º - YAMAHA FLUO 125
921 1.735
Harley-Davidson divulga tabela de preços para o ano de 2023
Você sabe quanto custa uma Harley-Davidson 2023?
A Harley-Davidson divulgou a tabela de preços sugeridos para o público das motocicletas já disponíveis no mercado brasileiro - Pan America™ 1250 Special, Low Rider® S, Fat Bob® 114, Fat Boy® 114, Heritage Classic 114, Road King® Special, Street Glide® Special, Road Glide® Special, Road Glide® Limited e Ultra Limited.
Além disso, a marca americana de motos já liberou os preços dos principais lançamentos do primeiro semestre de 2023, como a Sportster® S, Nightster®™ Special e Low Rider® ST – além das edições limitadas dos modelos comemorativos dos 120 anos da marca, que também chegarão em breve: Fat Boy® Anniversary, Breakout® 117, Heritage Classic Anniversary, Ultra Limited Anniversary e CVO™ Road Glide® Limited Anniversary.
FAMÍLIA
MODELO
PREÇO*
VIVID BLACK
PREÇO*
1TOM
PREÇO*
2 TONS
PREÇO
COR CUSTOM
REV MAX NIGHTSTER SPECIAL R$ 111.900 R$ 114.800 -- --
REV MAX SPORTSTER S R$ 125.900 R$ 128.800 -- --
REV MAX PAN AMERICA 1250 SPECIAL R$ 149.900 R$ 152.800 R$ 154.050 --
SOFTAIL LOW RIDER R$ 116.400 R$ 119.750 -- --
SOFTAIL FAT BOB 114 R$ 123.900 R$ 127.250 -- --
SOFTAIL FAT BOY 114 R$ 125.500 R$ 128.850 R$ 130.950 --
SOFTAIL FAT BOY ANNIVERSARY -- -- -- R$ 134.300
SOFTAIL BREAKOUT 117 R$ 126.900 R$ 130.250
SOFTAIL HERITAGE CLASSIC 114 R$ 127.500 R$ 130.850 R$ 132.950 --
SOFTAIL HERITAGE CLASSIC ANNIVERSARY -- -- -- R$ 133.900
SOFTAIL LOW RIDER ST R$ 137.900 R$ 141.250 -- --
TOURING ROAD KING SPECIAL R$ 140.900 R$ 145.050 -- --
TOURING STREET GLIDE SPECIAL R$ 159.600 R$ 164.400 R$ 169.200 R$ 172.350
TOURING STREET GLIDE ANNIVERSARY -- -- -- R$ 175.600
TOURING ROAD GLIDE SPECIAL R$ 159.500 R$ 164.400 R$ 169.200 R$ 172.300
TOURING ROAD GLIDE ANNIVERSARY -- -- -- R$ 175.500
TOURING ROAD GLIDE LIMITED R$ 166.900 R$ 172.650 R$ 178.400 R$ 179.650
TOURING ULTRA UMITED R$ 169.100 R$ 174.850 R$ 180.600 R$ 181.850
TOURING ULTRA LIMITED ANNIVERSARY -- -- -- R$ 186.000
CVO CVO ROAD GLIDE LIMITED ANNIVERSARY -- -- -- R$ 299.000
*Preço público sugerido
Ducati será fornecedora oficial das motocicletas elétricas do Campeonato Mundial de MotoE Enel 2023
Após um ano do primeiro teste da moto elétrica da Ducati, no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, começaram os trabalhos nos protótipos "V21L" que serão os protagonistas do Campeonato de MotoE 2023 FIM Enel.
Vídeo dos primeiros testes da moto elétrica da Ducati
A produção das motos começou em dezembro e as 23 unidades estarão prontas em meados de fevereiro. Além das 18 motos que vão correr, serão disponibilizadas à organização cinco unidades suplentes. Cada protótipo é montado por técnicos especializados do Departamento de Corrida da Ducati MotoE com o mesmo processo, precisão e atenção aos detalhes típicos da alta habilidade usada para construir uma moto de MotoGP.
O primeiro teste com os pilotos e equipes que irão disputar o Campeonato Mundial de 2023 está agendado para os dias 6, 7 e 8 de março em Jerez, seguindo-se mais três dias de testes a 3, 4 e 5 de abril no circuito de Montmelò em Barcelona.
A estreia na corrida será no Grande Prêmio da França, no sábado, 13 de maio. O calendário do Campeonato Mundial de MotoE de 2023 está distribuído em oito Grandes Prêmios, com duas corridas por fim de semana, ambas aos sábados.
Ducati inicia a produção da MotoE bikes para o Campeonato 2023 - Foto: Ducati
A produção dos protótipos "V21L" representa o início de um novo capítulo na história da Ducati. Para a empresa de Borgo Panigale, este projeto nasceu com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para o futuro. Para conseguir experimentar soluções tecnológicas no mundo das corridas e trabalhar para que essas novas soluções cheguem nas motos destinadas a entusiastas de todo o mundo.
Por causa disso, a Ducati "V21L" combina tecnologias eletrônicas e as dimensões do chassi desenvolvidas pela Ducati Corse com o processo de design e gerenciamento de projetos típicos de uma moto de estrada como a Panigale V4 para descobrir o novo futuro das motocicletas elétricas esportivas. A Ducati deve lançar sua primeira moto elétrica para o público em 2025.
Fabricantes do Polo Industrial de Manaus produziram 1,41 milhão de unidades em 2022
O ano de 2022 foi movimentado para as fabricantes instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus). Elas produziram 1.413.222 motocicletas no ano passado.
Conforme os dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, revela que o volume de produção foi 18,2% maior do que o registrado em 2021 (1.195.149 motocicletas) e representa o melhor resultado para o segmento desde 2014 (1.517.662 unidades).
O volume final ficou bem próximo da projeção revisada, que era de 1.420.000 unidades e crescimento de 18,8%.
VENDAS NO VAREJO
Em 2022, foram emplacadas 1.361.941 motocicletas, alta de 17,7% na comparação com 2021 (1.156.776 unidades), sendo o melhor resultado em oito anos (1.429.692 motocicletas).
A Street foi a categoria mais licenciada, com 686.807 unidades e 50,4% de participação no mercado. Seguida pela categoria trail com participação de 18,8% e motoneta com 15,0%.
Em números absolutos, a região Sudeste liderou o ranking de vendas no varejo. De janeiro a dezembro, foram licenciadas 521.157 motocicletas, o que corresponde a 38,3% de participação no mercado. Porém, foi a região norte que apresentou o maior crescimento percentual no volume de licenciamentos em 2022. Subiu de 128.680 unidades para 173.763 motocicletas emplacadas, alta de 35% na comparação com 2021.
EXPORTAÇÕES
As exportações totalizaram 55.338 unidades em 2022, o que corresponde a uma elevação de 3,5% na comparação com o ano anterior (53.476 motocicletas). A projeção revisada era embarcar 59.000 unidades para o exterior.
De acordo com levantamento do portal de estatísticas de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, o país que mais recebeu motos montadas no Brasil foi a Colômbia, com 15.686 unidades e 27,6% do volume exportado. Em segundo lugar, ficou a Argentina (13.538 motocicletas e 23,8% das exportações), seguida pelos Estados Unidos (12.211 unidades e 21,5%).
Pioneira nos motores flex para motocicletas, a Honda do Brasil vai começar exportar a tecnologia para a Índia
A Honda foi pioneira no lançamento da motocicleta bicombustível no mundo. Em 2009, o projeto foi desenvolvido no Japão com a participação de engenheiros brasileiros, e teve como objetivo a criação de um motor com o menor impacto possível ao meio ambiente.
Após 14 anos do início do projeto, a Honda atingiu o número de oito milhões de motos flex produzidas. O exemplar responsável por esse marco, foi uma CG 160 Fan, na sua fábrica em Manaus (AM).
A tecnologia FlexOne foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro e introduzida no país com a CG 150 Titan Mix. Atualmente, está presente em oito motocicletas do line up: Biz 125, CB 300F Twister, CG 160 Titan, CG 160 Fan, CG 160 Cargo, NXR 160 Bros, XRE 190 e XRE 300, que representam cerca de 60% do volume produzido anualmente.
O etanol é um combustível de fonte natural, renovável e disponível em grande escala no Brasil, além disso, durante seu crescimento, a cana de açúcar absorve da atmosfera o dióxido de carbono necessário para o processo de fotossíntese.
A tecnologia FlexOne é um diferencial brasileiro e passará a ser exportada para um dos maiores mercados do mundo, a Índia, a partir de 2023. A estratégia faz parte da visão global da empresa de alcançar a neutralidade de carbono para o segmento de duas rodas durante a década de 2040, por meio de dois pilares: a eletrificação e a evolução dos motores a combustão.