A marca Vyrus é conhecida por seu design exclusivo e excêntrico há mais de 20 anos
A Vyrus é uma pequena e exclusiva fabricante italiana de motocicletas com sede na cidade de Coriano, conhecida como Vale dos Motores, uma província de Rimini, na Itália, com pouco mais de 10.000 habitantes.
O cérebro por trás da Vyrus é o italiano Ascanio Rodorigo que não tem formação acadêmica, mas uma cultura extraordinária, fala de mecânica, arte, filosofia e engenharia com uma incrível desenvoltura.
Ascanio foi funcionário da Bimota Racing nos anos 70, onde trabalhava junto com o chefe de engenharia e design de motocicletas e cofundador da marca italiana, Massimo Tamburini, e Dervis Macrelli, engenheiro de chassis. Os três trabalharam juntos no desenvolvimento da motocicleta Bimota Tesi, que teve suas origens como um projeto universitário de engenharia de Tamburini.
“Cresci na oficina com Tamburini e Dervis Macrelli, os caras que criaram na Bimota os chassis mais incríveis do mundo. Eu era praticamente um garoto quando Dervis me levou para Bimota. Assim comecei a ver os primeiros tubos cortados e soldados para os chassis. Isso foi um marco decisivo na minha atividade no mundo das motocicletas. Em 1984 a Bimota fechou o "departamento de experimentos" e me colocou na linha de montagem, mas não era para mim. Saí da Bimota e em 1985 abri a minha própria oficina”. conta Ascanio Rodorigo
Depois de algum tempo a Bimota passou por dificuldades financeiras na época, Tamburini e Macrelli deixaram a empresa. Ascanio já com muita experiência, iniciou seu próprio negócio, a ARP, uma oficina de motos. A equipe da ARP, na época, incluía Dervis Macrelli, seu amigo e companheiro na Bimota, que prestava serviços temporários na oficina.
A maioria dos clientes da ARP eram, na verdade, proprietários das motocicletas Bimota, o que deu a Rodorigo confiança suficiente para não apenas trabalhar nas motos da marca, mas também fazer uma versão superior delas, e em 2001 fundou a Vyrus, a fábrica dos sonhos.
COMO NASCEU A MOTO VYRUS?
A Vyrus é um fabricante "sob medida" e suas motos são construídas sob encomenda, devido à produção limitada e uso de peças de alta qualidade, todos os modelos são caros, com o mais barato custando a partir de US$ 60.000 dólares.
“Há quem diga que a Vyrus é uma moto muito cara… é verdade! Mas comparado ao valor real desta obra de arte artesanal, efetivamente o preço é muito barato”, declara Ascanio Rodorigo.
Além do conhecimento mecânico, Ascanio tem anos de experiência em competição de moto, um Rally Paris Dakar e uma participação no Campeonato Europeu e Italiano na categoria Supertwins e Battle of The Twins. (Ascanio venceu ambos os campeonatos em 1998 e 1999) o que tornou a oficina muito conhecida mundialmente.
A partir daí a Vyrus começou a receber encomendas do Japão, EUA e toda a Europa. A Vyrus já vendeu em todo o mundo, sob encomenda, mais de 300 unidades de motocicletas especiais e exclusivas, com detalhes diferentes uma das outras, o que as tornam únicas para seus clientes.
A marca Vyrus é conhecida por seu design peculiar e excêntrico há mais de 20 anos, que tem como sua principal característica o braço oscilante duplo, (traseiro e dianteiro) mas o que também a torna uma marca especial, não é somente sua aparência diferente do convencional, é o desempenho da Vyrus uma das motos mais velozes do mundo.
A Vyrus 985 Carbon, ano 2008, que estava disponível para leilão, tem um motor bicilíndrico de 90º em “V”, refrigerado a água, da Ducati 999R. Dizem que apenas 25 unidades foram fabricadas com esta configuração mecânica. Não se sabe se o motor foi modificado para ter potência extra do original 999R de 150 cv, mas na época já era uma moto muito leve e um verdadeiro monstro.
Além do design original, discos de freio, rodas em fibra de carbono, pinças de freio Billet GP e os amortecedores Öhlins TTX. Infelizmente, o descritivo no ebay não mostrava mais especificações da moto, mas o perfil do comprador desse tipo de motocicleta não se preocupa muito com esses detalhes, quer apenas ter uma moto única no mundo, e normalmente faz uma negociação privada, sem divulgação.
O lance inicial da moto no leilão do eBay estava em US$ 30.000,00 dólares, equivalente a R$ 153.804,03 reais (câmbio do dia), mas hoje eu pesquisei e a moto não aparece mais na lista, deve ter sido vendida. Algum anônimo privilegiado e que gosta de motos exclusivas, provavelmente arrematou a raridade, não se sabe por qual valor, e levou para casa a espetacular Vyrus 985 Carbon 2008.
Novo lançamento mundial da Ducati tem edição limitada, confira!
Continuando com seu programa “World Premiere 2022”, a Ducati fez o lançamento online dia 17 de fevereiro da X Diavel Nera 2022, que vai ser comercializada a partir de março com edição limitada.
Serão apenas 500 unidades de uma versão especial e muito refinada, que se caracteriza pelas cinco opções de bancos de couro assinados pela prestigiada casa italiana Poltrona Frau, uma famosa fabricante de móveis que tem uma divisão automotiva. Esta edição é uma verdadeira motocicleta para colecionadores
Os 500 sortudos que possuírem uma destas X Diavel Nera também receberão um porta chaves e uma carteira no mesmo couro “Pelle Frau” na cor que escolherem para o banco da moto. Os novos proprietários poderão também adquirir um capacete exclusivo Arai Jet para combinar com a moto.
Na história da Frau, é comum a sua participação no estofamento de automóveis de luxo, barcos, aviação e trens através do seu departamento de “Interiors Motion'. Eles sempre buscam a excelência nos detalhes de design, artesanato e uso das mais recentes tecnologias e inovação.
O banco especial em couro, feito à mão está disponível em cinco cores diferentes, Rosso Siam, Steel Blue, Cemento, Índia e Selva, são personalizados com uma série de "X’s" gravados a laser que remete naturalmente ao nome da moto.
O preço da Ducati XDiavel Nera (não foi divulgado), mas provavelmente deverá ser o mais alto da família, comparado com a Ducati XDiavel S ( € 24.490 Euros) o modelo em que se baseia, mas acrescentando a opção de assento luxuoso e o fato de ser uma edição especial limitada. Segundo fontes na Itália, o preço deste lançamento especial deve ficar em torno de € 30.000 a € 35.000 Euros.
A Ducati XDiavel Nera, tem uma pintura “Black on Black” de contraste brilhante e fosca, com diferentes detalhes em Ducati Red, como as pinças de freio Brembo e as tampas de cabeçote - que acentuam sua esportividade, assim como as rodas forjadas em preto brilhante.
O modelo é baseado na Ducati XDiavel S, com destaque para o motor Testastretta DVT de 1.262 cc, protagonista absoluto no centro da moto, com potência de 160 cv a 9.500 rpm e torque de 13,0 kg.m a 5.000 rpm.
A sua baixa altura do assento, 755 mm, e a posição avançada do apoio dos pés facilitam o seu manuseamento em conjunto com o chassi tubular de aço. A roda traseira tem um pneu com 240 mm de perfil, marca registrada desta família de modelos da Ducati.
O freio também é de alto nível, com pinças monobloco Brembo M50 e dois discos de 320 mm na dianteira e um disco de 265 mm na traseira, ABS de curvas. Farol dianteiro e lanterna traseira em LED, com luzes de visualização diurna, unidade inercial Bosch IMU à qual está conectado o controle de tração, modos de pilotagem, controle de cruzeiro e controle de saída, que a tornam uma das motos “Cruiser” mais avançadas e seguras do segmento.
Também possui instrumentação em dois níveis com tela TFT colorida com uma animação dedicada a esta edição quando ligada, tem sistema de chave inteligente. As pedaleiras podem ser ajustadas em três posições e você pode adicionar um nível ainda maior de personalização através dos acessórios oficiais da marca.
Esta foi a primeira de três novidades anunciadas pelo programa “World Premiere 2022” da Ducati que chegarão nas próximas três semanas, sempre às quintas feiras, nos dias 03 de março e 10 de março.
O cenário de vendas de motocicletas segue positivo. Honda continua dominando o mercado.
De acordo com dados da FENABRAVE - Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, os emplacamentos de veículos em geral apresentaram retração em janeiro. Na comparação com dezembro/2021, a queda foi de 31,64%. Já em relação a janeiro de 2021, a baixa foi de 15,79%.
Em 2021 foram vendidas 1.157.369 motocicletas zero Km, 26,42% a mais que em 2020. Aumento considerável comparado com as vendas de automóveis do ano passado que subiram apenas 1,21%.
No mês de janeiro de 2022, foram emplacadas um total de 89.685 unidades, número abaixo do mês de dezembro de 2021 que foi de 112.401 unidades.
A Honda teve o maior número de motos emplacadas em janeiro com total de 67.457 unidades, 75,22% do mercado. O ranking para as cincos motos mais vendidas, tem a Honda CG 160 na liderança com 23.938 unidades, a segunda posição ficou com a Honda Biz, com 12.938 unidades, seguida pela Honda Pop 110i, moto mais barata da Honda, com a 9.585 unidades, e em quarto lugar a Honda NXR 160 Bros, com 9.350 unidades. Por fim, na quinta posição está a Yamaha YBR 150 com 3.510 unidades.
“Para o mercado de duas rodas o cenário de demanda segue positivo, mas, os baixos níveis de estoque nas Concessionárias e o impacto do aumento dos juros, tem provocado maior restrição para a concessão de crédito para financiamentos, são desafios a serem superados”.
“Hoje, a aprovação de financiamento gira em torno de 37% das propostas enviadas aos bancos. As vendas estão estabilizadas em um bom nível, mas a dificuldade de crédito e da normalização da produção são questões para as quais estamos atentos”, diz Andretta Jr., presidente da entidade.
Tais Gotardo e Daiane Gaia, as duas integrantes da equipe feminina brasileira, estão entre as seis melhores no ranking mundial do evento.
O International GS Trophy é um evento que celebra o “espírito” dos lendários modelos BMW GS. Ele oferece tudo aquilo para o qual o modelo GS foi criado: diversão, aventura e desafios. O Southeast Europe Event 2022, que será realizado na Albânia, é a oitava edição do International GS Trophy.
GS Trophy não é uma corrida, mas uma competição de equipes na qual uma seleção internacional de entusiastas off-road competem juntos em várias etapas com provas especiais. O evento não se limita apenas a provas de pilotagem, também inclui desafios de conhecimento e trabalho em equipe.
Na edição atual, 22 equipes competem com 60 pilotos de todo o mundo. Os pilotos são acompanhados por GS Trophy Marshals, médicos, patrocinadores, além de uma equipe de fotografia e filmagem.
Depois das qualificatórias no Brasil, que foram emocionantes, o GS Trophy chega na etapa final, que vai ser realizada na Albânia, e duas brasileiras estão qualificadas para a grande final, Tais de Lima Gotardo da cidade de Lages - SC, e Daiane Caroline Gaia de Ribeirão Preto - SP.
As duas integrantes da equipe feminina brasileira, aguardavam o fechamento do ranking global para participar da etapa internacional, e foram informadas que foram qualificadas e agora seguem na competição representando o país na 8ª edição do BMW Motorrad International GS Trophy.
Tais e Daiane estão entre as seis melhores no ranking mundial do evento, e vão para competição que vai começar no dia 4 e termina dia 10 de setembro deste ano, serão sete dias, cumprindo provas de habilidade de pilotagem, navegação e tarefas fora da moto, determinadas pela organização do evento e que vão valer pontos para consagrar os campeões.
Gaia e Tais estão treinando semanalmente com moto em trajetos com tipos de piso e dificuldades que possam simular o local do evento na Albânia.
Tais anda no fora de estrada desde os sete anos, tem 25 anos hoje, ou seja, dezoito anos de experiência na pilotagem Off Road, mas só anda de Big Trail a um ano, o que é muito motivador. Não é fácil, mesmo com toda experiência da Tais, pilotar uma Big Trail no Off com desenvoltura e segurança, não é pra qualquer um.
Daiane, 38 anos, começou a pilotar moto em 2017 e no fora de estrada em 2019, apesar do pouco tempo de experiência ela é uma inspiração para todas as mulheres (e marmanjos) que praticam o motociclismo. Quem pratica o esporte fora de estrada sabe das dificuldades e que não é fácil obter resultados para se destacar em tão pouco tempo, isso se chama, determinação, paixão pelo esporte e foco.
Daiane está treinando junto com dois participantes da equipe masculina que também vão participar do evento, além do treinamento físico com um personal desenvolvendo condicionamento específico para poder pilotar várias horas seguidas. Também voltou às aulas de inglês para desenferrujar a fluência e refrescar a memória.
Desejo bons treinos e uma ótima preparação para as duas guerreiras que vão representar o Brasil, as duas garotas com certeza vão fazer o seu melhor no evento. Nós do Moto.com.br vamos estar acompanhando o dia a dia da prova e na torcida pelas duas brasileiras.
Você pensou que chegaríamos ao ponto de se preocupar com esse tipo de coisa? Motos, carros e tudo mais?
Esse é um assunto que, sinceramente, nem sei por onde começar…
A evolução das “coisas" está acelerada demais! Moto que não cai, carro estaciona sozinho, veículos elétricos que emparelha celular, toca música, fala com vídeo, Wi Fi no carro, caminhões que são bloqueados remotamente,…ops! Espera um pouco…Se consegue bloquear o caminhão remotamente…
A espanhola Nuuk Cargopro é o primeiro “veículo ciberseguro” do mundo! Detalhe: nem sei se esse termo existe ou está certo mas, acho que deu para entender o significado, e só! Eu ainda não entendi…vamos lá, me ajuda e no final concluímos.
Bluetooth, GPS, Airbag, chamada de emergência, chave inteligente, concierge, conectividade de dispositivos móveis e outras inovações mais, estão nos tornando cada vez mais on-line e, por outro lado, aumentando nossa vulnerabilidade.
Viajando para Nova Zelândia, na final do GS Trophy em 2020, no aeroporto de Buenos Aires perdi o acesso a minha conta do Instagram num estalar de dedos! Sem entrar em detalhes mas foi simples assim, do nada…e nunca mais…perdi a conta com 5 mil seguidores e, onde faria a divulgação do Trophy! Foi o caos!
Voltando…
Os veículos elétricos também têm a facilidade de se conectar com tudo e serem rastreados, armazenar dados, fotos, enfim, vai longe, e cada dia mais “vantagens" surgem devido à concorrência e evolução.
Devido a isso, a UNECE ( Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa) desenvolveu o regulamento de segurança cibernética para veículos, o UNECE/R155 que, "se liga", estabelece os requisitos mínimos de segurança cibernética que um veículo deve atender.Que por sinal está em vigor, desde Janeiro de 2021! SIMMMM! Um ano atrás!
Essa regulamentação exige que, carros, ônibus, caminhões, vans, trailers e motorhomes, atendam os requisitos mínimos a respeito.
-Ah, legal! Não tem moto!
Mas… a empresa EuroCybcar, um passo à frente, quis fazer o teste com uma motocicleta para ver o que pode acontecer, e como se prevenir a respeito. Como uma motocicleta deve ser preparada se tiver um mínimo de conectividade?
Pois o escolhido foi o Nuuk Cargopro que, devido a isso, se tornou o primeiro “veículo ciberseguro” do mundo, passando nos testes criados pela norma UNECE/R155 que está de acordo com os procedimentos e metodologia ESTP (EUROCYBCAR protocolo de teste padrão).
Já deu uma “clareada" no que é? E o que vem por aí? Mas continua, que é interessante… ou apavorante…sei lá!
Devido a isso, a NUUK Mobility Solutions se tornou a primeira empresa automotiva do mundo a oferecer um veículo com certificado de cibersegurança veicular. E quem audita se está tudo ok e dá a certificação que vale três anos, é a AENOR (Associação Espanhola de Padronização e Certificação)! A coisa lá fora é séria! Pelo menos parece!
Estou curioso e você deve estar também mas, em tempo de COVID 19 e algumas variantes mais, onde enfiam um cotonete quilométrico na nossa narina e fica sambando lá dentro, como será que são feitos esses testes, e quais são eles para esse modelo ser aprovado? Pois o tecnológico cotonete não vai funcionar…
A metodologia inclui três testes realizados no laboratório da Eurocybcar, no norte da Espanha, na cidade de Vitoria. São eles:
Acesso Físico: Vai checar se algum desses “nerds" do mal, ou "cibercriminosos" , podem manipular ABS ou direção usando a porta OBD ( aquela onde as oficinas passam o scanner para checar problemas), ou ainda, se um vírus que paralisa o sistema do veículo e coloque vidas em risco, pode ser inserido pela porta USB. ( igual dos caminhões que sabem tudo o que acontece durante a viagem)
Acesso Remoto: Analisam conexões Bluetooth, Wi-Fi ou o sistema sem chave, para saber se a segurança do veículo ou os dados privados do usuários estão vulneráveis!
Teste de Aplicativos: Checam a vulnerabilidade dos que já vem com o veículo e os oficiais da marca que os proprietários baixam nos celulares para controlar alguns “mimos”, como aquecer o carro antes de chegar nele… mas vai mais longe. A gama de informações que esses apps armazenam vai muito além. Rotas, autonomia, alertas, enfim…é muita coisa que, se cair em mãos erradas, podem ser usadas para o mal.
Bom, se chegou aqui, deve estar pensando: “onde isso vai parar?”
Não faço ideia do rumo que tomaremos mas, uma coisa eu sei, não vou vender minha moto carburada e sem eletrônica tão cedo… e, se alguém pedir para carregar o celular na USB do carro, vou dizer que não está funcionando…vai que…
Boa sorte para nós!