Bajaj é a terceira maior montadora de motocicletas do mundo e estreia no Brasil para participar do segmento mais concorrido do mercado nacional
Nesta quarta-feira (14/12), a Bajaj anunciou oficialmente sua chegada ao mercado brasileiro com o lançamento de três modelos: Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.
Para conhecer as motocicletas, a Bajaj inaugurou simultaneamente cinco concessionárias que inicialmente estarão localizadas em São Paulo (Zona Sul e Zona Oeste), Santo André, Campinas e Jundiaí.
Posteriormente, a Bajaj pretende se expandir por todo o território com as próximas lojas programadas para Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
O Country Manager da Bajaj Brasil, Waldyr Ferreira, explica a motivação da Bajaj em nosso país: “Estamos muito entusiasmados com essa jornada que está sendo iniciada em um país relevante como o Brasil. Aqui temos um dos maiores volumes de vendas do mundo e a Bajaj mostra, nos segmentos que está estreando, que essa chegada ao mercado brasileiro é só o botão de partida para um projeto de longo prazo”.
HISTÓRIA DA BAJAJ
A Bajaj foi fundada na Índia por Jamnalal Bajaj e conta com mais de 75 anos de história. Atualmente, a Bajaj é uma empresa global, que figura na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do mundo.
Com um faturamento de US$ 4,13 bilhões e é a terceira maior montadora de motocicletas do planeta, com capacidade produtiva em torno de 7 milhões de unidades por ano em suas quatro unidades fabris espalhadas pela Índia. No segmento de triciclos, os mundialmente conhecidos “tuk-tuk´s”, a Bajaj é a maior fabricante do planeta.
A Bajaj exporta motocicletas para mais de 79 países, sendo líder de vendas em 17 mercados, como: Colômbia, Nigéria, Egito e Filipinas. Chega no Brasil com grande bagagem no mundo das duas rodas graças a parcerias com grandes fabricantes de motocicletas europeias.
PARCERIAS
A parceria com a KTM, por exemplo, foi iniciada em 2007, quando a Bajaj assinou um contrato para desenvolvimento de uma linha de novos modelos. As motos começaram a ser produzidas em 2013, na planta indiana de Pantnagar, da Bajaj. A aproximação entre Bajaj e KTM consolidou-se em 2017, quando a empresa indiana adquiriu 49% das ações da marca austríaca. Já a cooperação com a Husqvarna, que pertence à KTM, nasceu em 2011 e rendeu o primeiro produto oito anos depois. Com a Triumph, por sua vez, a Bajaj assinou acordo dois anos atrás, em 2020, para desenvolvimento de novos produtos.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
A Bajaj destaca-se por aplicar tecnologias inovadoras em seus modelos, inclusive os de entrada, graças ao largo investimento em Pesquisa & Desenvolvimento.
No Brasil, a Bajaj vai trazer a suspensão traseira monoamortecida, para todos os modelos da família Dominar, inclusive no modelo de entrada de 160 cilindradas.
Outra inovação é o sistema de ignição chamado DTSi, composto por três velas, que maximizam a queima do combustível, aprimorando o desempenho e restringindo consumo e emissões. Além disso, merece destaque a adoção de freios ABS de série.
BAJAJ DO BRASIL: SUBSIDIÁRIA PRÓPRIA E FÁBRICA EM MANAUS
Visando fazer história, a Bajaj não estreará no Brasil com um importador/distribuidor. Mas será a própria marca a desembarcar por aqui por intermédio de uma subsidiária própria, o que já anuncia o apetite dos indianos e o largo potencial de crescimento visto por eles no mercado nacional. “A opção por se instalar na condição de subsidiária é estratégica. Nós apostamos alto no Brasil”, afirma Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited.
A Bajaj chega por aqui com a promessa de movimentar o setor motociclístico, com uma nova geração de motos de baixa e média cilindradas que aliam segurança, robustez, desempenho, tecnologia construtiva e conforto. A estreia da marca se dará, portanto, no segmento de maior volume do mercado, a das “streets”, que correspondem a 41% das vendas no acumulado de 2022.
Com investimento significativo nesta estreia, que inclui a formação da rede de concessionárias, marketing e despesas operacionais, a Bajaj nasce estruturada para ganhar rapidamente espaço considerável no mercado nacional. Para tanto, a empresa já estreia com produção local, utilizando uma planta industrial na Zona Franca de Manaus, AM, na fábrica da Dafra, como grandes marcas já fazem como Ducati e BMW, antes de ter sua própria fábrica em Manaus.
A nova Sport Custom da Harley-Davidson tem pré-venda iniciada em janeiro com preço sugerido de R$ 125.900,00
A Harley-Davidson anuncia a Sportster® S no Brasil. A motocicleta chega no primeiro semestre de 2023 com pré-venda iniciando em janeiro, em todas as 19 concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 125.900,00.
Lançada nos Estados Unidos em 2021, a motocicleta é baseada no estilo Sport Custom e foi projetada para promover uma nova era de alta performance na linha Sportster.
A Sportster S vem equipada com o motor Revolution® Max 1250T V-Twin, que entrega 121 cavalos de potência a 7500 rpm e torque de 12,9 kgf.m a 9500 rpm. O chassi rígido e leve, em conjunto com uma suspensão premium, proporcionam uma pilotagem responsiva e intuitiva.
“Esta é uma Sportster da próxima geração, definida por potência, performance, tecnologia e estilo. E faz parte do nosso compromisso apresentar motocicletas que se alinhem com nossa estratégia de aumentar o desejo e dá continuidade ao legado da Harley-Davidson”, destaca Jochen Zeitz, Presidente e CEO da Harley-Davidson. Zeitz.
DESIGN E ESTILO ÚNICO
A Sportster® S apresenta um perfil baixo e musculoso, com controle de pedais avançados e guidão baixo. O enorme pneu dianteiro remete à extremidade frontal sem para-lamas de uma bobber clássica, enquanto na parte traseira, o escapamento alto e o assento solo compacto são inspirados na Harley-Davidson XR750.
Equipada com suspensões dianteira e traseira totalmente ajustáveis – garfos invertidos SHOWA® de 43 mm na dianteira e um amortecedor traseiro SHOWA® Piggyback que proporcionam conforto e segurança na pilotagem. Os freios são Brembo com freio dianteiro de pinça radial monobloco de quatro pistões e um disco de 320 mm de diâmetro. E o freio traseiro com pinça de dois pistões e disco de 260 mm de diâmetro.
O uso de materiais leves ajuda a alcançar uma relação peso-potência ideal. Pronta para rodar, com o tanque de combustível de 11,8 litros cheio, a Sportster® S pesa apenas 228 quilos. O escapamento alto “2 em 1 em 2” foi projetado para produzir um agradável tom de baixa frequência.
NOVIDADES DA SPORTSTER
A Sportster® S é equipada com três modos de condução pré-programados (Sport, Road e Rain) que controlam eletronicamente as características de desempenho da motocicleta e o nível de intervenção tecnológica. Dois modos Custom podem ser usados pelo motociclista para criar um conjunto de características de desempenho que atenda às suas preferências pessoais ou para situações especiais.
O Cornering Rider Safety Enhancements da Harley-Davidson® é uma coleção de tecnologias destinadas a aumentar a confiança do motociclista em situações inesperadas ou condições adversas da estrada, foi projetado para combinar o desempenho da motocicleta com a tração disponível durante a aceleração, desaceleração e frenagem. A iluminação é Full LED e o farol é um LED Daymaker® Signature.
Uma tela TFT redonda de 4,0 polegadas de diâmetro exibe toda a instrumentação e infotainment gerados através de conexão Bluetooth® com o dispositivo móvel e fone de ouvido do capacete do motociclista, incluindo música, chamadas recebidas e efetuadas e navegação, fornecida pelo aplicativo Harley-Davidson®.
Além disso, a Sportster® S vem com controle de velocidade de cruzeiro, chave por aproximação e já vem pré-conectada para acessórios de aquecimento das manoplas e com mais dois pontos de energia dedicados para equipamentos de pilotagem aquecidos (manoplas aquecidas e equipamento de pilotagem/vestuário aquecidos, cada um vendido separadamente).
A Sportster® S chega às concessionárias Harley-Davidson nas cores Vivid Black, Bright Billiard Blue, Gray Haze e White Sand Pearl com preço sugerido de R$ 125.900,00.
Nova Concessionária é a primeira da marca instalada na Região Norte do país
A Triumph anunciou a abertura da sua primeira concessionária na região norte do país.
A sua 23ª loja no Brasil será aberta ao público no próximo dia 19 de dezembro, em Manaus (AM), mesmo local onde fica situada a fábrica da Triumph no Brasil.
A Triumph Manaus, que pertence ao tradicional Grupo Pole Position, vai operar no bairro de Chapada e possui loja com área total construída de 180 m².
A loja contará com show-room, customer lounge e oficina completa com dois boxes e equipamentos de última geração. Técnicos e equipes de vendas e pós-vendas foram treinados pela própria Triumph. A oficina tem capacidade para atender até 60 motocicletas por mês, garantindo a cobertura em peças e serviços na região e também uma maior diversidade de motos, acessórios e roupas para cada tipo de pilotagem.
A nova revenda está instalada na Avenida Doutor Theomario Pinto da Costa, 1136, Chapada. O telefone de atendimento ao público é: (92) 3346-8564
As motocicletas Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160 são os primeiros modelos da marca para inaugurar as primeiras concessionárias no país.
A Bajaj inaugura hoje (15/12), 5 concessionárias no Brasil com os três primeiros modelos disponíveis da marca no mercado nacional: Dominar 400, Dominar 200 e Dominar 160.
Posicionadas no segmento de “streets”, que representa mais de 41% das vendas do mercado, as três motocicletas da Bajaj chegam com estratégia bem definida para encarar às rivais na disputa pelo consumidor: elas terão alta tecnologia, segurança, conforto, desempenho e design diferenciado.
FAMÍLIA DOMINAR
Os modelos a serem comercializados nesta estreia da Bajaj Brasil pertencem à família Dominar. São três cilindradas: 400, 200 e 160 que chegam com grandes diferenciais para os segmentos.
Os três modelos chegam com suspensão traseira monoamortecida com reservatório de gás do amortecedor separado, sendo que a 160 será a única a dispor desse recurso em seu segmento. Além de garantir maior performance em curvas, o sistema garante um conforto aprimorado, principalmente para o motociclista que passa horas seguidas no trabalho diário.
Mais um diferencial técnico são os motores monocilíndricos que contam com quatro válvulas por cilindro (duas de admissão e duas de escape), as potências geradas pelas unidades motrizes diferenciam a família Dominar de suas concorrentes.
As motocicletas da família Dominar são da categoria street, mas remetem ao design das Naked Sports com os guidões tipo split, quadros perimetrais e painéis de instrumentos com diversos recursos em LCD, além de ponteiras de escape cuidadosamente moldadas para gerarem um visual esportivo. Conheça os modelos Bajaj disponíveis no Brasil.
DOMINAR 400
Esse é o modelo top de linha da marca no Brasil. Com um estilo Sports Tourer, a Dominar 400 conta com motor arrefecido a líquido de um cilindro, com 373,3 cm³ de deslocamento volumétrico. Possui 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), duplo comando de válvulas no cabeçote, sistema de injeção eletrônica e ignição DTSi, composto por três velas. Rende 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm e 3,569 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm que é acoplado ao câmbio de 6 marchas e embreagem assistida e deslizante. O tanque é de 13 litros.
A suspensão dianteira é invertida de 43 mm. Na traseira, ela é servida por suspensão monochoque, com reservatório externo de gás. O escapamento de dois canos produz um ronco seco, digno de modelos de alta performance.
Falando em segurança, a Dominar 400 também não decepciona. Os freios têm assistência de ABS de canal duplo, com discos de 320 mm na dianteira (pneu 110/70 R17) e 230 mm na traseira (150/60 R17), enquanto o farol dianteiro é full LED, com acendimento automático. Já o painel é duplo e totalmente em LCD.
A Dominar 400 foi projetada para realizar grandes viagens, porém com fácil ciclística no trânsito intenso da cidade. Mas para isso, ela conta com uma vasta lista de acessórios, composto por:
Protetores de mãos
Suporte para a mala traseira com apoio para as costas para o garupa.
Protetor de motor
Protetor de perna
Suporte de GPS perfeitamente integrado ao painel de instrumentos
Porta USB
Ela está disponível em duas opções de cores – Savanna Green e Charcoal Black - e com o preço sugerido de R$ 24.200.
DOMINAR 200
A Dominar 200 visa entrar na categoria “street premium” com uma ótima relação custo/benefício, seu posicionamento de preço é muito competitivo comparando-se à outros modelos de 200 ou 250 cm³ da concorrência.
Equipada com motor monocilíndrico de arrefecimento líquido, 199,5 cm³, 4 válvulas por cilindro e comando único de válvulas no cabeçote. Ele é capaz de render 24,5 cv de potência máxima a 9.750 rpm e 1,889 kgf.m de torque máximo a 8.000 rpm.
O modelo vem equipado com tanque de 12 litros e câmbio de 6 marchas. Como a 400, ela usa o garfo invertido na suspensão dianteira, de 33 mm e na traseira conta com uma suspensão monoamortecida.
Já os freios têm assistência de ABS de canal único, com discos de 300 mm na dianteira (pneu 100/80-17) e 230 mm na traseira (130/70-17).
Concebida sob medida para quem utiliza a motocicleta diariamente em seu trabalho ou como principal meio de deslocamento. A Dominar 200 possui quatro opções de cores: Burnt Red and Satin Black, Gloss Pewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue. O preço sugerido é de R$ 19.637.
DOMINAR 160
O modelo de entrada da Bajaj no Brasil é a Dominar 160. Especializada em modelos de condução urbana desde que foi fundada, a Bajaj leva esse nicho de entrada bem a sério: tanto que disponibiliza recursos absolutamente incomuns ao segmento de entrada em sua versão.
A Dominar 160 adota um motor refrigerado a ar, monocilíndrico, com 160,3 cm³. A unidade motriz utiliza cabeçote com 4 válvulas por cilindro (2 de admissão e 2 de escape), com comando único de válvulas no cabeçote. Também dispõe de injeção eletrônica e sistema de ignição com duas velas. Performa 17 cv de potência máxima a 9.000 rpm e 1,488 kgf.m de torque máximo a 7.250 rpm.
Como diferencial da categoria está o garfo invertido na suspensão dianteira, de 31 mm e a suspensão traseira monoamortecida. Além do freio ABS de canal único, com discos de 260 mm na dianteira (pneu 90/90-17) e 230 mm na traseira (120/80-17).
A Dominar 160 pode ser escolhida com as mesmas cores da 200: Burnt Red and Satin Black, Gloss Pewter Grey, Mettalic Pearl White e Plasma Satin Blue. O preço sugerido é de R$ 18.680.
Todos os modelos são montados no Brasil no formato CKD (Complete Knock Down ou completamente desmontadas, em português) e contam com 3 anos de garantia sem limites de quilometragem.
Em contas com restrições de compra, crianças poderão solicitar permissão para adquirir aplicativos e serviços diretamente aos pais na Play Store
Para complementar a restrição de compras para contas infantis na Play Store, o Google agora introduziu a capacidade de solicitar compras de itens na loja. Crianças poderão solicitar permissão para concluir compras de aplicativos e serviços diretamente pela plataforma.
A solicitação de compra aparecerá no aplicativo do responsável, que deverá aprovar (ou não) o desejo do pequeno. Assim que o pedido chegar, o administrador da família deverá fornecer algum método de pagamento, incluindo cartões de presente da Play Store, para finalizar a compra, assim como faria caso estivesse adquirindo algo por conta própria.
Foto: twenty20photos/envato / Canaltech
Os pedidos das crianças ficarão reunidos nas abas "Pendentes" ou "Histórico", em que também são exibidas outras informações acerca do controle parental.
Mais praticidade
Ter maior controle sobre as compras de crianças torna a experiência de uso de aplicativos mais intuitiva para os menores, ao mesmo tempo que mantém o controle nas mãos dos adultos responsáveis. Além disso, a adição torna a vida do administrador mais fácil, já que ele saberá exatamente o que comprar ou não a partir da Play Store.
Naturalmente, a adição incentiva o consumo dentro da loja — o que é ótimo para o Google, mas pode ser nocivo para crianças. Portanto, é importante que o responsável explique como funcionam as solicitações, já que agora o menor tem mais poder sobre o que adquirir na loja.
Além disso, vale ressaltar que o pequeno não terá acesso a nenhum dado relacionado ao pagamento além do preço do item sugerido. Dessa forma, evita-se que a criança faça compras sem autorização posteriormente.