Criada pela oficina customizadora Thunderbike, de Hamminkeln, Alemanhã, apresentamos para vocês a "PainTTless", uma Harley-Davidson modelo Sportster Iron de 987 cc, que foi campeã mundial na categoria Freestyle do Campeonato Mundial de Customização no ano passado.
Os construtores foram inspirados pelos modelos da década de 1930 transformando a moto em um modelo nada comum. Todas as peças são únicas e foram projetados para a “PainTTless”, nenhuma parte veio das prateleira ou de catálogos, todas nasceram a partir deste projeto.
Ao todo foram realizadas diversas modificações na motocicleta, que não possui muitas carenagens. O sistema de amortecedores é bastante diferente, composto por garfos com jumpers na dianteira (garfo combinado com dois amortecedores) e um duplo amortecedor traseiro posicionado horizontalmente.
A maior parte dos detalhes da motocicleta é personalizada pela cor dourado, inclusive as porcas, parafusos e corrente. No entanto, a parte mais difícil do projeto segundo os construtores foi cobrir o quadro como tanque de combustível, que teve que ser lapidado manualmente para se encaixar no quadro.
De fato os customizadores da Thunderbike criaram uma bela e única moto com estilo diferenciado do comum. Seus atributos remetem a esportividade no clássico estilo Café Racer, mas também se diferencia por não possuir carenagens.
Fotos: Divulgação
Depois de fazer muito suspense e criar muita expectativa entre os fãs de motos clássicas, a BMW Motorrad finalmente apresenta sua moto comemorativa de seus 90 anos da produção de veículos de duas rodas. A Concept Ninety é uma verdadeira relíquia com elementos visuais do passado e mecânica moderna, revivendo os 40 anos do lançamento da esportiva R 90 S, equipada com motor dois cilindros Stroke Six de 67 cv de potência, capaz de atingir velocidades superiores a 200 km/h, e por isso era considerada uma das motos mais velozes produzidas em série da sua época.
A Concept Ninety é resultado de uma parceria da BMW Motorrad com a customizadora Roland Sands Design, sediada na Califórnia (EUA), reconhecida pelo seu trabalho realizado com grandes fabricantes. Após alguns encontros entre Roland Sands e os técnicos e engenheiros da marca alemã parece que ele o bike designer americano conseguiu sintetizar toda a importância histórica da R 90 S nesse projeto que consagra os 90 anos da divisão de motocicletas da marca alemã.
“Era extremamente importante para mim resgatar todo o contexto histórico da BMW R 90 S para o presente por meio desse projeto com a utilização de peças únicas e um design com forte apelo emocional e tecnologia de ponta”, afirma o customizador Roland Sands.
A BMW não divulgou maiores detalhes técnicos e especificações dos equipamentos que foram usados na Concept Ninety, provavelmente por questões estratégicas. Mas sabe-se que o motor dessa máquina é dois cilindros Flat Twin com arrefecimento a ar e o quadro é todo de alumínio. Em termos de design, a moto desenvolvida por Roland Sands é um retrato fiel do modelo clássico, seguindo a mesma proposta visual da R 90 S, inclusive com a nostálgica pintura Daytona Laranja
Outros detalhes no projeto da Concept Ninety ficam por conta da pequena carenagem com bolha que envolve o painel, farol redondo com LED, suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida, conjunto de freios a disco ultramodernos nas duas rodas, escapamento inox com saída dupla, rodas de liga leve, pneus Dunlop e vários itens e detalhes cromados e de fibra de carbono.
A marca alemã resolveu fazer a primeira apresentação pública da Concept Ninety em grande estilo e por isso escolheu o Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2013, na Itália. O evento é reconhecido mundialmente por atrair milhares de admiradores e colecionadores de veículos antigos para as exposições e seus leilões milionários. Certamente a motocicleta comemorativa da BMW deve ter sido um dos veículos mais chamativos e badalados na feira.
A BMW não forneceu informações sobre a perspectiva de colocar no mercado uma versão da Concept Ninety e nem deu uma estimativa dos valores envolvidos nesse projeto. De qualquer forma é sempre interessante observar que os modelos conceituais e protótipos, de uma maneira ou outra, acabam servindo de laboratório para o desenvolvimento de novos produtos. Quem sabe daqui a pouco não vemos uma Ninety de série acelerando por aí.
Fotos e vídeo: Divulgação
Depois do lançamento no Brasil da Suzuki GSR 750 com freios ABS, pelo preço sugerido de R$ 36.900, a J. Toledo, representante da marca japonesa no país, anuncia para meados de agosto a chegada da versão standard (sem ABS) pelo preço sugerido de R$ 34.900.
A naked da marca japonesa tem visual moderno e vem equipada com motor quatro cilindros DOHC (duplo comando) de 750cc com potência de 106 cavalos e torque de 8,16 kgfm. A linha GSR 750 dispõe de câmbio de seis velocidades, o tanque tem capacidade para até 17,5 litros e a moto pesa 213 kg (ordem de marcha).
Fotos: Divulgação
Os condutores e passageiros de motocicletas de todo o Brasil podem ser obrigados a usar colete ou jaqueta com airbag. Isso por que foi aprovado nesta quarta-feira (03), pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, um substitutivo da senadora Ana Amélia (PP-RS) ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 404/2012. A proposta deve passar ainda por outras duas comissões e, se aprovada, segue para a Câmara dos Deputados.
No texto aprovado pelo CAS, os motociclistas terão três anos para adaptação do colete com airbag. Para os profissionais motofretistas, a empresa ou o contratante dos serviços deverá arcar com as despesas do equipamento. A proposta também altera a lei 12.009/2009, que obriga o uso de dispositivos reflexivos nas roupas de quem trabalha com a moto.
Se aprovada a lei irá alterar também o Código de Trânsito Brasileiro Lei 9.503/1997, para incluir que a não utilização desses equipamentos, tanto pelo condutor quanto pelo passageiro implicará infração gravíssima.
A senadora Ana Amélia também propôs no substitutivo a isenção do (IPI) e do Imposto de Importação para os coletes e acessórios.
E você motociclista, o que acha deste projeto? Deve ser aprovado? Deixe o seu cometário!
Foto: Divulgação
A marca japonesa Suzuki apresenta a linha 2014 das motos Off Road RM-Z de 250 e RM-Z 450 com novo padrão de grafismo e cores (amarela e preto) e melhorias na programação do sistema eletrônico de ignição para melhorar as partidas.
As motos contam ainda com transmissão de cinco marchas e suspensões esportivas Showa. Os motores que equipam os dois modelos são monocilíndricos de 449 cm³ para a RM-Z 450 e de 249 cm³ para a RM-Z 250.
As vendas dos dois novos modelos esportivos da Suzuki devem começar em meados de julho nos Estados Unidos. Os preços das motos ainda não foram divulgados.
Fotos: Divulgação











